se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui- if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos - apologies for cross-posting
Joly Braga Santos em foco no mic.pt no mês de Maio
Joly Braga Santos nasceu a 14 de Maio de 1924 e faleceu a 18 de Julho de 1988. Por ocasião do 90º aniversário sobre o seu nascimento e que celebramos este ano, a secção Em Foco do MIC.PT é dedicada em Maio a este compositor, maestro e crítico, figura ímpar no que respeita à música portuguesa do século XX, que deixou uma catálogo de cerca de 110 obras, entre as quais se destaca a sua música orquestral. “Com Joly Braga Santos, temos um caso de continuidade pouco comum na história da música portuguesa: houve uma verdadeira passagem de testemunho entre professor, [Luís de Freitas Branco], e discípulo”, diz Alexandre Delgado nas páginas do seu livro A Sinfonia em Portugal.
Tendo escrito as sua primeiras quatro Sinfonias apenas entre os 22 e 26 anos da idade, Joly Braga Santos criou um idioma próprio, com um intuito universalista, absorvendo as influências do folclore português, da música renascentista, assim como várias características da linguagem da vanguarda europeia do século XX. Mesmo que a sua obra apresente parentescos estilísticos com, por exemplo, Ralph Vaughan Williams, Jean Sibelius, Benjamin Britten, Dimitri Shostakovich ou Serguei Prokofiev a sua música nunca chegou a ser reconhecida internacionalmente ao invés da de outros compositores de similares correntes estéticas. Para este facto contribui, por um lado, “a falta de edições das suas partituras e o difícil acesso ao espólio do compositor”, e por outro a escassez de investigação no que diz respeito ao seu percurso, tanto ao nível da linguagem musical como relativamente aos condicionalismos sociopolíticos do tempo em que viveu e trabalhou e da influência destes nas suas escolhas artísticas.
Por ocasião do 90º aniversário do nascimento de Joly Braga Santos, a necessidade de uma maior conhecimento e reconhecimento da sua obra torna-se cada vez mais pertinente, e quer o Em Foco de Maio do MIC.PT constituir um incentivo para o entendimento pleno da música deste sinfonista português.
actividades dos compositores editados pelo mic.pt
ESTREIA DE JOÃO PEDRO OLIVEIRA EM OSLo
Variations on Ases Tod (2014), obra para órgão de João Pedro Oliveira, compositor editado pelo MIC.PT, que em Março foi distinguida com o segundo lugar do Concurso Internacional Edvard Grieg para Compositores, será estreada na 15ª edição do Oslo Griegfestival. No dia 11 de Maio, a obra do compositor português será interpretada pelo organista Ole Andreas Fevang, no concerto intitulado Variações para órgão solo sobre um tema de Grieg, cujo programa incluirá as peças distinguidas no Concurso.
OBRA DE ÂNGELA DA PONTE NO BEASTiary
A obra Diáspora (2014) de Ângela da Ponte, compositora editada pelo MIC.PT, será difundida pelo sistema sonoro BEAST (Birmingham ElectroAcoustic Sound Theatre) no âmbito dos concertos BEASTiary, que terão lugar no dia 3 de Maio na Universidade de Birmingham. Actualmente Ângela da Ponte é investigadora nesta Universidade onde está a fazer um doutoramento sob a orientação de Jonty Harrison e Michael Zev Gordon, com a tese Ensaios Sobre Cantos - a portfolio of compositions, que assenta na procura da influência da cultura açoriana na sua música e na criação de novas peças electroacústicas e mistas.
MÚSICA DE MIGUEl AZGUIME, SARA CARVALHO E PAULO FERREIRA-LOPES EM BERLIM
As peças Three Short Pieces from The Darkness Book de Paulo Ferreira-Lopes, The moon lost her name de Sara Carvalho e Soit Seul Sûr de Son de Miguel Azguime, compositores editados pelo MIC.PT, fazem parte do projecto As Coisas und andere Dinge, que será apresentado no dia 21 de Maio no AckerStadtPalast em Berlim. Este espectáculo é dedicado ao 40º aniversário do 25 de Abril, numa altura em que este sistema esta a ser desafiado pela crise na União Europeia. Este concerto combina música portuguesa por intérpretes de Lisboa e Berlim, assim como o teatro sonoro As Coisas a partir do conto homónimo de José Saramago.
OBRA DE JOÃO MADUREIRA NOS DIAS DA MÚSICA
