Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética Piano e Assobio
Notas Sobre a Obra
Creio que mais importante do que falar da estrutura da minha composição,
será falar de como me surgiu esta ideia: a de compor uma peça para piano e
assobio. Estava nessa data a escrever uma peça para flauta e voz, sentado ao
piano, dando duas notas agudas separadas por meio-tom, e para ter uma ideia
clara na minha cabeça do ataque e desaparecimento do som da flauta, imitava
a flauta com o meu assobio; o que se ouvia era duas notas agudas separadas
por meio-tom sustidas pelo pedal serem tocadas num ritmo irregular lento e
com muitos espaços de ressonância, e o meu assobio mimetizando e às vezes
ampliando a ressonância das cordas do piano – os harmónicos - sem nunca ter
uma preponderância solística; pelo contrário, "escondendo-se"
subliminalmente nessa mesma ressonância harmónica. Comecei imediatamente a
aprofundar, estudar e escutar o "aproveitamento" desse "efeito tímbrico";
inicialmente com uma só nota aguda martelada no piano e a respectiva
"ampliação" da frequência resultante da vibração das cordas do piano, pelo
uso do fade in e fade out do assobio; posteriormente usei diferentes
intervalos no piano, o que causava uma onda provocada pela oscilação
resultante das duas frequências desse mesmo intervalo; outras vezes usava
uma técnica simples, mas que provoca um efeito curioso, de o piano dar uma
nota e o assobio dar a outra meio-tom abaixo.
Vítor Rua