Compositor e intérprete, com raizes e influências estendidas entre a cultura alentejana, o Alto Minho e a música de José Afonso - Amílcar Vasques-Dias está Em Foco no MIC.PT em janeiro.
Ler mais
Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética Quinteto de sopros
Estreia
Data 2008/Feb/16
Intérpretes
Quinteto Diaphonia:
Natália Monteiro (flauta), David Costa (oboé), Iva Barbosa (clarinete), Tiago Paraíso (fagote), Thomas Gomes (trompa)
Entidade/Evento Miso Music Portugal / Instituto Franco-Português
Local Instituto Franco-Português
Localidade Lisboa
País Portugal
Notas Sobre a Obra
“O Quinteto para instrumentos de sopro, uma obra de 1998, com revisões em 2000 e 2003, deriva de um quarteto de clarinetes escrito em 1992/1993 enquanto ainda estudante de composição no Conservatório de Música do Porto.
O Preludio inicial é em forma de variações, e dois curtíssimos motivos, um mais rítmico outro mais melódico, mas ambos limitados a dois compassos, são livremente e ininterruptamente variados durante todo o andamento, O Lamento é um fugetto muito livre, numa ambiência harmónica de quartas e quintas perfeitas sobrepostas. O Humoresque é uma forma ternária em que a secção intermédia, contrastante, é uma valsa satirizada apresentada pela trompa, sendo a reexposição feita em forma retrógrada livre no acompanhamento. Por último o Finale é igualmente uma forma ternária, mas com dois temas, ambos bastante vivos e rítmicos, em que a secção intermédia contrastante utiliza o mesmo material temático da “valsa” do 3° andamento, e igualmente na trompa, embora desta vez evocando o ambiente harmónico do 2° andamento. A reexposição é muito curta, quase em jeito de coda, e apenas uma parte do 1° tema é claramente repetida, ao passo que o 2° tema, quando aparece no fagote, vê-se “esmagado” pela sobreposição de quatro outros temas de andamentos anteriores, funcionando esta secção final como um sumário de toda a obra, que concluiu em triplo fortíssimo e a indicação stridente, brutale para todos os músicos.”
Luís Carvalho
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
Quinteto
Estreia
2008/Feb/16
Miso Music Portugal / Instituto Franco-Português
Instituto Franco-Português
Lisboa
Portugal
Quinteto Diaphonia:
Natália Monteiro (flauta), David Costa (oboé), Iva Barbosa (clarinete), Tiago Paraíso (fagote), Thomas Gomes (trompa)