LAPA Fernando C. (1950)  
Foto
Obras
Entrevista
Bibliografia
Partituras
Discografia
Áudio
Imagens
Vídeos
Multimédia
Programa Rádio
Programa Televisão
Outros
Dados de intérprete
Fernando C. Lapa (Vila Real, 1950) fez os seus estudos musicais no Conservatório de Música do Porto, onde concluiu o Curso Superior de Composição, na classe do prof. Cândido Lima. Nas últimas 3 décadas, criou perto de 300 obras que abrangem quase todos os géneros musicais: concerto, repertório sinfónico e coral-sinfónico, ópera, música de câmara, obras para instrumento solo, bandas sonoras para cinema e teatro.

Algumas das suas obras mais representativas e recentes: Variações sobre o Coro da Primavera,de José Afonso, para piano; o ciclo de canções Estuário, sobre 10 poemas de J. M. Mendes, para soprano e piano; in nomine, quinteto instrumental, para os Solistas do Porto; da primeira liberdade, obra para uma grande massa coral e grande orquestra, sobre poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen, na estreia da Sala Suggia da Casa da Música do Porto; storyboard, para piano a 4 mãos; A lágrima e a estrela (sobre conto de Mia Couto), para narração e ensemble instrumental, estreada no âmbito do projecto Contos Com Música… Música Com Contos promovido pela Academia de Música de Viana do Castelo; Say beautiful, para septeto de percussão, para o Drumming-Grupo de Percussão; No coração do Porto, sobre poema de Vasco Graça Moura, para coro e orquestra, no centenário da Universidade do Porto; um verso para lá do horizonte, abertura sinfónica para orquestra, encomendada por Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura; Estudos sobre a luz, para piano; oito poemas breves de valter hugo mãe, para soprano e ensemble, para o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa; Trindades, para clarinete e vibrafone; quatro versos de olhar suspenso, para flauta e piano, reflexos das paisagens do Douro; o luar da minha terra (sobre excertos de Teixeira de Pascoaes), para coros e orquestra, para a Rota do Românico; como perder-se em tanta claridade (sobre poemas de Marco Lucchesi) para mezzo-soprano e ensemble, encomenda de Síntese Grupo de Música contemporânea; e muitas outras peças, para os mais variados intérpretes e formações.

Algumas das suas obras são interpretadas em centenas de concertos, tanto em Portugal como no estrangeiro (Espanha, França, Alemanha, Itália, Bélgica, Áustria, Polónia, Hungria, Noruega, Finlândia, Macedónia, Eslovénia, Egipto, Índia, Japão, Singapura, México, Brasil, Canadá, EUA). Diversas obras foram gravadas e transmitidas pela RTP, RDP Antena 2 e outras estações de rádio e televisão nacionais e estrangeiras. Tem partituras editadas em Portugal e na Alemanha e dezenas de obras gravadas em CD.

Leccionou em diversas escolas, como professor de ATC, de Composição, Orquestração e outras disciplinas, nomeadamente no Conservatório de Música do Porto e na Escola Superior de Música e das Artes e do Espetáculo do Porto. Ligado desde há muito ao mundo da música coral, dirigiu o Coro Académico da Universidade do Minho durante 16 anos.

Tem participado em inúmeros colóquios e seminários, fazendo palestras em diversas instituições, sendo convidado com regularidade para integrar o júri de diversos prémios e concursos, muitas vezes na qualidade de presidente. Foi colaborador permanente do jornal diário Público, como crítico musical, desde 1994 até 2008. Tem textos publicados em diversos livros, revistas, jornais e rádios.


"Nunca fui uma pessoa de inscrição em clubes, seitas, academias, escolas. Tolerante por natureza (qualidade que é por vezes o meu maior defeito) sempre prezei a minha liberdade e independência, mas nunca fiz disso bandeira ou militância. Consigo conviver com diversas estéticas ou correntes, sem qualquer espécie de filiação ou de fidelidade exclusiva ou sem que necessite de «assinar» a respectiva «ficha de inscrição»".

Fernando C. Lapa no Questionário/Entrevista do MIC.PT
Abril de 2017 . © mic.pt

Veja também: Dossier n.º 14 . Compositores Portugueses dos Séculos XX e XXI . Fernando C. Lapa
Evolute Consultoria Informática