|
|
|
|
|
Entrevista |
Bibliografia |
Discografia
|
Áudio
|
Imagens
|
Vídeos |
Multimédia |
Programa Rádio |
Programa Televisão |
Outros |
Dados de compositor |
|
É doutorado em Música e Musicologia - Performance (viola de arco), e Mestre em Música – Performance (viola de arco), ambos os títulos obtidos com a mais alta classificação.
Como violetista, Delgado foi o destinatário ou co-destinatário de várias obras para viola solo e música de câmara dos compositores portugueses mais proeminentes, e frequentemente toca a solo ou em música de câmara com diversos solistas nacionais e internacionais, como António Rosado, Carlos Alves, Morgan Szimansky, Filipe Quaresma, Dejan Ivanovic, José Corvelo, Fausto Neves, César Viana, entre outros. Com vários ensembles ou a solo, apresentou-se nas principais salas de concerto portuguesas, bem como no México, China, Irlanda, Andorra, Inglaterra, Espanha, Alemanha, França, República Checa, Luxemburgo, entre outros países europeus. Participou na gravação de vários álbuns, a solo e em música de câmara, que estão presentes em rádios clássicas de todo o mundo. Os seus concertos são frequentemente transmitidos em rádios e TVs nacionais e estrangeiros.
É membro do João Roiz Ensemble e do Síntese – Grupo de Música Contemporânea.
Foi diretor artístico do Centro Belgais para o Estudo das Artes. Foi autor de programas na RTP – Antena 2.
João Delgado é professor convidado na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.
As suas obras são publicadas pela AVA – Edições Musicais.
«um excelente intérprete de viola d´arco», Pedro Boléo, Jornal Público
«João Pedro Delgado tem uma execução excelente», Luzia Rocha, Revista Glosas - MPMP
«uma outra atitude interpretativa e estética […] que parece muito saudável», Pedro Boléo, Jornal Público
Última actualização: 22 de janeiro de 2024
|
Instrumentos: Viola de arco |
|
Biografia
|
Nasceu no Porto, em 1978.
É Doutorado em Música e Musicologia - especialidade de Interpretação (Performance – viola de arco) pela Universidade de Évora, título que obteve com classificação máxima - distinção e louvor. É também Mestre em Música – Performance, Viola de Arco – pela Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, cuja defesa de dissertação obteve igualmente com classificação máxima. Em 2023 obteve Título de Especialista em Formação Musical e Educação Coral, conferido por um consórcio ESML/ ESMAE/ ESART.
Foi dedicatário ou co-dedicatário de obras para viola solo, viola e electrónica ou música de câmara por parte de compositores como Sérgio Azevedo, António Pinho Vargas, João Pedro Oliveira, Eduardo Patriarca, César Viana, Luís Tinoco, Sara Carvalho, Fernando Lapa, Jaime Reis, Pedro Amaral, Carlos Marecos, Tiago Derriça, Cândido Lima, Alexandre Delgado, Anne Vitorino de Almeida, Pedro Faria Gomes, Edward Luiz d´Abreu, Vasco Mendonça, Ana Seara, Hugo Vasco Reis, Carlos Azevedo, Nuno Côrte-Real, Paulo Bastos, Sofia Sousa Rocha, Carlos Guedes ou Christopher Bochmann, entre outros.
Tem tido oportunidade de tocar em concerto solista ou de música de câmara com músicos diversos, tais como António Rosado, Dejan Ivanovic, Carlos Alves, Morgan Szimansky, Filipe Quaresma, João Aboim, Miguel Carvalhinho, Carlos Canhoto, Fausto Neves, Natalia Riabova, José Corvelo, Marina Pacheco, Carisa Marcelino, Catherine Strynckx, entre outros.
Foi director artístico da associação Belgais – Centro para o Estudo das Artes.
Foi autor de programas na Antena 2 da Radiodifusão Portuguesa.
Colaborou com orquestras tais como Orquestra Gulbenkian, Orquestra do Norte, ou Orquestra Metropolitana de Lisboa, entre outras, dirigido por maestros tais como Michael Zilm, Alex Klein, César Viana, Miguel Graça Moura, Ferreira Lobo, Pedro Neves, Jan Wierzba, Ian Mikirtumov ou Christopher Bochmann.
Com diversos agrupamentos de câmara ou a solo, apresentou-se já nas principais salas de espectáculo portuguesas, bem como no México, China, Irlanda, Andorra, Inglaterra, Itália, Alemanha, Espanha, França, República Checa, Luxemburgo e outros países europeus.
