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             José Carlos Sousa Em Foco no MIC.PT em Maio  
			  
			
              
                
					  	
					     
                  Em Maio a secção  Em Foco no MIC.PT é dedicada a  José Carlos Sousa, compositor e professor, para assinalar o seu 50.º aniversário.
					   José Carlos Sousa estudou Composição e Música Electrónica com  Evgueni Zoudilkine,  João Pedro Oliveira e  Isabel Soveral, tendo frequentado seminários orientados por Jorge Antunes, Alain Sève,  Tomás Henriques, Flo Menezes, François Bayle e  Emmanuel Nunes. É conjuntamente com Paula Sobral organizador e director artístico do Concurso e Festival Internacional de Guitarra Clássica de Sernancelhe. Desde 2008 que organiza e é director artístico do  Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu. Várias das suas obras resultam da encomenda de instituições nacionais e internacionais e a sua música tem sido tocada em vários festivais nacionais e internacionais na Europa e América. Uma das suas obras mais recentes,  As 7 Trombetas e a Nova Jerusalém (2021-2022), que resulta de uma encomenda conjunta da  Miso Music Portugal e do  Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu, foi estreada no passado mês de Abril pela Orquestra Filarmónica Portuguesa sob a direcção de Osvaldo Ferreira. Actualmente  José Carlos Sousa é professor de Composição no Conservatório Regional de Música de Viseu «Dr. José de Azevedo Perdigão», exercendo também o cargo de director pedagógico desta escola.
					  
					  
					  
					  
					 
  			  
 
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			  Actividade · Compositoras e Compositores Editados pelo MIC.PT 
			  
			  
			  
			  
			  
            
              
                
            
                  
			  No dia 18 de Maio no Conservatório de Música de Paredes, terá lugar um concerto com a participação de vários jovens pianistas do Conservatório da classe da professora Enóe Ferrão, que interpretarão obras de  Ângela Lopes (compositora editada pelo MIC.PT) e de  Cândido Lima (compositor editado pelo MIC.PT). O concerto será antecedido por uma breve palestra realizada pela compositora e pelo compositor. Também em Maio, no dia 27 no Teatro Aveirense, terá lugar a estreia da peça  Mahâr_two minutes para flauta e electrónica de  Ângela Lopes, no contexto do concerto  NMpNM – Nova Música para Novos Músicos integrado na programação da bienal de música electroacústica  Aveiro_Síntese 2022, organizado pela Associação  Arte no Tempo. «Para mim, ‘criar’ na música e na arte, em geral, é sinónimo de invenção. Seja na música experimental e de pesquisa pura, seja na música formal, a arte é sempre invenção onde a ‘tentativa e erro’ e a procura de novos caminhos vive lado a lado com o conhecimento. Será, apenas, uma questão de pesos na procura e invenção (ou inovação!) de novas harmonias, de novas cores, de novos timbres...» – disse  Ângela Lopes na  Entrevista publicada no MIC.PT em Março de 2022. 
  
		         
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                Suite Pentolítica (2021) para sete instrumentos (flauta, clarinete, violino, viola, violoncelo, piano e percussão) é a nova obra de  António Chagas Rosa, compositor editado pelo MIC.PT, que será estreada pelo  Sond'Ar-te Electric Ensemble sob a direcção de  Pedro Carneiro no próximo dia 22 de Maio na Casa da Música no Porto. «O título consiste num neologismo que aos meus ouvidos tem algum humor, fazendo referência a um conjunto de cinco (penta) monólitos (do grego: pedras únicas), pois a peça tem cinco andamentos. Embora não se trate de música intencionalmente descritiva, estes cinco breves andamentos surgiram na minha imaginação como uma memória dos muitos conjuntos de monólitos que encontramos no Alentejo em abundância, e que desde miúdo muito me impressionaram. Mais do que as pedras em si, o que me intriga são os rituais que as puseram lá e aos quais nós nunca assistimos. Por isso decidi criar um ritual sonoro diferente para cada monólito...» – revela  António Chagas Rosa na nota de programa sobre a nova obra (encomenda do  Sond'Ar-te Electric Ensemble). Esta obra será interpretada novamente pelo  Sond'Ar-te Electric Ensemble, no dia 23 de Maio no O'culto da Ajuda em Lisboa.  
                  
