Compositor, investigador, artista multimédia e docente/ coordenador do curso de Música Eletrónica e Produção Musical da ESART - Rui Dias está Em Foco no MIC.PT no mês de novembro.
Ler mais
Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética Sexteto de Percussão
Estreia
Data 2002/Dec/13
Intérpretes
Drumming Grupo de Percussão (septeto)
Entidade/Evento “Rock Metamorfoses”
Local Teatro Viriato
Localidade Viseu
País Portugal
Notas Sobre a Obra
Construída a partir de Beautiful Day, dos U2, esta peça assume sobretudo a sua característica linha ritmico-harmónica, a qual permanece como elemento de referência ao longo de todo o percurso. Tal como no tema original – marcado por uma sugestiva métrica, onde binário e ternário coexistem constantemente – a presença do ritmo obsessivo do baixo baliza toda a construção.
Os espaços de contraste são em grande parte corporizados pelos timbres mais sustentados do glockenspiel e do vibrafone, criando linhas e texturas de maior abertura. Face ao lado obsessivo dos ritmos com que contracenam, estes espaços funcionam como os lugares da surpresa, da indeterminação, da fantasia, do gesto puro. A peça recorre por diversas vezes a processos de tipo cinematográfico, em jeito de montagem paralela, alternando blocos de escrita contrastada. Aquele que se apresenta, de início, como o mais frágil e episódico, vai passo a passo ganhando peso e consistência; inversamente, o mais sólido vai perdendo terreno, até se inverterem completamente os papéis, no final do processo.
Não há nesta obra qualquer preocupação de paráfrase ou variação sobre o tema. Embora tendo por base algumas das suas características mais salientes, procurou-se para esta peça uma outra saída, com outra lógica. Mantendo no horizonte próximo alguns elementos de sintonia com Beautiful Day, partiu-se, assim, para uma outra construção, absolutamente autónoma, quer se trate de meios, quer de processos, de linguagem ou de ambiente sonoro. Uma tal leitura é, por natureza, transversal, uma vez que Say Beautiful já não é um tema rock, mas também não será uma peça de música contemporânea pura (qualquer que seja o significado que atribuamos a estes rótulos). Ou seja: em espaço de trânsito condicionado, sem nostalgias, nem constrangimentos. Pela positiva. Say Beautiful é dedicada ao Drumming – Grupo de Percussão.
Fernando C. Lapa