Intérpretes da Gravação Ângela Silva (voz), Paulo Guerreiro (trompa), Franscisco Sassetti (piano)
Observações
Bela Aurora (melodia tradicional açoriana)
Harmonização da melodia com o mesmo título, originária da Ilha de S. Miguel. A melodia, de carácter melancólico, é reproduzida pelo Soprano practicamente sem alterações, enquanto a Trompa assume um papel complementar apresentando material que funciona em contraponto com a Voz. Em cada uma das 3 estrofes é usada uma harmonização diferente da melodia: a 1ª estrofe é escrita em tom menor diatónico; a 2ª estrofe também é em tom menor mas com elementos cromáticos – é a versão mais densa das 3 harmonizações (é também a única onde a melodia sofre pequenas alterações por forma a realçar o lamento descrito no texto); a 3ª estrofe, escrita no relativo maior com alguns cromatismos (que começam por criar ambiguidades por comparação com as 2 harmonizações anteriores), é a mais luminosa das 3.
Na curta introdução que precede a entrada do Soprano, a Trompa expõe um tema baseado na inversão da melodia, enquanto que o acompanhamento do piano prenuncia já o tipo de harmonização que irá aparecer depois da entrada da Voz.