 
				   
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                Em Maio, nos dias 27 e 28, no O'culto da Ajuda em Lisboa e no Teatro da Rainha nas Caldas da Rainha,  Bruno Gabirro (compositor editado pelo MIC.PT) e Rui Silva (percussionista) voltarão a apresentar em concerto o projecto  Aduf&lectrónica, no contexto do qual têm vindo a realizar o trabalho sobre o adufe com electrónica em tempo real, na forma de música escrita e improvisada. « Aduf&lectrónica procura trazer o adufe para a tradição da música erudita» – dizem  Bruno Gabirro e Rui Silva; e continuam: «apesar de fazer parte do nosso imaginário colectivo, mesmo fora das regiões de onde é autóctone, o adufe ficou circunscrito, salvo uma ou outra situação excepcional, à música de tradição popular. Se essa condição acabou por lhe conferir uma aura mítica, tem-lhe retirado também verdadeiras possibilidades de desenvolvimento e expansão enquanto instrumento em si. Propomos assim um projecto que engloba a escrita e execução de novas peças e um trabalho de experimentação e pesquisa. Dado o carácter inédito, investigativo e de  work-in-progress do projecto, o trabalho tem sido desenvolvido desde 2019.»
                   
		         
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                Duas obras de  Cândido Lima, compositor editado pelo MIC.PT, serão apresentadas no contexto do bienal de música electroacústica  Aveiro_Síntese 2022, organizado pela Associação  Arte no Tempo (19 a 29 de Maio, Teatro Aveirense). A primeira,  Lendas de Neptuno (1987) para electrónica sobre suporte fixo (2 canais), está incluída no programa do concerto  À volta de Varèse que terá lugar no dia 20 de Maio e que foi concebido por Pedro Bento, investigador nas áreas da Organologia e da Acústica Musical. A estreia absoluta da segunda obra de  Cândido Lima,  CADENZA-MONODIA-quando se abrir o sol (2021-2022) para viola e electrónica, será interpretada no  Aveiro_Síntese 2022 por Ana Margarida Lamelas (viola) e  Luís Antunes Pena (electrónica) no dia 28 de Maio. Adicionalmente, no dia 29 no Lisboa Incomum,  Cândido Lima irá dar uma conferência  A Voz e o Som. Xenakis, 29 de Maio 1922 – 29 de Maio de 2022, à qual se seguirá um concerto de música acusmática, cujo programa incluirá duas obras:  BOHOR (1962) de Iannis Xenakis e  A-MÈR-ES (1978-1979) de  Cândido Lima.  
                  
 
				   
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                   A ópera multimédia de  Igor C. Silva –  Follow (2021) para uma cantora/  performer, ensemble e electrónica –, será apresentada no próximo dia 21 de Maio no contexto do Festival  Dag in de Branding (Haia, Países Baixos). Com o libreto de Aaron Landsman, esta obra foi composta para a  performer Stephanie Pan e para o Ensemble Klang, sendo uma encomendada do Gaudeamus e da associação  Miso Music Portugal.  Follow é uma  one-woman opera que explora a linguagem evasiva da verdade... Como revelam os seus criadores: «As notícias espalham-se rapidamente: aceleram, tornam-se virais, até a impossibilidade de as controlar. Passamos e seguimos as notícias, tentando reflectir como elas se relacionam connosco. Como nos sentimos quando procuramos uma verdade, quando a encontramos e depois perdemos, perdidos neste próprio processo? Em  Follow as vozes, os sons e a luz dançam em volta num espectáculo vertiginoso que envolve o público em ondas.» Adicionalmente em Maio, a peça de  Igor C. Silva (compositor editado pelo MIC.PT),  Drive_! (2013) para vibrafone, multipercussão e electrónica, será interpretada por Johathan Silva no próximo dia 22 no Teatro Aveirense, no contexto da bienal de música electroacústica  Aveiro_Síntese 2022, organizada pela Associação  Arte no Tempo. 
                  
