Categoria Musical Coro (a cappella)/Conjunto Vocal
Instrumentação Sintética Coro Misto
Estreia
Data 1986/May/07
Intérpretes
Coro Gulbenkian
Fernando Eldoro (direcção)
Entidade/Evento 10ºs Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea
Local Fundação Calouste Gulbenkian - Grande Auditório
Localidade Lisboa
País Portugal
Texto
Autor do Texto Mário de Sá Carneiro
Título do Poema ou Texto Vislumbre
Letra A horas flébeis, outonais -
Por magoados fins de dia -
A minha Alma é água fria
Em ânforas de Oiro... entre cristais...
Notas Sobre a Obra
Os primeiros trabalhos para Vislumbre datam do final de 1981, mas a concepção definitiva da peça, e a redacção da partitura, só tiveram lugar durante os primeiros meses de 1986.
O poema de Mário de Sá-Carneiro que serviu de base a esta obra é o seguinte:
Vislumbre
A horas flébeis, outonais -
Por magoados fins de dia -
A minha Alma é água fria
Em ânforas de Oiro... entre cristais...
1ª Leitura
A horas flébeis, outonais -
Por magoados fins de dia -
A minha alma é (:)
Água fria em ânforas de oiro...
Entre cristais...
2ª Leitura
A grande vivacidade de fonemas e a sua ordenação e repetição:
A | ho | ras | flé | beis, | ou | to | nais - |
Por | ma | go | a | dos | fins | de | di | a - |
A | mi | nha | Al | ma | é | á | gu | a | fri | a |
Em | ân | fo | ras | de | Oi | ro... | en | tre | cris | tais... |
3ª Leitura
A cronologia dos diversos elementos morfológicos:
Substantivos
- horas
- fins
- dia
- alma
- água
- ânforas
- oiro
- cristais
Adjectivos
- flébeis
- outonais
- magoados
- minha
- fria
Um único artigo definido
- a
Um único verbo
- é
Preposições
- a
- por
- de
- em
- entre
4ª Leitura
Agrupamentos das palavras segundo as sílabas cujas "sonoridades vocálicas" são as mesmas e, por negação, segundo as sílabas cujas "sonoridades vocálicas" só aparecem uma única vez.
5ª Leitura
O equivalente da leitura precedente, tomando como eixo os "ataques consonânticos".
6ª Leitura
Redacção "polifónica" de todo o poema, de acordo com as duas leituras precedentes.
Este tipo de visão do poema e a sua fragmentação, através de critérios fonéticos e semânticos, incidiu directamente na estruturação global da obra, e na "modulação" dos diversos graus de compreensão do texto. A peça termina por uma espécie de coral (estritamente simbólico) contendo todo o poema no seu desenrolar original. Todas as relações melodia-harmonia foram, dum modo ou de outro, deduzidas desta última parte, a qual foi a primeira a ter sido composta.
Emmanuel Nunes
Encomenda
Data 1984
Entidade Fundação Calouste Gulbenkian - Serviço de Música