Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
com electroacústica sobre suporte
Instrumentação Sintética
2024
piano, percussão e eletrónica
piano, percussão e eletrónica
Título do documento Communication 16.7 Hertz (Experiment)
Data de Composição· 2024
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
com electroacústica sobre suporte
Instrumentação Sintética piano, percussão e eletrónica
Estreia
Data 2024/Feb/03
Intérpretes
Francisco Cipriano (percussão)
Mrika Sefa (piano)
Entidade/Evento Nada Contra · Duo Francisco Cipriano – Mrika Sefa
Local O’culto da Ajuda
Localidade Lisboa
País Portugal
Notas Sobre a Obra
Communication 16.7 Hertz é uma obra para percussão, piano e electrónica, que se baseia em gravações de campo realizadas na Zurich HB (estação principal de comboios de Zurique).
Durante o processo de escuta e análise dessas gravações de campo, notei que existia uma frequência constante de 16.7 Hertz. Não consegui ouvir essa frequência no local, mas era bem visível através de programas de análise espectral.
Então, observei que em 16 de outubro de 1995, às 12h00, as redes de corrente de tração alemã, austríaca e suíça alteraram a frequência alvo para 16.7 Hertz. Pode dizer-se que as linhas de comboios desses países, comunicam através dessa frequência.
Estava dado o mote para a peça Communication 16.7 Hertz, onde o objetivo não é representar, mas sim mediar sons e correr o risco da subjetividade, propondo figuras sónicas metafóricas para eventos sonoros que coexistem na Zurich HB. Neste peça, a mediação dos sons pode tornar-se, e citando Alvin Lucier desde “Memory Space”, “(…) uma impressão, por vezes surpreendentemente clara, outras vezes perdida numa névoa (…)”.
Tal como uma fotografia, o som é captado a partir de uma realidade existente e é acima de tudo uma experiência íntima de imediatismo.