Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética Piano, Clarinete e Violoncelo
Notas Sobre a Obra
Pouco poderei dizer sobre a peça, que me foi encomendada pelo trio em tempos formado por Olga Prats, Irene Lima e António Saiote. É mais um caso em que uso da liberdade de escolher uma linguagem musical, mas em que também me sinto no direito de mudar de estilo as vezes que me aprouver dentro de uma mesma peça, - embora procurando que as obras assim construídas mantenham intactas a sua unidade e coerência estética.
Na realidade, não mudo de estilo, mas sim de técnica, o que é diferente... E tanto no trio, como no conjunto de todas as obras apresentadas nestes três CD’s, penso que acabará por sobressair a realidade do meu próprio estilo, que é feito de várias técnicas...
Neste trio, se alguma alusão mais directa existe em relação a um compositor que muito admiro (e isso poderá acontecer na pluralidade de situações melódicas que caracteriza algumas partes de carácter mais atonal), esse será Charles Ives, que foi decerto um dos criadores musicais com maior sentido de liberdade de expressão que existiu no séc. XX.
António Victorino d'Almeida