Música de câmara (+ de 8 instrumentos)
com electrónica em tempo real
Instrumentação Sintética
2006
15' 30"
Ensemble Instrumental e Electrónica em Tempo Real
Ensemble Instrumental e Electrónica em Tempo Real
Título do documento Alentour Allant Même
Data de Composição 2003 · 2006
Dedicatória
para a Paula, e para a minha mãe e o meu pai
Revisão (data) 2006/Nov
Observações à Revisão
Nova instrumentação
Revisão (data) 2008
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Música de câmara (+ de 8 instrumentos)
com electrónica em tempo real
Instrumentação Sintética Ensemble Instrumental e Electrónica em Tempo Real
Estreia
Data 2003/Sep/14
Intérpretes
Ensemble Antipodes:
Markus Niederhauser (clarinete), Marc Kilchenmann (fagote), Olivier Darbellay (trompa), Egidius Streiff (violino), Hyunjong Kang (violino), Mariana Doughty (viola), Alfredo Persichilli (violoncelo), Daniela Giacobbo (contrabaixo)
Entidade/Evento Miso Music Portugal - Festival Música Viva 2003
Local Museu dos Transportes
Localidade Coimbra
País Portugal
Notas Sobre a Obra
Obedecendo às mesmas preocupações presentes na maior parte da minha música, em Alentour Allant Même estamos mais uma vez perante uma "estratégia do som" num respeito pela natureza do material sonoro tido como modelo (simultaneamente acústico e sintético) para a própria composição. A peça constroi-se numa sucessão de harmonias-timbres em constante deriva entre som e ruído, sendo que a deriva entre as harmonias-timbres se faz frequentemente por um processo de erosão interior dos acordes, deixando a nu as zonas extremas do registo, ou seja o hiper agudo e o hiper grave.
Alentour Allant Même foi inicialmente composta em 2003 e a sua primeira versão foi estreada nesse mesmo ano pelo Ensemble Antipodes de Basileia. Em 2006 procedi a uma importante revisão da peça, alterando a instrumentação e escrevendo a parte electrónica. A estreia da versão revista e final teve lugar na Casa da Música, em Novembro de 2006 pela Orchestrutopica sob a direcção de Olivier Cuendet.
Miguel Azguime
"Para Miguel Azguime as questões do som e do timbre estão em evidência na sua obra Alentour Allant Même. São questões presentes desde sempre na sua obra e no seu pensamento musical. A sua música é a expressão de uma mundivisão privada, na qual o compositor é um criador único e insubstituível, cuja condição humana participa de forma irredutível dos destinos do mundo. A criação de objectos sonoros/musicais é um acto eminentemente poético que procura desocultar os "milagres" do som. A sua música é, assim, o resultado de uma estratégia do som, o que implica, desde logo, o respeito pela natureza do material sonoro como objecto. Miguel Azguime aplica um pensamento "electrónico", no sentido em que a forma como entende a manipulação dos sons corresponde já a uma espécie de feed back do processo electrónico. Ou seja, a ideia de síntese sonora é aplicada como uma mathesis universal, quer se trate de música com electrónica ou com instrumentos acústicos".
copyright 2006, OrchestrUtopica
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
Alentour Allant Même
Execução
2006/Nov/25
OrchestrUtopica
Centro Cultural de Belém
Lisboa
Portugal
Orchestrutopica
Olivier Cuendet (direcção)
Observações
+ Radicais + Livres
+ Radicais + Livres
Alentour Allant Même
Estreia da Revisão
2006/Nov/23
OrchestrUtopica
Casa da Música
Porto
Portugal
Orchestrutopica
Olivier Cuendet (direcção)
Observações
+ Radicais + Livres
+ Radicais + Livres
Alentour Allant Même
Execução
2007/Dec/16
Casa da Música - Sala Suggia
Porto
Portugal
Remix Ensemble
Titus Engel (direcção)
Observações
Alentour Allant Même
Estreia
2003/Sep/14
Miso Music Portugal - Festival Música Viva 2003
Museu dos Transportes
Coimbra
Portugal
Ensemble Antipodes:
Markus Niederhauser (clarinete), Marc Kilchenmann (fagote), Olivier Darbellay (trompa), Egidius Streiff (violino), Hyunjong Kang (violino), Mariana Doughty (viola), Alfredo Persichilli (violoncelo), Daniela Giacobbo (contrabaixo)