A obra para piano Estudos Literários - Retratos (2011-13) de João Madureira, compositor editado pelo MIC.PT, será apresentada em concerto pela pianista Ana Telles no seu recital a solo, a 3 de Maio no contexto dos Dias da Música. O Festival que decorre anualmente no Centro Cultural de Belém, este ano irá ter lugar entre os dias 2 e 4 de Maio sob o tema Mudam-se os tempos, oferecendo mais de 60 concertos em que, num ambiente informal, será possível ouvir todo o tipo de música inspirada na grande História, nos grandes Pontos de Viragem e nas grandes Revoluções.
MÚSICA DE ISABEL SOVERAL E ÂNGELA LOPES EM CANTANHEDE
As obras Nuno e os Monstros (2008) de Isabel Soveral e A Menina dos Olhos de Chuva (2008) de Ângela Lopes, ambas compositoras editadas pelo MIC.PT, irão ser apresentadas na Biblioteca Municipal de Cantanhede em dois espectáculos no dia 15 de Maio. Estas obras fazem parte dos Contos Contados Com Som, projecto para crianças e adultos da Miso Music Portugal, onde é possível ouvir duplamente uma história, ouvir o sentido da palavra com a ajuda do som, pondo a imaginação a voar com a música até conseguir "ver" com os ouvidos.
OBRA DE SOFIA SOUSA ROCHA EM CIUDAD REAl
A obra Elos (2006) de Sofia Sousa Rocha, compositora editada pelo MIC.PT, integra a programação do I Congreso Europeo del Saxofón Eurosax 2014, a decorrer no Conservatório Marcos Redondo em Ciudad Real, Espanha, de 1 a 4 de Maio. A obra, para dois saxofones, será interpretada pelo Osmoses Duo, constituído por António Luís Ribeiro e Fernando Ferreira, no dia 3 de Maio num programa que inclui ainda obras de Karlheinz Stockhausen e Georges Aperghis. Este congresso, que assinala os 200 anos do nascimento de Adolphe Sax é organizado pelo Associação Espanhola de Saxofonistas.
JOÃO PEDRO OLIVEIRA NO SUIGÉNERISLAB
João Pedro Oliveira, compositor editado pelo MIC.PT, é artista convidado do SuigénerisLab 2014 em Mérida, México, um programa académico de criação destinado a jovens compositores, cujo objectivo é a divulgação do seu trabalho e no âmbito do qual os jovens participantes irão desenvolver os seus projectos de composição, sob a orientação de autores de reconhecido mérito. Este curso para jovens compositores é co-organizado com o 1º Festival de Música Electroacústica em Mérida (Setembro de 2014) onde João Pedro Oliveira também será compositor convidado.
RUI PENHA EM CONVERSA COM MIGUEL AZGUIME
A 3 de Maio Miguel Azguime e Rui Penha, compositores editados pelo MIC.PT, vão participar na 2ª sessão do ciclo Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos, que vai ter lugar no café e livraria Gato Vadio no Porto. Durante este encontro Rui Penha, que falou sobre a sua música no primeiro evento do ciclo a 29 de Março, vai moderar uma conversa sobre a obra, as ideias e a estética de Miguel Azguime. Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos é uma série de encontros mensais organizados pelo Atelier de Composição no Porto que procura apresentar "quem são, como pensam a música, em que se inspiram para escrever" os compositores portugueses da actualidade.
pedro rebelo no brasil
Desde Janeiro, Pedro Rebelo, compositor editado pelo MIC.PT, é professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, assim como curador e coordenador do projecto Som da Maré, que tem como objetivo articular a relação entre o som e a vida quotidiana de habitantes no Complexo da Maré no Rio de Janeiro. Neste contexto Pedro Rebelo conduz também um curso de pós-graduação na Escola de Belas Artes da UFRJ sob a temática Estratégias Participativas nas Artes Sonoras, assim como organiza workshops no Museu da Maré. Os resultados do trabalho em curso desenvolvido no âmbito do projecto serão apresentados em forma de exposições no Museu da Maré e EAV Parque Lage que abrirão ao público nos dias 16 e 17 de Maio.
NOVAS PARTITURAS NO MIC.PT
O MIC.PT disponibiliza a partir do mês de Maio várias novas partituras de dois compositores: Christopher Bochmann e Helder Gonçalves. Estas cinco novas partituras, para diversas formações instrumentais, juntam-se assim ao extenso Catálogo de Partituras do MIC.PT, disponível online para consulta, que inclui presentemente 831 obras de 49 compositores portugueses.



