Título Concerto para Dois Pianos
Autor Teresa Cascudo
Título Concerto para Dois Pianos
Tipo Notas de Programa
Autor Teresa Cascudo
Observações
”Actualmente, a composição portuguesa caracteriza-se pela convivência das mais variadas tendências, as quais estão representadas na obra de compositores pertencentes a sucessivas gerações.../...Sérgio Azevedo é um bom exemplo de algumas das coisas que acabam de ser assinaladas. Aluno dos citados Lopes-Graça, Constança Capdeville e Christopher Bochmann, é actualmente professor na Escola Superior de Música de Lisboa. É um dos compositores mais tocados da nova geração, e a sua obra prolonga-se em diversos tipos de intervenções de carácter divulgativo e literário.../...Os seus interesses incluem uma larga variedade de assuntos, que vão da música tradicional de vários países do Leste europeu ao cinema mudo, da literatura aos labirintos, e da pintura à mitologia grega e à prestidigitação. Em certa medida, e tal como se evidencia no Concerto para Dois Pianos, a sua música reflecte uma boa parte desta multiplicidade de influências e referências, constituindo um complexo universo creativo no qual se distinguem sucessivos pontos de viragem, ao mesmo tempo que contém várias séries de obras cuja coerência poética lhes confere uma unidade evidente. A obra que será interpretada esta noite.../...está dividida em quatro andamentos que contrastam francamente uns com os outros, explorando ambientes sonoros muito diferentes. É representativa de uma das facetas da obra do compositor, que se evidencia especialmente na sua produção posterior a 1998: ao rigoroso trabalho do ponto de vista harmónico, junta-se a busca de novos efeitos sonoros. A peça está repleta de referências e citações, provenientes das origens mais variadas, e reflecte um certo gosto em reproduzir efeitos mecânicos, assim como uma ironia pessoal, que também se pode encontrar noutras obras de sua autoria. Deve, no entanto, assinalar-se o seguinte: a surpreendente riqueza, técnica e poética, que se evidencia do seu extenso catálogo, faz com que seja bastante redutor considerar este concerto como estritamente “representativo” do seu estilo como compositor.”
Teresa Cascudo (tradução do original em castelhano)
Acesso