Jovem compositor que em abril completou 30 anos, sendo uma das vozes mais ativas no contexto da música contemporânea em Portugal - Pedro Lima está Em Foco no MIC.PT em setembro.
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Entidade/Evento 5o. Workshop da Orquestra Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses
Local Fundação Calouste Gulbenkian
Localidade Lisboa
País Portugal
Notas Sobre a Obra
Os primeiros esboços que tracei de Glosa (in memoriam) aconteceram em Dezembro de 2004. Recordo que quando a concebi formalmente vivia-se então a quadra natalícia. São momentos em que as famílias se aproximam;os sentimentos ultrapassam as divergências e encontramo-nos mais receptivos. Foi neste ambiente que recebemos, chocados, as imagens cruéis e irónicas de uma devastação impiedosa. O dito tsunami espalhou horror mundo fora.
É lugar-comum ouvir dizer que apenas damos valor ao que temos quando o perdemos... Embora não me tenha lesado directamente, senti a perda.Apercebi-me de tal, quando senti um outro valor por quem estimo.
Na minha primeira concepção de Glosa (in memoriam), havia um grupo instrumental que emergia do todo da orquestra. Este grupo era um octeto, constituído pelas formações mais convencionais de trio com piano (piano, violino e violoncelo) e quinteto de sopros (flauta, oboé, clarinete, trompa e fagote). Por intermédio deste recurso, teríamos secções com o tutti orquestral, um octeto, um quinteto e um trio.
Num dois primeiros dias de Janeiro de 2005, estava sentado à mesa de um café no Bairro Alto. Trabalhava na partitura de Glosa (in memoriam), quando a cidade parou, para prestar homenagem às vítimas desta catástrofe natural. Foi feito um minuto de silêncio.
As minhas emoções levaram-me a ouvir o que este silêncio me dizia, e durante um minuto escrevi um momento que vim a incorporar nesta peça. A ironia do silêncio transformado em som cativou-me. Esta inserção levou-me posteriormente a sentir a necessidade de alterar algumas situações que já havia predefinido. Tendo que conjugar as situações planeadas com o imprevisto, com o acidente, e encontrar forma de o integrar sem perder o sentido discursivo; sem minorar o significado das diferentes ocorrências e simultaneamente regressar ao universo previamente delineado. Desta forma, os parêntesis que surgem tanto no título, como na dedicatória, procuram evidenciar o carácter intrusivo de certos episódios que a vida nos impõe. Uma das consequências mais significativas resultou na modificação do trio, no qual o violino e o violoncelo cederam lugar às percussões. Também o quinteto se metamorfoseou, adquirindo mais efectivos, e por vezes aceitando algumas substituições tímbricas. Essa é a natureza da tarefa dos sobreviventes... readaptar, e readaptar-se... e prosseguir. Tal como no mundo natural, o sistema tende para o equilíbrio... ou outra forma de dizer que “o tempo tudo cura”.
[ka’mi] 2007
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
Glosa (In Memoriam)
Estreia
2007/Jan/25
5o. Workshop da Orquestra Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses