Categoria Musical Solo
com electrónica em tempo real
Instrumentação Sintética Marimba e Electrónica em Tempo Real
Estreia
Data 2005/Sep/20
Intérpretes
Pedro Carneiro (marimba)
Local Villa Medici
Localidade Roma
País Itália
Notas Sobre a Obra
Composta entre 2003 e 2006, "Script" é um espelho da minha experiência como "compositeur en recherche" no instituto francês IRCAM.
O som de uma marimba baixo é constantemente transformado, em tempo real, aproximando-se de outros modelos percussivos - tornando-se uma espécie de vibrafone electrónico, ou de conjunto de sinos, ou até mesmo de harpa. A ideia fundamental desta peça é a de que cada som é "composto": nenhum timbre aparece como na sua configuração natural. Os espectros são permanentemente distorcidos.
As transformações do instrumento, em tempo real, e as partes pré-gravadas da polifonia utilizam os mesmos timbres, assim como os mesmos elementos harmónicos e rítmicos.
Formalmente, a última parte - "Post Scriptum" - corresponde à leitura progressiva de uma partitura que contém vários níveis de parêntesis. À medida que o intérprete progride na sua leitura, introduz um novo nível de parêntesis, até ter integrado todos os níveis, completando a totalidade do "sentido" da partitura. Espécie de forma aberta no interior de uma forma fechada.
"Script" é dedicada ao meu filho Mateus.
Pedro Amaral
“Em 1999, eu próprio e Pedro Amaral começámos a discutir as ideias realmente iniciais para a composição de "Script". Na sua forma acabada, a obra é um verdadeiro tour-de-force, exigindo uma técnica sólida, poderosa, assim como uma profunda compreensão do seu percurso musical.
Independentemente da sua duração e complexidade (quase uma hora de música para marimba solo e computador), "Script" é uma obra de extrema clareza e força: gosto de pensar nela como uma espécie de peregrinação, uma estrada que leva a algum lugar, sem dúvida, mas na qual o percurso nos parece de maior importância que o destino final.
A obra envolve um largo (na verdade extremo) leque de expressão, ao mesmo tempo que propõe um tipo de escrita radical para o instrumento. Por isso, não apenas criei um mapa para as posições das baquetas em função das notas (anotando todas as baquetas individuais, para cada nota individual) como desenhei um novo protótipo de baqueta de marimba (desenvolvido em estreita colaboração com a firma Mallatech nos EUA) que permite projectar três diferentes timbres em todos os registros dinâmicos desejados, do mais tranquilo murmúrio à mais violenta força de ornamentos em cascata e de crescendi até ao triplo fortíssimo e mais além.
Creio que "Script" será uma obra capital para o desenvolvimento da marimba no século XXI.” Pedro Carneiro