Compositor e investigador doutorando na FCSH/ Kunstuniversität Graz/ Fondazionne Archivio Luigi Nono e membro do Concrète [Lab] Ensemble, João Quinteiro está Em Foco no MIC.PT em março.
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Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
com electroacústica sobre suporte
Instrumentação Sintética
1987
15' 12"
2 Grupos Instrumentais e Electroacústica sobre Suporte
2 Grupos Instrumentais e Electroacústica sobre Suporte
Título do documento Cantica-Cantica
Data de Composição· 1987
Observações
A fita magnética contém a peça Cantica I
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
com electroacústica sobre suporte
Instrumentação Sintética 2 Grupos Instrumentais e Electroacústica sobre Suporte
Estreia
Data 1988/May/05
Intérpretes
Duo Contemporain:
Evert le Mair (percussão)
Entidade/Evento 12ºs Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea
Local IFICT - Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral
Localidade Lisboa
País Portugal
Notas Sobre a Obra
Painel ou teatro de situações musicais que podem sugerir expressões e culturas diversas unidas por elos estruturais, quer no domínio das alturas, do tempo, do ritmo, do timbre, quer dos novos sons instrumentais.
Música pura em que as várias espécies de teatros se percebem nas suas sombras. É o nível 1 dado pela gravação de Cantica I (1988) com a percussão solo, num outro piano, como uma sombra, ainda em gravação.
O nível 2 situa-se na área do silêncio, da rarefacção, da presença física imperceptível. Aqui os instrumentos são em menor número, como contraponto à multiplicidade de aglomerados e situações de nível 1. A visceral memória juvenil de culturas antigas e a posterior aliança com o adquirido, noutras fontes culturais cruzadas, são a fonte de todo o processo técnico e estético desta e de outras obras.
Não recusando as aquisições da tradição musical ocidental, esta surge como uma força oculta. O tempo, o timbre, a orquestração, embora reclamando-se das preocupações recentes do compositor europeu, vai buscar mais longe as suas causas: na formação indirecta das filosofias não europeias, na cultura grega, no canto gregoriano, e mais tarde na vivência rural e africana, na audição de muitos anos das músicas não tonais, portuguesas ou extra-europeias.
Cantica I resultou de uma encomenda da Fundação Calouste Gulbenkian, e foi estreada em 1984, no Festival de Puerto Rico, pelo Duo Contemporain.
Cândido Lima