se não conseguir visualizar esta newsletter >> clique aqui · if you can't see this newsletter >> click here
pedimos desculpa por envios múltiplos · apologies for cross-posting
Actividades dos Compositores e Compositoras Editadas pelo MIC.PT

A obra You Should Be Blind to Watch TV (2013) para ensemble e electrónica de Igor C. Silva, está incluída no programa de concerto do Nemø Ensemble, que irá decorrer a 18 de Outubro na sala de concerto MIRY (Ghent, Bélgica). Dois dias antes (16 de Outubro), o percussionista Wim Pelgrims, que pertence a este colectivo dedicado à interpretação da música experimental da actualidade, irá dar um recital no contexto da série Smog (Bruxelas), e cujo programa inclui a peça Gin#122 para kalimba e electrónica deste compositor editado pelo MIC.PT. Adicionalmente, este mês, no dia 19, a sua peça Your Trash (2016) para percussão, electrónica e vídeo será apresentada por Gian Marco Medda em Berlim (Musikbrauerei); e no início de Outubro (dias 3, 4 e 6) o Múltiplensemble irá dar concertos em Seia, Lisboa e Vigo, com a obra de Igor C. Silva Static on My Fingers (2017) para improvisadores, electrónica e vídeo, no programa.

A obra Other side... (2017) para acordeão de Daniel Davis, distinguida no ano passado com o 1.º Prémio na 3.ª edição do Concurso de Composição Acordeão organizado pela Associação Folefest, será estreada a 31 de Outubro no Auditório Carlos Paredes em Lisboa. Outra obra deste compositor editado pelo MIC.PT, Stone Skipping para orquestra, composta no âmbito do programa da London Philharmonic Orchestra, LPO – Young Composers, foi gravada no passado dia 12 de Setembro, juntamente com as peças dos outros e das outras participantes deste programa em 2019/20. Esta gravação teve lugar no contexto do concerto (Debut Sounds) agendado para o passado dia 6 de Julho, mas cancelado por causa da pandemia Covid-19. Como revela Daniel Davis: «Stone Skipping é inspirada nas tonalidades de uma série de obras de câmara de Beethoven, assim como nos ataques fortes que caracterizam a sua 3.ª Sinfonia».

Sangue Inverso – Quartzo (2020) é a nova obra para flauta, clarinete, piano e violino de Jaime Reis, dedicada a Beethoven e estreada no passado dia 11 de Setembro no contexto do projecto da Musicamera Produções, Beethoven – e a sua época – Bomtempo, e que este mês será novamente apresentada no Teatro das Figuras em Faro (dia 8) e no Centro Cultural de Cascais (dia 31). Adicionalmente, no início de Outubro, no dia 3, no âmbito do Festival Echoes Around Me III (Viena, Áustria) irá decorrer a estreia absoluta da nova obra electroacústica deste compositor editado pelo MIC.PT, intitulada Magistri Mei – Bruckner. Este concerto será uma apresentação do projecto de investigação Embodied Gestures de Enrique Tomás e Thomas Gorbach.

Em Setembro João Pedro Oliveira ganhou o Grand Prize (Grande Prémio) na categoria Contrabaixo e Electrónica da edição de 2020 do Concurso de Composição ISB/ David Walter (International Society of Bassists; EUA), pela obra Bass on Fire (2020) para contrabaixo, electrónica e vídeo. Em Outubro, no dia 17, a obra electroacústica La Mer Émeraude (2018) deste compositor editado pelo MIC.PT, será apresentada no Festival Contemporanea Agorà (Itália) no concerto dos premiados do Concurso Città di Udine. Adicionalmente, a sua peça Rust (2014) para viola e electrónica, está incluída no programa do Splice Festival IV (University of Georgia; EUA), que irá decorrer entre os dias 22 e 24 de Outubro.

Com a obra Ministério do Caos Manuel Brásio ganhou o 2.º Prémio e o Prémio do Público do 13.º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim, cujo concerto final pelo Drumming – Grupo de Percussão decorreu a 21 de Setembro no Cine-Teatro Garrett (42.º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim). O júri do Concurso – Luís Tinoco, Sara Carvalho e Jesús Rueda –, decidiu atribuir o 1.º Prémio a Lucas Rei Ramos pela obra As Estruturas de Solaris. Este mês, Manuel Brásio (compositor editado pelo MIC.PT) participará nas apresentações da peça Quem fala assim, um projecto multidisciplinar que une dois compositores (José Tiago Baptista e Manuel Brásio) num espetáculo sobre o potencial sonoro e artístico da gaguez – Aveiro (dia 16), Lisboa (dia 17) e Porto (dia 23).