 
música hoje na antena 2
10 de Maio
A música de Constança Capdeville
Em Maio, a primeira emissão de Música Hoje é dedicada a Constança Capdeville, compositora, pianista, percussionista, e grande impulsionadora do meio musical português, que influenciou tanto os compositores como os intérpretes da nova música, a quem transmitia as suas ideias do teatro-música. Constança Capdeville deixou-nos há mais que 20 anos; mesmo assim o seu legado continua à espera de uma reflexão musicológica e interpretativa profunda e urgente, que possa contribuir para o conhecimento da obra desta compositora que ocupa uma posição de destaque no universo da música portuguesa.

24 de Maio
A música de Filipe Pires
Durante a segunda emissão de Maio de Música Hoje iremos visitar a música de Filipe Pires, por ocasião do 80º aniversário deste compositor, professor, musicógrafo e pianista, que reivindicou a liberdade de utilização de uma variedade de estilos, desde os seus primeiros amores impressionistas, neoclássicos e atonais até à música electroacústica e formas abertas, sendo um dos pioneiros destas duas abordagens no meio musical português.

Antena 2, à 1h00 da madrugada
novas partituras mic.pt
quintas abertas
1 de Maio - 21h30
Miso Music Portugal
Em conversa com Carlos Caires: música de Carlos Caires e Luciano Berio.
Venha participar neste espaço único de encontro, num ambiente descontraído, onde nos reunimos para ouvir música e conversar sobre liberdade, criatividade, inovação, resistência e arte.

novos cd NO mic.pt
antónio pinho vargas, Outro Fim
intérpretes: Sónia Alcobaça (soprano), Luís Rodrigues (barítono), Mário João Alves (tenor), Madalena Boléo (mezzo-soprano) e Larissa Savchenko (mezzo-soprano) Elementos da Orquestra Sinfónica Portuguesa, dir. Cesário Costa

Libreto de José Maria Vieira Mendes
Edição: Culturgest
Miguel Azguime, a laugh to cry
intérpretes: Miguel Azguime (recitante), Frances M. Lynch (soprano), Nicholas Isherwood (baixo baritono), Marina Pacheco (soprano), Ágata Mandillo (recitante), Petter Sundkvist (maestro), Norrbotten NEO Ensemble

