Jovem compositor que em abril completou 30 anos, sendo uma das vozes mais ativas no contexto da música contemporânea em Portugal - Pedro Lima está Em Foco no MIC.PT em setembro.
Ler mais
Título do documento Epígrafe, Epífrase e Epifonema
Data de Composição· 2003/May
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética flauta, oboé, saxofone tenor, violino e piano
Estreia
Data 2004/Mar/10
Intérpretes
Vera Morais (flauta), Filipe Freitas (oboé), Nuno Martins (saxofone tenor), Helena Duarte (violino), Eduardo Regula (piano), Hugo Ribeiro (maestro)
Entidade/Evento Peças Frescas
Local Teatro S. Luiz, Jardim de Inverno
Localidade Lisboa
País Portugal
Notas Sobre a Obra
O carácter metafórico do título procura reflectir relações internas de estrutura e de processos criativos que se encontram no cerne poético da obra. Uma descodificação possível seria: tema, desenvolvimento e conclusão; não obstante, a aliteração do prefixo “epi” desvela uma continuidade e uma unidade das diferentes fases, que também se dá a conhecer na percepção da obra. A índole estática que se oferece à fruição é originada pela lenta transformação dos campos harmónicos - simétricos na sua construção em torno de uma altura ou de um intervalo – coadjuvada por células “melódico-rítmicas” que perpassam a obra, ignorando desenvolvimento significativo. A conclusão é perfilhada por uma obsessiva ferida de acabar sem terminar.
[ka’mi] 2004
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
Epígrafe, Epífrase e Epifonema
Estreia
2004/Mar/10
Peças Frescas
Teatro S. Luiz, Jardim de Inverno
Lisboa
Portugal
Vera Morais (flauta), Filipe Freitas (oboé), Nuno Martins (saxofone tenor), Helena Duarte (violino), Eduardo Regula (piano), Hugo Ribeiro (maestro)