Título do documento Etude II - sur les colorations
Data de Composição· 2007
Núm. Catálogo 11.2
Dedicatória
a Jane Williams e Miguel Santos
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Música de câmara (+ de 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética Ensemble Instrumental
Estreia
Data 2009/Jun/20
Intérpretes
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa
Entidade/Evento Temporada Miso Music Portugal em Residência no Instituto Franco-Português
Local Instituto Franco-Português - Auditório Phillippe Friedman
Localidade Lisboa
País Portugal
Notas Sobre a Obra
Em 2005, durante a minha estadia em Roma, o Ensemble SeicentoNovecento solicitou-me uma pequena peça para voz e teclado, em que, pela composição como pelas circunstâncias da sua estreia, passado e presente deveriam estar ligados por um fio condutor. Compus então, muito rapidamente, o « Etude I - sur la permanence du geste », cantado por um "contraltista" e tocado num pianoforte histórico, na sua estreia em Roma e sucessivas apresentações em Itália.
Quando, mais tarde, o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa me propôs compor uma peça para o seu efectivo instrumental, tive oportunidade de alargar a minha concepção do Etude inicial, usando-o como um terreno de experimentação no domínio do timbre, da aplicação da cor a planos, linhas e formas inicialmente monocromáticas. A reflexão prática sobre as possibilidades de coloração, por outro lado, exigiu uma certa plasticidade das formas originais. Nasceu assim o « Etude II - sur les colorations » .
Este trabalho, por outro lado, coloca em perspectiva uma reflexão mais ampla que iniciei anos antes, em Itália, a partir das inúmeras obras de arte que tive oportunidade de ali contemplar e estudar, em particular as do Quattrocento ; e revela também a marca provavelmente indelével deixada em mim por uma importante retrospectiva da obra de Klee no Complesso del Vittoriano , em Junho de 2004.
Pedro Amaral