Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
com electroacústica sobre suporte
Instrumentação Sintética
1977
13' 00"
Piano, Flauta e Electroacústica sobre Suporte
Piano, Flauta e Electroacústica sobre Suporte
Título do documento Raiz
Data de Composição· 1977
Local de Composição/Estúdio Conservatório Real de Haia - Estúdio de Música Electrónica
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
com electroacústica sobre suporte
Instrumentação Sintética Piano, Flauta e Electroacústica sobre Suporte
Notas Sobre a Obra
A rejeição da "ideia de transcendência no discurso musical" está na origem da composição de Raiz e Requiem pour une Révolution - "Se a primeira é o grito contido, cronometrado, disciplinado de um "português com pés na Holanda e coração no Minho", como ele me confiou, o segundo é já - na forma e no conteúdo - a expressão de um jovem compositor português que, dispondo de sólidos recursos técnicos, quer assumir a sua responsabilidade de repensar, à sua maneira, a paisagem social do seu país" (Augusto Rentes Florêncio - "Uma fábrica de música no centro de Haia", in Diário de Lisboa de 20-4-79).
"Como o título indica, Raiz significa raiz, subsolo, origem; crescimento, protecção, separação; expressão de recordações/sentimentos de infância numa aldeia do Minho. A fita magnética foi composta à base de sons instrumentais (piano, flauta e cowbells) e sons concretos (água, pássaros, madeira) tratados eléctrica e/ou electronicamente. Realizada no Estúdio de Música Electrónica do Conservatório Real de Haia - Holanda, em 1977."
Amílcar Vasques Dias
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
Raiz
Execução
1981/May/28
5ºs Encontros de Música Contemporânea
Fundação Calouste Gulbenkian - Grande Auditório
Lisboa
Portugal
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa:
Carlos Franco (flauta), Jorge Peixinho (piano)
Jorge Peixinho (direcção)