Entidade/Evento 15ºs Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea
Local Reitoria da Universidade de Lisboa - Aula Magna
Localidade Lisboa
País Portugal
Notas Sobre a Obra
"A mais ingrata das apreciacões críticas é, de facto, a que tem por tema um concerto de piano", diz José Blanc de Portugal.
E, de facto, a concepção e escrita de um concerto de piano, no contexto estético, filosófico e sociológico dos finais do século XX, não será também uma atitude ingrata e anacrónica?
Consciente das múltiplas perspectivas e desafios que se me deparavam, do peso das tradições seculares estruturais e técnicas, do posicionamento privilegiado do solista virtuosístico perante a massa da orquestra, após um período de reflexão empenhei-me com entusiasmo na nova experiência compositiva, condicionando-me a um compromiso semântico-estrutural.
O concerto, dedicado à pianista e pedagoga húngara Erzsébet Tusa, que gravou num disco a editar pela SEC grande parte da minha produção pianística, divide-se em 3 andamentos; o 1º e 3º escritos numa linguagem mais tradicional e o 2º com uma apetências mais vanguardista. Uma escala de 10 sons constituída por intervalos de tons e de meios tons, com forte predomínio destes, é utilizada em formações horizontais e em 4 estruturas verticais: sons 1, 5, 8, 9; 1, 5, 8, 9, 3, 4; 1, 5, 8, 9, 3, 4, 6, 7; 2, 10, constutuindo o material básico de toda a obra.
1.º andamento: Introdução - A-"ponte"; A1-"exposição" (improvisação no 2.º violino e violoncelo, com exploração de células rítmicas); B-desenvolvimento; C-cadências do piano; processo retrógado: B, A1, A.
2.º andamento: caracterizado por uma linguagem mais aberta e por uma sintaxe intercomunicativa. Os binómios espaço/tempo, timbre/dinâmica, altura/duração, são explorados por improvisações, movimento e tratamento acústico.
3.º andamento: dominado por uma forte componente de formações rítmicas clássicas, termina com um "cantabile" contrastante no solo de flauta, dueto de flauta e oboé e finalmente o piano apoiado por violas, violoncelos e contrabaixos em solos.
Com excepção das cadências, o piano comparticipa no todo orquestral.
Maria de Lourdes Martins
Encomenda
Data 1989
Entidade Fundação Calouste Gulbenkian - Serviço de Música