Jovem compositor que em abril completou 30 anos, sendo uma das vozes mais ativas no contexto da música contemporânea em Portugal - Pedro Lima está Em Foco no MIC.PT em setembro.
Ler mais
Música de câmara (+ de 8 instrumentos)
com amplificação
Instrumentação Sintética
2007
9' 00"
ensemble (13 instrumentos)
ensemble (13 instrumentos)
Título do documento Cadenzares
Data de Composição· 2007
Observações
Obra escrita para o projecto Quatro Cantos da Casa, criado e produzido para a Escola de Música do Conservatório Nacional pelo compositor. O repertório foi composto por compositores convidados, obras em estreia compostas para esta ocasião – Carlos Gomes, Eurico Carrapatoso, Fernando Lobo, Jorge Machado, Ivan Moody e Paulo Brandão.
Eli Camargo Júnior (direcção); Ana Mendes, Miriam Cardoso e Joana Pereira (flautas); Tiago Menino (clarinete em Sib); Cláudia Varino (clarinete baixo); Raquel Martins (saxofone soprano); Raimundo (saxofone tenor); Francisco Couto (trombone); António Pedro Segundo (percussão); Fábio Boa Vida (guitarra); Eduardo Raon (harpa); Andrea Joy (piano); Mariana Rodrigues Pinto (violino); Ricardo Tapadinhas (contrabaixo)
Entidade/Evento Dias da Música 2007
Local Centro Cultural de Belém
Localidade Lisboa
País Portugal
Notas Sobre a Obra
Cadenzares foi composta para um ensemble pujante, estruturada sobre grandes variações de densidade, a partir do conceito de cadenza – a intervenção individual e virtuosística, utilizada como elemento interruptivo. A sua carga expressiva é impulsionada pelas quebras que os solos vão impondo ao tutti, e junto destas rupturas dramáticas vão os timbres extremos – como é feito, por exemplo, com o trio de flautas, a guitarra acústica amplificada, o trombone ou os efeitos de percussão. Estas componentes dão azo a um ambiente intenso, patético, onde se cruzam sonoridades em blocos soltos, coloridos, e melodias extensas que flutuam sobre fundos movediços.
Eli Camargo Júnior, Post Opus, Quinta do Anjo, Portugal, Maio de 2020