Isto não é um filme (2020), concerto para orquestra e electrónica, é uma nova obra de Daniel Moreira, compositor editado pelo MIC.PT, cuja estreia absoluta irá decorrer no próximo dia 2 de Outubro na Casa da Música no Porto. Este espectáculo que integra as celebrações do 20.º aniversário da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, na interpretação da mesma sob a direcção do maestro Baldur Brönnimann e com a Worten Digitópia responsável pela realização da parte da electrónica, inclui também a Sinfonia n.º 5 de Ludwig van Beethoven. A nova obra de Daniel Moreira, «para orquestra reduzida e espaçada dadas as restrições "covidianas" em curso» (como revelou ao MIC.PT o próprio compositor), dá voz a vários solistas criando assim diálogos entre os mesmos e a orquestra.

No fim do mês de Outubro o São Luiz Teatro Municipal em Lisboa organiza um Retrato · Miguel Azguime em dois espectáculos, para assinalar o 60.º aniversário que este compositor editado pelo MIC.PT celebra em 2020. No dia 22 terá lugar um concerto monográfico dedicado à música de Miguel Azguime, na interpretação do Sond'Ar-te Electric Ensemble (Sílvia Cancela [flauta]; Nuno Pinto [clarinete]; Vítor Vieira [violino]; Filipe Quaresma [violoncelo], Elsa Silva [piano] e Paula Azguime [desenho sonoro]), sob a direcção de Pedro Neves e com a participação especial de Camila Mandillo (soprano), João Dias (percussão), Miguel Azguime (recitante) e Andre Bartetzki (electrónica). O programa deste concerto inclui seis obras do compositor: Ícone I (1992), Trabalho Poético I: árvore (2016), Conver(say)tions (2011), De Part et d'Autre (2011), Intermezzo da ópera A Laugh to Cry (2013) e Mestre Gato ou o Gato de Botas (A PT) (2009). No âmbito deste evento irá decorrer também o lançamento de duas novas edições discográficas pela Miso Records, com a música de Miguel Azguime: Utopia com as obras (ThS)inking Survival Kit (2010) e ConCordas (2016); e A Laugh to Cry (gravação da ópera realizada no Festival Outuno de Varsóvia, em 2013). O Retrato · Miguel Azguime · 60 Anos no São Luiz continuará no dia 23 de Outubro com a apresentação da ópera Itinerário do Sal (2006) pelo Miso Ensemble (Miguel Azguime [composição, texto e performance] e Paula Azguime [encenação, desenho de som, electrónica em tempo real e vídeo]). Adicionalmente, no mês passado o >> Canal YouTube de Miguel Azguime, foi actualizado com três novas gravações em formato Score Follower: >> Son a ta demeure (2014-15) na interpretação de Nuno Pinto (clarinete) e Elsa Silva (piano); >> No Oculto Profuso (2009) na interpretação de Nuno Pinto (clarinete); >> O Centro do Excêntrico do Centro do Mundo (2000-02) na interpretação do Singcircle, Gregory Rose (direcção), Perseu Mandillo, Ágata Mandillo e Maria Sacramento Monteiro (recitantes).
Música Contemporânea Portuguesa para Guitarra

Música Contemporânea Portuguesa para Guitarra é o projecto de José Teixeira e Luís Miguel Leite, no âmbito do qual estes dois guitarristas irão lançar uma nova edição discográfica com a música de vários compositores editados pelo MIC.PT – António Pinho Vargas, Fernando C. Lapa, Hugo Vasco Reis, José Mesquita Lopes, Paulo Ferreira-Lopes, Tiago Cutileiro e Vítor Rua; e ainda de Carlos Gutkin, Ricardo Barceló, Sérgio Azevedo e Victor Castro. Com este projeto os músicos procuram valorizar a música contemporânea portuguesa para guitarra clássica através da sua efectiva comunicação com o público, bem como no contexto da procura de novas técnicas instrumentais, com vista à inovação, decorrentes do diálogo entre compositores e intérpretes. A captação áudio e a mistura da música do novo CD ficou ao encargo de Hugo Vasco Reis, enquanto que a masterização foi realizada por António Manuel Pinheiro da Silva. Este projecto discográfico conta com a parceria e o apoio da Antena 2, Rádio Vizela (programa Filarmonia), do Município de Fafe e do Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa – MIC.PT. O concerto de lançamento do CD, Música Contemporânea Portuguesa para Guitarra, na interpretação de José Teixeira e Luís Miguel Leite, está agendado para o dia 10 de Outubro no Teatro Cinema de Fafe.
Música de compositoras e compositores portugueses pelo Múltiplensemble

