Jovem compositor que em abril completou 30 anos, sendo uma das vozes mais ativas no contexto da música contemporânea em Portugal - Pedro Lima está Em Foco no MIC.PT em setembro.
Ler mais
O titulo desta peça ocorreu-me já numa fase adiantada da composição, quando li um texto de Pierre Boulez Composers and Creativity, no qual ele afirma que o compositor se vê alternadamente em dois "espelhos": o espelho da técnica e o espelho da imaginação.
Cada peça tinha à partida um problema técnico bem preciso: aqui usar determinada escala (várias escalas octatónicas em III), ou determinado fragmento de série (I e II), ali um grupo de durações e um grupo de notas de diferentes dimensões (a color/ talea da música medieval) (II), aqui uma polirritmia complexa (III), um filtro de durações (III), transformações ritmicas por multiplicação ou divisão (II), usar dois temas contrastantes a partir das mesmas notas (I), ali uma vaga ideia formal, etc.
Independentemente do ponto de partida, da técnica particular usada, o gesto do compositor foi sempre determinado, em última análise, pelo critério auditivo, pela vontade de agir ou não...
António Pinho Vargas (Abril de 1991)
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
Mirrors
Estreia
1990/Jan/01
De Ijsbreker
Amesterdão
Países Baixos
Paul Prenen (piano)
Observações
Mirrors
Execução
2011/May/15
Concertos à conversa | Música sem fronteiras
Centro Cultural de Belém (Sala Luís de Freitas Branco)