Libreto de Miguel Azguime
Edição: Polish Composer's Union, Warsaw Autumn e POLMIC
estreias recentes
Nuno Figueiredo
Memorandum for understanding
4 de Abril, Auditório Joaquim d’Almeida, Montijo
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa
Adriano Martinolli d’Arci, direcção
Daniel Moreira
Cinco Poemas da Água
4 de Abril, Auditório Joaquim d’Almeida, Montijo
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa
Adriano Martinolli d’Arci, direcção
Nuno Peixoto de Pinho
Conciliabulu
4 de Abril, Auditório Joaquim d’Almeida, Montijo
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa
Adriano Martinolli d’Arci, direcção
RESIDÊNCIA DE MIGUEL AZGUIME EM GRENOBLE
No contexto da European Art Science and Technology Network, ao longo deste ano Miguel Azguime, compositor editado pelo MIC.PT, realiza uma residência artística no estúdio ACROE (Association pour la Création et la Recherche sur les Outils d'Expression) do Institut National Polytechnique de Grenoble. No âmbito desta residência, cujo primeiro periodo de investigação e composição se inicia no próximo dia 5 de Maio, Miguel Azguime escreverá uma nova obra usando a síntese por modelos físicos como paradigma para a mesma e utilizando para isso a linguagem informática “Cordis-Anima/Genesis”.
DEFESA DE DOUTORAMENTO DE TIAGO CUTILEIRO
O compositor Tiago Cutileiro, editado pelo MIC.PT, irá no próximo dia 5 de Maio defender em prova pública a sua tese de doutoramento com o título Opera and Non-Narrative Music. A defesa, que irá decorrer no auditório do Colégio Mateus de Aranda, Departamento de Música da Universidade de Évora, será antecedida da apresentação de excertos da ópera composta por Tiago Cutileiro para a sua tese, com a interpretação de alunos da Licenciatura em Música da Universidade de Évora.
actualidade
faleceu ÁLVARO GARCÍA DE ZÚÑIGA
Álvaro García de Zúñiga, escritor, poeta, músico, dramaturgo, encenador, e colaborador do Espaço Crítica para a Nova Música, faleceu na quarta-feira passada, aos 56 anos. Radicado em Portugal desde os anos 1990, nasceu em Montevideo em 1958, tendo vivido a sua juventude entre o Uruguai e a Argentina, onde iniciou a formação musical em violino e composição. Da música e das experiências no teatro musical transitou para o teatro e daí para outras escritas, deixando uma obra prolífica. "Álvaro García de Zúñiga, menino querido, teve uma infância protegida. Muito cedo mostrou uma tendência especial para produzir e reproduzir parcialmente todo o tipo de coisas…" ("AGZ por si próprio" disponível em blablalab.net). Depois de estudar em Buenos Aires prosseguiu estudos em Londres, passou por Madrid, Paris e Colónia e fixou-se em Lisboa, onde se dedicou sobretudo à escrita. Em Portugal, assinou a autoria dos espectáculos como Teatro impossível, O Teatro é Puro Cinema, Conferência de imprensa, e o mais recente programa de leitura e discussão da obra Dom Quixote de la Mancha de Cervantes, no São Luiz Teatro Municipal em Lisboa, do qual foi colaborador regular. Trabalhou com nomes importantes da música, do teatro e das artes visuais, de entre os quais podemos destacar Paula e Miguel Azguime, Pedro Moreira, William Nadylam, Leopold von Verschuer, Robert Cantarella, Fernando Mora Ramos, João Louro ou Miguel Palma, entre outros.
Para Álvaro García de Zúñiga, “a língua (e as línguas) são a matéria prima do trabalho.(...) Uma língua sem nacionalidade específica que se diverte a cruzar-se com outras línguas e a inverter as convenções linguísticas”, como lemos na biografia na página oficial da associação blablalab, que o autor fundou em 1996 com Teresa Albuquerque. "(…) Alvaro García de Zúñiga vê a luz no dia 10 de Maio de 1975, (…). As razões pelas quais não abriu os olhos antes são desconhecidas até ao dia de hoje, pois ele nunca as revelou, (…). É depois desse período sombrio de cegueira voluntária que ele começa a sua actividade de poeta-filósofo com traços característicos que tornaram desde o primeiro momento o seu estilo incontornável." ("AGZ por si próprio" disponível em blablalab.net)
PEÇAS FRESCAS 2014
Nos dias 2 e 3 de Maio no São Luiz Teatro Municipal em Lisboa vai decorrer mais uma edição do festival Peças Frescas, cujo objectivo é a apresentação pública das estreias absolutas de obras dos alunos de Composição da Escola Superior de Música de Lisboa. Criado em 2002 por Luís Tinoco e dirigido desde 2011 por Sérgio Azevedo, o projecto Peças Frescas é um "laboratório" que permite aos alunos de Composição da ESML experimentar o resultado das suas criações musicais. O ciclo Peças Frescas veio possibilitar a experiência de tocar e ter a música tocada em concertos públicos num palco de referência da cidade de Lisboa. Ao envolver os alunos de Composição, Instrumento, Canto e Direcção da ESML, esta iniciativa permite também que se estabeleçam diálogos entre aqueles que inventam a música, os compositores, e aqueles que a dão a conhecer ao público, os intérpretes, interacção essencial para uma formação artística que se pretende dinâmica e completa.

Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música PT MIC.PT EN IAMIC Facebook Desactivar Subscrição