O Múltiplensemble – Rafael Yebra (saxofone) e Pedro González (violino) – realizará nos próximos dias 3 e 4 de Outubro no âmbito do Festival DME na Casa Municipal da Cultura de Seia e no Lisboa Incomum, respectivamente, dois espectáculos dedicados à música de compositores portugueses e galegos, contando com peças de uma compositora e de dois compositores editados pelo MIC.PT: Ângela Lopes (A liberdade, sim, a liberdade! · estreia da versão para saxofones alto e soprano, com electrónica; peça escrita originalmente para saxofones alto e soprano, com poema de Fernando Pessoa), Cândido Lima (Regalo II – um Natal de Janeiro e It Only Takes Two Minutes To... – semi-estreias; Interlúdio – estreia absoluta) e Igor C. Silva (Static on my Fingers). Este programa, que será também apresentado no dia 6 em Vigo (Espanha), inclui ainda obras de Pedro González, Ramón Otero e Dimitris Andrikopoulos.
Novidades MIC​.​PT
Novas Partituras Editadas pelo MIC.PT

A edição de partituras pelo MIC.PT tem como alvo a distribuição de partituras de obras de compositores/ compositoras, residentes em Portugal, fomentando a sua escolha por parte de músicos, programadores e o seu estudo no meio académico. Presentemente, o >> catálogo de partituras editadas pelo MIC.PT inlcui 1060 obras de 66 compositoras e compositores da actualidade, residentes em Portugal.

Novas partituras editadas pelo MIC.PT:
Christopher Bochmann (CB0127)
Quatro poemas/ Four Poems (2017) · versão para soprano e piano
Manuel Brásio (MBra0003)
My Never Meeting Dream (2012) · clarinete baixo e vibrafone
Pedro Rebelo (PR0012)
Ambos (2019) · saxofone e violoncelo
3.º Encontro on-line · Perspectivas da Música Portuguesa – Cooperação em Rede

O 3.º Encontro on-line · Perspectivas da Música Portuguesa · Cooperação em Rede realizar-se-á no próximo dia 6 de Outubro, no seguimento do 1.º e do 2.º, que tiveram lugar, respectivamente, no passado mês de Maio e no início de Setembro e que reuniram 40 participantes – incluindo representantes de 27 Entidades do meio da música de invenção e pesquisa em Portugal e ainda os membros do Conselho Científico do MIC.PT. No contexto destes Encontros organizados pelo Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa – MIC.PT instituiu-se uma rede informal, cujos participantes debatem soluções que permitam melhorar a medio e longo prazo a situação da música de invenção e pesquisa em Portugal e, consequentemente, dos seus compositores e compositoras. Neste sentido, os/ as participantes do 3.º Encontro continuarão a discussão sobre as várias questões ligadas à área temática da «Formação».
Todas as Entidades da área da música de invenção e pesquisa em Portugal, que queiram integrar esta rede informal e participar nos Encontros organizados pelo MIC.PT, podem comunicar o seu interesse através do e-mail: mic[at]mic.pt.
 
MÚSICA HOJE NA ANTENA 2
consola, som, luzes
2, 16 e 30 de Outubro
à 1h00 da madrugada

Na 1.ª Pessoa · Miguel Azguime

Música Hoje regressa ao ciclo Na 1.ª Pessoa, com entrevistas a compositores e compositoras da actualidade em Portugal. Nestes três programas Pedro Boléo entrevista Miguel Azguime, compositor que completou este ano o seu 60.º aniversário. A entrevista surge no mês em que se realiza um concerto monográfico com obras de Miguel Azguime no São Luiz, em Lisboa, a 22 de Outubro, antecipando uma série de estreias de novas obras suas em Portugal e no estrangeiro. Na primeira parte desta grande entrevista, conversamos sobre os primeiros passos na composição de Miguel Azguime, e da criação, com Paula Azguime, do Miso Ensemble, um marco na música contemporânea portuguesa dos anos 80 e 90. Ocasião não só para escutar alguma da sua música, mas também compreender o que levou Miguel Azguime a uma dedicação a tempo inteiro à composição e à música de invenção e pesquisa.
Na segunda parte desta entrevista do ciclo Na 1.ª Pessoa, Miguel Azguime fala-nos da evolução da sua composição até aos dias de hoje, da sua relação com os intérpretes, das suas experiências e influências, de problemas relacionados com a escuta musical e de como a composição se tornou o centro da sua criação artística. Para compreender melhor a sua visão da música, do acto de compor e a sua defesa de uma arte significativa para o tempo presente.
Na terceira parte Miguel Azguime falar-nos-á dos seus projectos que combinam a música, a poesia e a dramaturgia, desde as primeiras experiências nos anos 90 até aos grandes marcos da sua produção mais actual, Itinerário do Sal, (ThS)inking Survival Kit ou o seu projecto de Nova Op-Era de 2013, A Laugh to Cry. Aqui se falará da ligação íntima da música e da poesia, das possibilidades em aberto do teatro musical contemporâneo e de outros aspectos da sua visão da arte e da sociedade actual, em que a criação artística tem, segundo Miguel Azguime, um papel central.
Novos Livros no MIC​.​PT
Clotidle Rosa · In Memoriam 1930-2017

