Compositores

Foto
Obras
Entrevista
Bibliografia
Partituras
Discografia
Áudio
Imagens
Vídeos
Multimédia
Programa Rádio
Programa Televisão
Outros
Dados de intérprete
Cláudio Carneyro nasceu num ambiente familiar artístico, sendo seu pai o ilustre pintor portuense António Carneiro. Vocacionado para a música, vai aperfeiçoando o seu talento como violinista e compositor. Estudou, inicialmente, no Conservatório de Música do Porto a partir dos seus 15 anos, para onde voltaria, em 1922, já como professor de Teoria e Solfejo, após ter aperfeiçoado os estudos de violino em Paris com Bilewski e Boucherit. A partir de 1930, firmou a sua ligação ao Conservatório do Porto como professor de composição e em 1956 assumiu a direcção desta instituição. Nunca deixou de trabalhar com professores de reputada mestria, como Charles Widor, em Paris, e, mais tarde, como bolseiro do Instituto para a Alta Cultura, com Paul Dukas, com quem continuou a aperfeiçoar a composição. Gabriel Pierné dirigiu, em Paris, duas temporadas de concertos da Orquestra Colonne com Prelúdio, Coral e Fuga, para orquestra de cordas, vindo reforçar o total domínio de Cláudio Carneyro na sua arte de eleição. Das várias incursões ao estrangeiro, salienta-se o curso frequentado nos Estados Unidos da América, onde conheceu a violinista Katherine Hickel, que viria a ser sua mulher. Dedicado à escrita musical, apresentou no Porto e em Lisboa, em 1929 e 1932, uma programação de concertos inteiramente dedicada às suas obras. Em plena fase de maturidade, Cláudio Carneyro ganhou o Prémio Moreira de Sá, continuando também a compor e a orquestrar para instrumentos de arco, tendo chegado a fundar uma orquestra de cordas no Porto para a qual readaptou um repertório polifónico da autoria de diversos compositores clássicos. A obra de Cláudio Carneyro distingue-se pela sua diversidade estética, assimilando plenamente inúmeras técnicas e expressões contemporâneas. No que respeita a melodias tradicionais portuguesas, o compositor desejou que perdurassem em estilo sinfónico, compondo assim as Portugalesas, datadas de 1949. Este interesse pelo “folclorismo musical” estava, aliás, em consonância com o trabalho de outros autores, influenciados pela recente transcrição de um cancioneiro tradicional por António Joyce. Na mesma altura, colaborou com o Gabinete de Estudos Musicais da Emissora Nacional, ligado ao Emissor do Norte. Cláudio Carneyro foi agraciado, em 1934, com o grau de oficial da Ordem de Santiago de Espada.