Compositor e investigador doutorando na FCSH/ Kunstuniversität Graz/ Fondazionne Archivio Luigi Nono e membro do Concrète [Lab] Ensemble, João Quinteiro está Em Foco no MIC.PT em março.
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A Sonata para Guitarra foi terminada em Dezembro de 2000 em intenção de Eurico Pereira, a quem é dedicada. Divide-se em 4 andamentos. Tal como já na Sonata para Viola, composta na mesma altura, elementos característicos da escrita para o instrumento não foram desprezados em nome de uma vã modernidade. Assim, rasgueados, glissandi, tambura, cordas soltas, e toda a restante panóplia de técnicas que alteram o timbre da guitarra foram utilizados apenas quando os achei necessários. Cada vez me interessa menos utilizar determinado tipo de efeitos sem razões estritamente estruturais ou musicais, unicamente para obter uma sonoridade «vanguardista». Ecos de um folclore imaginário são também evidentes, desde o iberismo da guitarra, que é a sua quintessência, até às técnicas rítmicas e sonoridades características da música balcânica, música que conheço bem e sempre me interessou. Esses elementos da Europa Central derivam em parte da música para o cimbalom, instrumento de cordas tocadas com uma espécie de «garfos» em forma de espátula que possui uma sonoridade entre o cravo e os diferentes tipos de instrumentos de cordas dedilhadas do mundo, incluindo a harpa e a guitarra.
Sérgio Azevedo