		          
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                    Nos próximos dias 22 e 23 de Maio, na Casa da Música no Porto e no O'culto da Ajuda em Lisboa, o  Sond'Ar-te Electric Ensemble dirigido por  Pedro Carneiro dará um concerto-retrato dedicado à música de  Isabel Soveral. Neste contexto serão apresentadas cinco obras desta compositora editada pelo MIC.PT, escritas desde os anos 80 do século XX até hoje; são elas:  Fragmentos I (1984) para piano,  Fragmentos I,  II e  III (2019) para violoncelo e piano,  Mémoires d'Automne – Tableau I (1999) para marimba,  Le Navigateur du Soleil Incandescent – Quatrième Lettre (2010) para grupo instrumental e electrónica, e a estreia absoluta de  Salsugem – 2.º quadro (2021) para soprano e grupo instrumental, encomenda da  Miso Music Portugal. No âmbito deste programa decorrerá também a estreia mundial da obra  Suite Pentolítica (2021) para sete instrumentos de  António Chagas Rosa (compositor editado pelo MIC.PT) – uma encomenda do  Sond'Ar-te. Além disso, no dia 15 de Maio no Auditório Municipal de Ferrol (Espanha), no contexto da VII Mostra Musical organizada pelo Eixo Atlântico, terá lugar uma homenagem a  Isabel Soveral. «A música é o lugar onde sei quem sou, onde encontro o sentido da minha existência e, com ele, o sossego» – disse  Isabel Soveral na  Entrevista dada ao MIC.PT em Abril de 2021.      
			    
 
				   
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                Durante o mês de Maio, a música de  Hugo Vasco Reis, compositor editado pelo MIC.PT, será apresentada na Finlândia, na Suíça e em Portugal. A obra  Labyrinth of Stillness (2021), para cravo, harpa e kannel, será interpretada pelo Ensemble Una Corda, no dia 15 de Maio, no contexto do  Nordic Historical Keyboard Festival (Kuopio, Finlândia). No mesmo dia, a estreia absoluta de  Som Manifesto (2022), para guitarra portuguesa, objectos, electrónica e altifalantes em movimento, será interpretada pelo próprio compositor, no Toni Areal – Konzertsaal 2 (Zurique, Suíça). Também em Zurique (Toni Areal – Konzertsaal 1) no próximo dia 21,  Hugo Vasco Reis irá interpretar e difundir a obra acusmática  Polyphonic Mass (2021). Por fim, no dia 29 de Maio na Igreja do Loreto em Lisboa, o coro Nova Era Vocal Ensemble sob a direcção do maestro João Barros, irá estrear a obra de  Hugo Vasco Reis Sleeping Landscapes (2020), que consta no mais recente CD do compositor intitulado  Voices and Landscapes.    
                  
		         
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Em Maio  Jaime Reis, compositor editado pelo MIC.PT, irá realizar duas conferências no Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse de Paris em França: no dia 9 uma apresentação intitulada  Short overview in parametric loudspeakers array technology and its implications in spatialisation in electronic music; e no dia 10 uma conferência dedicada ao tema  Exploring polyphony in spatial patterns in acousmatic music. Adicionalmente, no final do passado mês de Abril, no contexto de uma digressão nos Estados Unidos da América, o Duo Contracello constituído por Miguel Rocha (violoncelo) e Adriano Aguiar (contrabaixo) estreou a obra  noeud.navire. (2020-2021) de  Jaime Reis. «Iniciei, em 2018, uma abordagem à composição que remete para processos autotélicos. O desenvolvimento dos materiais provém de elementos intrínsecos à obra. O nó ( nœud) encarna a essência do percurso, orienta o navio ( navire)» – explica o compositor na nota de programa. 
  
 
				   
