Cita no 5º andamento um acompanhamento de A História do Soldado de Stravinsky e no 12º andamento um excerto do tema do último andamento do Octeto de Mendelssohnn e ainda um excerto da abertura de A Noiva Vendida de Smetana. O tema das variações do 11º andamento foi retirado do "Lamento", da 1ª Suite para Violoncelo de Benjamin Britten. A peça pode ser tocada total ou parcialmente, desde que se mantenham os andamentos 1 e 12 (e no seu lugar respectivo, ou seja, como princípio e fim), e se toquem pelo menos três andamentos (rápido-lento-rápido), exceptuando desta regra, como é evidente, o, ou os andamentos podem ser tocados em extra-programa.
Nível de Dificuldade: Muito Difícil
Andamentos / Partes
01 - Entrada
02 - Romanza
03 - Valsa
04 - Presto
05 - Arioso
06 - Marcha I
07 - Marcha II
08 - Cantilena
09 - Gavota
10 - Ostinato
11 - Passacalha (5 Metamorfoses sobre um tema de Britten)
12 - Ritmico - Burlesca (Presto)
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética Violoncelo e Contrabaixo
Estreia
Data 2005/May/20
Intérpretes
Duo Contracello:
Miguel Rocha (violoncelo), Adriano Aguiar (contrabaixo)
Local Teatro Lethes
Localidade Faro
País Portugal
Notas Sobre a Obra
O Divertimento Concertante foi composto para o Duo Contracello, que já há alguns anos me vinha pedindo que escrevesse algo para eles. Escrevi-o durante as férias do Verão de 2004, numa altura em que estudava por puro prazer algumas serenatas e divertimentos de Mozart. Como o título que escolhi revela, ao carácter lúdico do divertimento juntei o aspecto concertante, ao exigir dos intérpretes um certo grau de virtuosidade e uma prática constante da música de câmara, características que assentam como uma luva ao Miguel Rocha e ao Adriano Aguiar. Formalmente, a obra é uma grande suite, ou "partita", em doze andamentos, de meia hora de duração, tendo o último duas secções contrastantes, a primeira tocada unicamente em pizzicato, e a segunda em arco. O "Arioso" do 5º andamento é acompanhado por uma figura obstinada retirada de A História do Soldado, de Stravinsky, tocada precisamente pelo contrabaixo. Na segunda secção do último andamento (tocada em arco) cito elementos do Octeto de Mendelssohnn e de A Noiva Vendida de Smetana, numa paródia que se quer bem humorada. Quanto às variações do penúltimo andamento, usam um tema de Britten, um "Lamento" retirado da 1ª Suite para Violoncelo. Como curiosidade, esta obra pode ser tocada na íntegra ou em parte, formando os intérpretes suites ao seu gosto, ou de acordo com as exigências do concerto.
Sérgio Azevedo
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
Divertimento Concertante
Estreia
2005/May/20
Teatro Lethes
Faro
Portugal
Duo Contracello:
Miguel Rocha (violoncelo), Adriano Aguiar (contrabaixo)