Compositor e intérprete, com raizes e influências estendidas entre a cultura alentejana, o Alto Minho e a música de José Afonso - Amílcar Vasques-Dias está Em Foco no MIC.PT em janeiro.
Ler mais
Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética 2 Pianos
Estreia
Data 1988/Mar/01
Local Centro de Arte Moderna - Fundação Calouste Gulbenkian
Localidade Lisboa
País Portugal
Notas Sobre a Obra
Fixação momentânea de uma austera paisagem sonora onde se observam acontecimentos musicais associados a uma ou mais estruturas periódicas parcialmente recursivas que constituem uma das teias condutoras da obra, onde a transformação da paisagem resulta do encontro entre os vários acontecimentos e não da sua mutabilidade. Estes foram gerados a partir de um mesmo material base, ou do seu complementar, material esse que serviu também para a geração das estruturas rítmico-periódicas, num ponto não observável por ser exterior ao instante de fixação da paisagem.
Partindo da ideia de recusa de desenvolvimento, de transformação do material, a estrutura formal da obra é constituída por uma hierarquia rítmica/periódica parcialmente recursiva onde os acontecimentos têm apenas uma maneira de ser/acontecer condicionados pelas várias estruturas a que se encontram ligados assim como pela zona de densidade em que se situam.
António de Sousa Dias
Prémios
Designação do Prémio Concurso Nacional para Jovens Compositores Fernando Lopes-Graça
Prémio 1º Prémio ex-aequo
Data 1987
Entidade Conselho Português da Música
País Portugal
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
... para Dois Pianos
Estreia
1988/Mar/01
Centro de Arte Moderna - Fundação Calouste Gulbenkian