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                  Ludi Aeterni (2022) para piano, flauta, cenário (baloiço),  performance e vídeo, utilizando «disguised quotations as childhood memories», é a nova obra de  Patrícia Sucena de Almeida que será estreada pelo Duo  Sond'Ar-te –  Sílvia Cancela (flauta) e  Elsa Silva (piano), a 30 de Maio no O'culto da Ajuda em Lisboa. «Para além de uma relação com as memórias das brincadeiras/ jogos infantis ( Ludi) exploro nesta obra a ideia de as guardar eternamente ( Aeterni), com retornos saudosos que nos conduzem ao imaginário infantil das experiências vivenciadas e às memórias de um passado que se re-vive quer participando e retomando fisicamente ou unicamente sendo um espectador» — revela esta compositora editada pelo MIC.PT na nota de programa. Adicionalmente, um dos projectos co-criados recentemente por  Patrícia Sucena de Almeida, que também é fotógrafa e artista multidisciplinar, e cujo título é  Illusionis, está integrado na exposição  Caiu a Noite – Pescada N.º 5 aberta até ao dia 26 de Junho no Museu Municipal de Coimbra e inserida na Programação Convergente do Anozero 21-22 Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra. Desenvolvido com Ana Paula Inácio, o projecto  Illusionis (fotografia/ texto) foca-se na exploração do limite entre a realidade e a ilusão.
			      
			    
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                  Em Maio duas obras de  Miguel Azguime, compositor editado pelo MIC.PT, serão apresentadas no O'culto da Ajuda em Lisboa. A primeira,  Aliterações de Água (2017) para soprano e electrónica, será interpretada por Camila Mandillo no dia 7, no contexto do concerto durante o qual será apresentada a obra vencedora no 11.º Concurso de Composição do  Sond'Ar-te Electric Ensemble ( Xénolithe de Daniel Arango-Prada), juntamente com obras do júri do concurso que além de  Miguel Azguime também incluiu os compositores, Stefano Gervasoni e Philippe Leroux. Neste concerto o  Sond'Ar-te será dirigido por  Pedro Neves. A segunda peça de  Miguel Azguime,  Par ce chemin de rien (2020) para flauta e piano, será interpretada pelo Duo  Sond'Ar-te –  Sílvia Cancela (flauta) e  Elsa Silva (piano), no dia 30 (Recital Antena 2). Como escreveu  Tiago Schwäbl acerca da estreia desta obra no Festival Música Viva 2021: « Par ce chemin de rien prepara-se na afinação da desafinação; o que parece uma piada abre na verdade a percepção aguda de uma característica base da flauta e um dos seus ângulos cegos: o ângulo de sopro tão variável, aqui conjugado com uma afinação deslocada, uma espécie de scordatura de sopro» ( Espaço Crítica para a Nova Música).  
			     
 
				  
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                  Atrás do Som e da Imagem No fim-de-semana de 14-15 de Maio, no O'culto da Ajuda em Lisboa terão lugar as sessões n.º 3 e n.º 4 do ciclo  Atrás do Som e da Imagem em torno da música/ som no cinema, para dar a conhecer e descobrir vários filmes da cinematografia clássica e experimental, portuguesa e internacional, no sentido de explorar as possíveis interacções entre o som e a imagem e com tempo para «ouver» filmes. No dia 14, a sessão moderada por  Pedro Boléo em torno do som no documentário  Fordlândia Malaise (2019), contará com a a participação da dupla criativa, Susana de Sousa Dias (realizadora) e  António de Sousa Dias (compositor editado pelo MIC.PT). Na última sessão do ciclo  Atrás do Som e da Imagem, no dia 15 de Maio,  Pedro Boléo estará à conversa com o  Miso Ensemble ( Paula Azguime e  Miguel Azguime, compositor editado pelo MIC.PT) em torno da música e som no filme  Uma pedra no bolso (1987) de Joaquim Pinto.
           
			    
                 
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                  A bienal  Aveiro_Síntese 2022, estará de volta no mês de Maio e terá lugar entre os dias 19 e 29 em vários espaços do Teatro Aveirense. Como habitualmente o programa da bienal incluirá instalações, filmes e concertos de música acusmática e mista, com obras de várias compositoras e de vários compositores editados pelo MIC.PT, nomeadamente:  Ângela da Ponte,  Ângela Lopes,  Cândido Lima,  Igor C. Silva ou  João Pedro Oliveira. A bienal  Aveiro_Síntese 2022 é um projecto da Associação  Arte no Tempo, produzido em parceria com o Teatro Aveirense, com o apoio da DGARTES e da Câmara Municipal de Aveiro.
           
