Jovem compositor que em abril completou 30 anos, sendo uma das vozes mais ativas no contexto da música contemporânea em Portugal - Pedro Lima está Em Foco no MIC.PT em setembro.
Ler mais
Categoria Musical Música de câmara (+ de 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética Ensemble Instrumental
Estreia
Data 1997/May/06
Intérpretes
Ensemble Nuova Sincronia
Renato Rivolta (direcção)
Entidade/Evento 21ºs Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea
Local Fundação Calouste Gulbenkian - Grande Auditório
Localidade Lisboa
País Portugal
Notas Sobre a Obra
Normalmente gosto de escrever sobre as minhas peças, e muitas vezes isso é mesmo uma necessidade fulcral. Infelizmente não é o caso desta peça. Este texto resulta, por isso, de um esforço.
1.Há vários aspectos que ligam esta peça a uma outra, Três Quadros para Almada.
Em primeiro lugar a divisão da instrumentação em 3 grupos mais ou menos homogéneos. Em segundo a ligação exterior ao trabalho de um artista. No caso de 3 Quadros através de títulos imaginários de pinturas inexistentes , no caso de 3 Versos com a inclusão de 3 versos dos Poemas Inconjuntos de Alberto Caeiro no início de cada um dos andamentos. Não são subtítulos mas funcionam como programa poético para a interpretação. A "ideologia" anti-metafísica ou naturalista da poesia de Caeiro - tipo "as coisas são como são" - é-me útil neste momento.
Os versos são: 1º " Pouco me importa.
Pouco me importa o quê? Não sei, pouco me importa"
2º " ... outras vezes oiço passar o vento ... "
3º " Se eu morrer muito novo, oiçam isto:
Nunca fui senão uma criança que brincava. "
2. Há meia duzia de elementos que organizam a peça: um acorde de 6 notas, uma "dyad"- duas notas-; uma figura no 2º verso, vista canónica ou verticalmente atraves de uma estrutura de transposiçoes derivada do 1º acorde; o 3º verso escrito a partir da "dyad" si -do#.
3. O terceiro Verso funciona para mim como uma "Hommage à Kurtag", homenagem/ agradecimento a um compositor que parece concretizar em música o programa poético de Caeiro.
António Pinho Vargas (Março de 1997)
Encomenda
Data 1996
Entidade Fundação Calouste Gulbenkian - Serviço de Música