Compositor e intérprete, com raizes e influências estendidas entre a cultura alentejana, o Alto Minho e a música de José Afonso - Amílcar Vasques-Dias está Em Foco no MIC.PT em janeiro.
Ler mais
Categoria Musical Música de câmara (+ de 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética Ensemble
Estreia
Data 2013/Feb/16
Intérpretes
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa
Luís Carvalho, direcção
Local Auditório da Escola Superior de Música de Lisboa
Localidade Lisboa
País Portugal
Notas Sobre a Obra
Meditation after JP resulta de um desafio lançado pela percussionista Fátima Pinto (a quem a peça é dedicada), de escrever uma obra para ensemble, partindo de excertos de Jorge Peixinho. A formação seria a do GMCL [Grupo de Música Contemporânea de Lisboa], a saber, flauta/ clarinete/ harpa/ piano/ percussão/ violino/ viola/ violoncelo/ voz (mezzo-soprano), e cada um dos elementos do grupo escolheria um excerto que considerasse significativo para o seu instrumento, de entre as várias obras de Peixinho que o grupo tem tocado nas últimas décadas.
Partindo desta insólita amálgama, a minha opção foi mista: no início da obra sobreponho e contraponho os diversos excertos escolhidos pelos instrumentistas, que, ademais, não têm qualquer relação entre si, sendo aliás provenientes de diferentes obras de Jorge peixinho. Numa segunda secção (mais longa), submeto os diversos elementos motívicos contidos nessas “amostras” a um extenso processo de variação livre, retirando as minhas próprias “conclusões” musicais.
Assim, a obra é exatamente o que o próprio nome sugere, uma meditação, já que efectivamente me debruço e “medito” sobre características muito particulares da obra de Jorge Peixinho, que estão presentes, declarada ou subtilmente, nos excertos propostos, mas destilando-as na minha própria linguagem estética.
Luís Carvalho
Jan./2013
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
Meditation after JP
Estreia
2013/Feb/16
Auditório da Escola Superior de Música de Lisboa
Lisboa
Portugal
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa
Luís Carvalho, direcção