			    
                 
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			   RIZOMA · Apresentação 
			  
			  
              
                
					  
					logo · riZoma  
					riZoma · Plataforma de Intervenção e Investigação para a Criação Musical 
					
            
   riZoma é uma rede formada por um conjunto alargado de entidades portuguesas activas ligadas à criação, à educação, à interpretação e à investigação, com larga experiência no contexto da música erudita contemporânea. A Plataforma riZoma foi criada para estabelecer o diálogo e a articulação entre as entidades que a constituem e para falar a uma só voz junto do público e das tutelas, dando protagonismo ao esforço perpetrado por muitos e criando uma força nova que assenta no valor inestimável que a música erudita contemporânea criada em Portugal tem para a identidade cultural do nosso país.
                
					  
					   
             					
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			  RIZOMA · Calendário 
			  
			  
              
                
				 
	  
					logo · riZoma  
					
            
   O  Calendário on-line da riZoma constitui uma fonte indispensável de difusão e de informação do sector da música erudita contemporânea em Portugal, reunindo e revelando todas as actividades organizadas e promovidas por cada uma das entidades da riZoma, afirmando e evidenciando a riqueza deste setor no nosso país.
                 
             					
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			  MÚSICA DE INVENÇÃO E PESQUISA 
					
			  
			  
               
              
                
                  
                     
                   
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        · 13/ 05 · 1h00 · Antena 2 · 
			Na 1.ª Pessoa com Diogo Alvim 
					
            
Um programa do ciclo  Na 1.ª Pessoa, com entrevistas a compositores portugueses da actualidade, revelando vários aspectos do seu universo criativo, com tempo para escuta de música dos próprios criadores. Neste programa transmitimos uma entrevista com  Diogo Alvim, compositor nascido em 1979.  Diogo Alvim compõe música instrumental e electroacústica, por vezes usando electrónica ao vivo. É autor (frequentemente em colaboração com outros artistas) de projectos de arte sonora e também criador de música para a dança e para o teatro e projectos que ligam a música e as imagens em movimento. Interessa-se particularmente pelas relações entre a música e a arquitectura, tendo desenvolvido também investigação científica nesta área.
 
             
			
            
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        · 27/ 05 · 1h00 · Antena 2 · 
			Na 1.ª Pessoa com Filipe Lopes 
					
            
Música de Invenção e Pesquisa transmite na Antena 2 mais uma entrevista com compositores portugueses, integradas no ciclo  Na 1.ª Pessoa. Nesta ocasião,  Pedro Boléo estará à conversa com o compositor  Filipe Lopes, um compositor com fortes afinidades com a música electrónica e com as novas tecnologias. Tem desenvolvido trabalho na área da composição de música electroacústica e instalação multimédia, colaborando ainda no âmbito do cinema, teatro ou vídeo-instalação. Fez parte da equipa de educadores residentes do Serviço Educativo da Casa da Música, onde foi também curador do projecto Digitópia. É doutorado em Media Digitais, pela Universidade do Porto e UT Austin. Uma oportunidade para conhecer melhor o seu percurso e a sua música.
 
             
			
            
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            Novas Partituras no MIC.PT 
            
              
                
                  
                   
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						A edição de partituras pelo MIC.PT tem como alvo a divulgação de partituras de obras de compositores residentes em Portugal, fomentando a sua escolha por parte de músicos e o seu estudo no meio académico. 
                   
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            estreias recentes  
			  
			  
			  
			  
            
              
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                     2, 3 e 7 / 04, Academia de Música de Paços de Brandão, Theatro Circo (Braga), Théâtre des Champs-Elysées (Paris) 
                  Orquestra Filarmónica Portuguesa 
					  Osvaldo Ferreira (maestro) 
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					Dia X de tal de algo que não existe>> ver obra 
                    9 / 04, Auditório da Cerâmica Arganilense, Arganil  
                  Coletivo Breathe! (interpretação): Beatriz Mendes (trombone) e Inês Luzio (eufónio);  Manuel Brásio (música e operação de som), Miguel Branca (texto e encenação), Carín Geada (desenho de luz), João Valentim (operação de luz), Projeto EZ e Coletivo Breathe! (cenografia), Beatriz Prada e Coletivo Breathe! (figurinos), Gracja Zegarowicz (design gráfico), Vasco Mendes (vídeo e fotografia)  
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					 Pedro Santos 
					
