01 - Allegro Vivace
02 - Nach Mahler - Quase Scherzo
03 - Pastoral
04 - Festivo
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Orquestra
Instrumentação Sintética Orquestra
Estreia
Data 2004/Nov/05
Intérpretes
Orquestra Gulbenkian
Cesário Costa (direcção)
Local Cine-Teatro de Benavente
Localidade Benavente
País Portugal
Notas Sobre a Obra
A Sinfonietta Semplice foi escrita em celebração do nascimento do Francisco, primeiro filho do meu irmão Mauro, e também o meu primeiro sobrinho. Retomo assim uma característica de épocas mais recuadas, nas quais a arte tinha um propósito não só lúdico, como também ritual e social. A celebração de eventos importantes era acompanhada de música circunstancial que, pelo facto de o ser, não perdia em qualidade. A imagem do compositor romântico afastado do mundo real (uma imagem exacerbada do século XIX em diante), resultou num afastamento quase completo entre os artistas e a sociedade, afastamento que agora se está, gradualmente, a tentar diminuir. Se Janacék não desdenhou compôr a Sinfonietta Militar para uma celebração pública (e política...) em Brno, no ano de 1928, e se Stravinsky não se coibiu de escrever a Circus Polka (com a sua célebre – e distorcida - citação da Marcha Militar de Schubert...) para fazer dançar três elefantes bébés do Circo Barnum, porque desdenharia eu o exemplo de tão grandes mestres? Assim sendo, resolvi escrever uma curta obra orquestral, uma mini-sinfonia, que celebrasse o nascimento do meu sobrinho. Simples e festiva pois, escrita para uma pequena orquestra de câmara, sem clarinetes, trombones ou percussão, e com apenas uma trompete, a Sinfonietta Semplice não é porém nada "simples" para a orquestra, quer pelo uso de ritmos e métricas irregulares, quer pelo extenso uso do contraponto e pela trabalho solístico, características que irão decerto dar algum trabalho aos músicos. Ainda seguindo o exemplo de Stravinsky, porque não citar no segundo andamento um tema pastoral retirado da 9ª Sinfonia de Mahler, e no último andamento, o mais extrovertido e alegre dos três, dois momentos clássicos, um em Dó maior, o outro – modulante - retirado de uma obra cuja tonalidade básica é também Dó Maior (tonalidade da alegria)? Meia dúzia de compassos retirados da Sinfonia nº 97 de Haydn e da Sinfonia nº 9 de Beethoven. Descubram onde estão...; a obra é dedicada ao maestro Cesário Costa, um bom amigo e um excelente músico, que neste concerto dirigirá a sua estreia absoluta.
Sérgio Azevedo
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
Sinfonietta Semplice
Estreia
2004/Nov/05
Cine-Teatro de Benavente
Benavente
Portugal
Orquestra Gulbenkian
Cesário Costa (direcção)
Observações
Sinfonietta Semplice
Execução
2007/Jan/26
Auditório do Colégio Marista de Carcavelos
Carcavelos
Portugal
Orquestra Metropolitana De Lisboa
Cesário Costa (direcção)