Jovem compositor que em abril completou 30 anos, sendo uma das vozes mais ativas no contexto da música contemporânea em Portugal - Pedro Lima está Em Foco no MIC.PT em setembro.
Ler mais
Para o Atelier de Leitura para Jovens Compositores da Orquestra do Algarve
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Orquestra
Instrumentação Sintética orquestra
Estreia
Data 2008/Jan/12
Intérpretes
Orquestra do Algarve
Josep Caballé-Domenech (direcção)
Entidade/Evento 1º Atelier para Jovens Compositores / Orquestra do Algarve
Local Igreja de Santa Maria
Localidade Lagos
País Portugal
Notas Sobre a Obra
O “Tempo” foi o objecto tomado como tema central em Oito Minutos para Orquestra.
As relações de proporção temporal foram extraídas dos fenómenos decorrentes das proporções temporais existentes no próprio “acontecimento sonoro”, enquanto estruturas micro-temporais.
De certa forma, este pensamento é fortemente influenciado pelos modelos propostos por G. Grisey, H. Dufourt ou T. Murail, que durante os anos 70 surgiram no panorama musical, recorrendo a uma forma de pensar a música de acordo com o espectro sonoro- corrente que viria a ser denominada “espectral”. Simultaneamente, alguns dos princípios geradores da obra já se encontravam teorizados por K. Stockhausen, no célebre artigo “... wie die Zeit vergeht...” [trad: ... como o tempo passa...].
As relações temporais em Oito Minutos para Orquestra, têm origem primeiramente no confronto entre duas camadas distintas de eventos sonoros, que a determinados intervalos de tempo se encontram (claramente vincados pela função de instrumentos como os metais, percussão, fagotes e contrabaixos), apenas para depois se voltarem a opor.
Estas duas camadas são particularmente contrastantes, no que se refere à cor tímbrica utilizada (cordas vs. madeiras). A ulterior evolução para uma maior complexidade de relações temporais, é compreendida pelo aparecimento de uma terceira camada, e simultaneamente pela focalização no timbre das cordas.
A existência de uma lenta metamorfose origina um carácter estático, através da qual a peça se procura oferecer a uma percepção de relatividade temporal. [ka'mi, 2008]
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
Oito Minutos para Orquestra
Estreia
2008/Jan/12
1º Atelier para Jovens Compositores / Orquestra do Algarve
Igreja de Santa Maria
Lagos
Portugal
Orquestra do Algarve
Josep Caballé-Domenech (direcção)