                    9 / 04, Igreja Matriz de Apúlia, Esposende 
                  Coro de Pequenos Cantores de Esposende, Coro Ars Vocalis, Carlos Pinto da Costa e Flora Castro (violinos), Eugénia Lima (viola), João Pinto da Costa (violoncelo), André Silva (percussão), Erica Versace (harpa), Diogo Zão (piano), Helena Venda Lima (direcção musical) 
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					 José Martins 
					
                    13 / 04, Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu, Aula Magna, Politécnico de Viseu 
                  Orquestra de Saxofones do Dão Henrique Portovedo (maestro) 
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					 João Carlos Pinto 
					AD HOMINEM (motivational multimedia solo performance)>> ver obra 
                    14 / 04, O'culto da Ajuda, Lisboa 
                  João Carlos Pinto (performer); Diogo Ferreira, Sara Marita, Paulo Amendoeira, Miguel Curado [convidados especiais (discípulos)] 
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					 Daniel Bernardes 
					Ternura Minha · concerto para saxofone, piano e orquestra>> ver obra 
					
					
					Joyful Concerto para saxofone, orquestra de cordas  e percussão>> ver obra 
					
					
                    15 / 04, Cine-Teatro São João em Palmela 
                  João Pedro Silva (saxofone), Daniel Bernardes (piano), Marco Fernandes (percussão), Milla Franco (voz)  Ensemble MPMP,  Jan Wierzba (maestro)  
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					You Erase Yourself>> ver obra 
                    21 / 04, Festival Resis, Fundación Luis Seoane, A Coruña, Espanha 
                  Arxis Ensemble Noè Rodrigo (percussão), Patricia Cadaveira (saxofone) 
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					As 7 Trombetas e a Nova Jerusalém>> ver obra 
					
					La Transfiguration de l’Impossible>> ver obra 
					
					
                    22 / 04, 15.º Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu, Escola Secundária Emídio Navarro 
					24 / 04, Salão Árabe do Palácio da Bolsa, Porto 
                  Orquestra Filarmónica Portuguesa 
					  Osvaldo Ferreira (maestro) 
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                     25, 27 e 30 / 04, University of Tennessee – Knoxville, University of California – Santa Barbara, California State University, Northridge, EUA 
                  Duo Contracello Miguel Rocha (violoncelo) e Adriano Aguiar (contrabaixo) 
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					Canções de Trabalho>> ver obra 
                    30 / 04, Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco 
					1 / 05, Centro Cultural de Belém, Lisboa 
                  Lívia Nestrovski (soprano), Orquestra Filarmónica Portuguesa, Osvaldo Ferreira (maestro) 
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                  No dia 30 de Maio no O'culto da Ajuda em Lisboa, irá decorrer mais um Recital em Directo –  Antena 2, com intérpretes portugueses de excepção a apresentar a música de compositoras e compositores portugueses da actualidade. Desta vez ao palco do O'culto subirá o duo constituído pelas Solistas do  Sond’Ar-te Electric Ensemble –  Sílvia Cancela (flauta) e
 Elsa Silva (piano) –, que interpretará um programa dedicado à música de compositoras e compositores editados pelo MIC.PT. As obras incluídas no programa são:  My shadow walks home with me (2011) de  Sara Carvalho,  Três quadros sobre o fado (2013) de  Rui Penha,  Par ce chemin de rien (2019-20) de  Miguel Azguime e  Ludi Aeterni (2022) de  Patrícia Sucena de Almeida (estreia absoluta).
           
			    
                 
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			 NOVIDADES MIC.PT  
			   
			  
			  
			  
			  
			  
			  
			  
			  
              
                
                  
                  MIC.PT/ MISO MUSIC PORTUGAL · APOIE AS NOSSAS ACTIVIDADES COM 0,5% DO IRS  Sabia que há uma maneira simples de apoiar as actividades do MIC.PT/ Miso Music Portugal? Cada pessoa pode destinar 0,5% do seu IRS a uma instituição sem fins lucrativos! Este valor não tem qualquer custo para o contribuinte, uma vez que é retirado do imposto que entraria nos cofres do Estado. 
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			 MIC.PT/ MISO MUSIC PORTUGAL · DECLARAÇÃO  
			  