«Uma viagem profunda pela vida da harpista e compositora, onde o leitor depara com os vários momentos e fases mais importantes do seu percurso, através de registos fotográficos, depoimentos e outros documentos.»


Edição: AvA Musical Editions
GMCL 50 · Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (1970-2020)

Uma edição evocativa da actividade cinquentenária e ininterrupta do GMCL – Grupo de Música Contemporânea de Lisboa.





Edição: AvA Musical Editions
estreias recentes
Fábio Cachão
Nunca fomos tão novos como agora · 1 Ep       >> ver obra
Sara Ross
Margarida                                                            >> ver obra
Tiago Videira
Não Sei Quantas Almas Tenho                           >> ver obra
3 e 4 / 09, OperaFest Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga
Carla Simões (soprano); Mariana Sousa (mezzo-soprano); Diogo Oliveira (barítono); Ensemble MPMP; Rita Castro Blanco (direcção)
Ludwig sonate
4 / 09, Aveiro_Síntese 2020, Teatro Aveirense
ars ad hoc · Leonel Andrade (viola), Pedro Vaz (violoncelo), João Casimiro Almeida (piano)
Prazer
5 / 09, OperaFest Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga
Afonso de Portugal (compositor e electrónica), Iguana Garcia (electro-pop), Royal Bermuda (Luso-tropicalismo), Lieben (acid house techno/ electrónica), Ana Seara (compositora e electrónica), Catarina Molder (soprano), Manuel Brás da Costa (contratenor), Rui Baeta (barítono)
Trio para trompa e electrónica                            >> ver obra
Bernardo Lima
DataBone                                                            >> ver obra
Uníssono                                                             >> ver obra
Hugo Xavier Almeida
Étude pour Flexion                                             >> ver obra
João Carlos Pinto
Estudo                                                                >> ver obra
João Carlos Pinto
Pontos                                                                >> ver obra
Realities                                                             >> ver obra
6 / 09, Nova Música para Novos Músicos, Aveiro_Síntese
Nuno Aroso (direcção); Nádia Carvalho (informática musical); José Gabriel Leão (flauta e teclado MIDI); Miguel Oliveira (clarinete); João Soeiro (clarinete); Pedro Rodrigues (trompa); Miguel Carrondo (trompete); André Santos (trombone); Ricardo Mano (piano e teclado MIDI); Inês Nascimento Gonçalves (violino); Eva Grancho (viola); Carolina Correia (violoncelo); Maria Martins (contrabaixo); Rafael Aguiar (contrabaixo)
Sangue Inverso – Quartzo
11 / 09, Fórum Luísa Todi, Setúbal
Taíssa Poliakova (piano), Luís Pacheco Cunha (violino), Katharine Rawdon (flauta), Paulo Gaspar (clarinete)
de outras estrelas
13 / 09, Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco
GMCL – Grupo de Música Contemporânea de Lisboa; Joan Pagés (direcção musical)
Lucas Rei Ramos
As estruturas de Solaris                                      >> ver obra
Spiralling                                                             >> ver obra
Ministério do Caos                                              >> ver obra
20 / 09, 42.º FIMPV, Cine-Teatro Garrett, Póvoa de Varzim
Drumming – Grupo de Percussão; Miquel Bernat (direcção musical)
Nuno da Rocha
Diptych
25 / 09, Duke’s Hall, Royal Academy of Music, Londres
Sainsbury Royal Academy Soloists; Clio Gould (direcção musical)
Jorge Ramos
Point of Departure
26 / 09, Festival Jovens Músicos, Fundação Gulbenkian
Orquestra Gulbenkian; José Eduardo Gomes Maestro (direcção)
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música MIC.PT EN MISOMUSIC.COM MIC.PT Twitter IAMIC Facebook