Participou na gravação de vários discos (Viola Solo, João Roiz Ensemble, Síntese - Grupo de Música Contemporânea, Quarteto de Cordas São Roque, Viola Solo e Electrónica, etc.) e vários concertos seus foram transmitidos em rádios e televisões do país e estrangeiro.
É membro do João Roiz Ensemble, com o qual assume profissionalmente preenchidas temporadas de música de câmara. É membro do Síntese - Grupo de Música Contemporânea, com o qual se tem apresentado em inúmeros concertos, estreias de compositores portugueses.
Tem realizado diversas publicações de edições críticas de obras históricas, bem como de obras próprias, através da AVA - Musical Editions.
É docente do Conservatório Regional de Castelo Branco, e Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
«um excelente intérprete de viola d´arco», Pedro Boléo, Jornal Público
«João Pedro Delgado tem uma execução excelente», Luzia Rocha, Revista Glosas - MPMP
«uma outra atitude interpretativa e estética […] que parece muito saudável», Pedro Boléo, Jornal Público
Última actualização: 22 de janeiro de 2024 |
|
Repertório Português dos Séculos XX e XXI
|
Repertório Português dos Séculos XX e XXI |
Título |
Compositor |
Categoria musical |
Instrumentação sintética |
Data |
Duração |
Observações |
À Mana |
Almeida, Anne Victorino d' |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2013 |
4' 00" |
Observações |
|
|
Concerto para Viola de Arco, Voz e Ensemble |
Almeida, Anne Victorino d' |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
2015 |
20' 00" |
Observações |
viola de arco, voz e ensemble |
|
|
Sonata para Viola e Piano |
Almeida, António Victorino d' |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1994 |
17' 48" |
Observações |
|
|
Sonata para Viola Solo |
Azevedo, Sérgio |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2014 |
|
Observações |
|
|
Khroma |
Carneyro, Cláudio |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
1954 |
6' 00" |
Observações |
|
|
Khroma |
Carneyro, Cláudio |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1954 |
5' 00" |
Observações |
|
|
Stigmata |
Carrapatoso, Eurico |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
2002 |
8' 00" |
Observações |
Viola e Orquestra de Cordas |
|
|
Stigmata |
Carrapatoso, Eurico |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2002 |
8' 00" |
Observações |
|
|
Capricho para viola solo |
Delgado, João Pedro |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2011 |
7' 00" |
Observações |
|
|
Suite Proust |
Delgado, João Pedro |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2012 |
|
Observações |
|
|
Pequena Verdade onde o Céu se Reflecte |
Durão, Manuel |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2009 |
3' 30" |
Observações |
|
|
Canto Sem Palavras |
Fernandes, Alberto João |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
|
|
Observações |
|
|
Sonatina |
Fernandes, Armando José |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1945 |
12' 00" |
Observações |
|
|
Quatro Peças |
Lima, Cândido |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2010 |
|
Observações |
|
|
Concertino para Violeta e Orquestra |
Lopes-Graça, Fernando |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
1962 |
13' 00" |
Observações |
|
|
Quatro Peças em Suite |
Lopes-Graça, Fernando |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1978 |
10' 15" |
Observações |
|
|
Einspielung III |
Nunes, Emmanuel |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1981 |
22' 00" |
Observações |
|
|
Rust |
Oliveira, João Pedro |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2014 |
8' 00" |
Observações |
|
|
A Propos d'un Son |
Patriarca, Eduardo Luís |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2014 |
15' 40" |
Observações |
|
|
Un Souffle, Le Rêve... |
Patriarca, Eduardo Luís |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2016 |
7' 30" |
Observações |
|
|
Fluxus, Transitional Flow |
Reis, Jaime |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2013 |
9' 30" |
Observações |
|
|
Concerto para Viola e Orquestra |
Santos, Joly Braga |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
1960 |
28' 30" |
Observações |
|
|
Canção |
Santos, Joly Braga |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1971 |
1' 52" |
Observações |
|
|
Acid/!" |
Silva, Igor C. |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2012 |
4' 00" |
Observações |
|
|
Violeta's |
Sousa, José Carlos |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2013 |
10' 00" |
Observações |
|
|
Edzna |
Viana, César |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
|
|
Observações |
|
|
Musica Segreta |
Viana, César |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
|
|
Observações |
|
|
Sermaf |
Viana, César |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
|
|
Observações |
|
|
|
|
Outro repertório |
|
Prémios |
|
Apresentações públicas (selecção) |
|
Documentos
|
|
|
|