			  
			  
			  
              
                
                  
                  Juntando-se às várias e múltiplas vozes já manifestadas pela comunidade internacional musical, o MIC.PT – Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa e a  Miso Music Portugal exprimem a sua solidariedade completa com a Ucrânia, o seu Povo, Artistas, Músicos e Compositores. Condenamos todos os actos de agressão e crueldade que ameaçam a Vida, a Civilização, a Arte e a Cultura. Cultura, Arte e Música são sinónimos de valores como Paz, Liberdade, Criação e Desenvolvimento, localizados no cerne de todas as nossas actividades. Os ataques brutais que presentemente acontecem na Ucrânia constituem a antítese total destes valores. Citando as palavras da Presidente da  Sociedade Internacional de Música Contemporânea (ISCM), Dr. Glenda Keam, esta horrível agressão destabiliza a Paz e destrói a Vida Musical. «Sem a Vida Musical não há Vida Real». Esperamos fervorosamente que, de uma maneira urgente, seja posto fim a esta guerra injusta e sem sentido.
                  
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                  O festival OperaFest Lisboa, em co-produção com o MPMP Património Musical Vivo, lança a 3.ª edição do concurso de ópera contemporânea  Maratona Ópera XXI. Este ano a aposta passa pela divulgação de repertório contemporâneo de pequeno formato e na emergência de novos talentos na encenação de ópera, oriundos do teatro, da dança, do cinema ou da  performance. Serão feitas duas selecções: num primeiro momento, serão escolhidas óperas breves de compositores contemporâneos, escritas nos últimos trinta anos; num segundo momento, serão escolhidos os encenadores concorrentes até aos 35 anos que as irão revisitar num espectáculo público. À melhor encenação será atribuído o Prémio Carlos de Pontes Leça. O concurso  Maratona Ópera XXI pretende dinamizar a vida musical portuguesa para criar a ópera do futuro, aproximando-a do mundo de hoje.
					  
                 
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                   imagem ilustrativa · Pixabay  
                  O Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV) anuncia a décima quinta edição do Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim (CICPV). O CICPV tem como objectivo premiar obras de compositores nascidos depois de 1 de Dezembro de 1985. O agrupamento de música convidado para a edição de 2022 é o AVA Ensemble (dois violinos, viola, violoncelo e soprano) e as obras concorrentes devem utilizar, no mínimo, três instrumentos desta formação, sempre incluindo a voz. As obras a concurso, inéditas e não premiadas em qualquer outro concurso nacional ou internacional, deverão ter uma duração entre oito e quinze minutos. O júri do Concurso será constituído por  Anne Victorino d’Almeida (Presidente),  Nuno Côrte-Real e Daniel Bernardes, sendo que o prazo para entrega das obras termina impreterivelmente no dia 25 de Maio de 2022.
					  
                 
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			  Entrevistas MIC.PT  
			  
              
                
			    
                
                    A partir de Fevereiro no  Canal YouTube do MIC.PT estão disponíveis mais duas Entrevistas do ciclo  Na 1.ª Pessoa, com  Ângela da Ponte e  Filipe Esteves.  
						
					Presentemente o  Canal YouTube do MIC.PT contém vídeos com 16 Novas Entrevistas a compositoras e compositores residentes em Portugal realizadas desde 2019, assim como com oito Entrevistas do Arquivo do MIC.PT realizadas entre 2003 e 2005.   
					Conduzidas por  Pedro Boléo, filmadas no O'culto da Ajuda em Lisboa  e realizadas no contexto do ciclo  Na 1.ª Pessoa das emissões radiofónicas  Música Hoje e  Música de Invenção e Pesquisa produzidas pelo MIC.PT e pela  Miso Music Portugal para a  Antena 2, estas Novas Entrevistas constituem uma (re)visita ao universo criativo dos vários compositores e compositoras editados pelo MIC.PT, dando seguimento às Entrevistas Históricas realizadas pelo MIC.PT há mais que 15 anos e que agora constituem registos únicos da evolução da linguagem de cada um dos artistas entrevistados. 
Para aceder às Entrevistas sigam as ligações em baixo e/ ou visitem o  Canal YouTube do MIC.PT.
				   
                 
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