Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética violoncelo e piano
Estreia
Data 2019/Apr/24
Intérpretes
Duo Sigma
Ana Cláudia Assis · piano
Miguel Rocha · violoncelo
Entidade/Evento Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu
Local Teatro Viriato
Localidade Viseu
País Portugal
Notas Sobre a Obra
A Escada de Jacó (em hebraico: Sulam Yaakov סולם יעקב) refere-se à escada mencionada na Bíblia (Génesis 28,11-19), que caracteriza a forma utilizada pelos anjos para subir e descer do céu. Foi imaginada pelo patriarca Jacó num dos seus sonhos, depois de ter fugido da confrontação com o seu irmão Esaú. Jacob teve uma visão durante o sono, de uma escada, cujos pés repousavam sobre a terra, e cujo topo chegava aos céus. Os Anjos subiam e desciam continuamente através dela prometendo-lhe a bênção de uma numerosa e feliz posteridade...”
Nesta obra o violoncelo representa Jacó e o piano a escada e os anjos que ligam a terra ao céu. Do ponto de vista musical, o violoncelo desenvolve materiais de caracter contemplativo, mas também explora diálogos com os anjos ou como se subisse a própria escada até ao céu, materiais desenvolvidos pelo piano.
Esta obra resulta de uma encomenda do Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu, desafiando os compositores a compor uma peça para violoncelo e electrónica ou violoncelo e piano.
Viseu, Março de 2019
José Carlos Sousa
Encomenda
Data 2018
Entidade Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu