Jovem compositor que em abril completou 30 anos, sendo uma das vozes mais ativas no contexto da música contemporânea em Portugal - Pedro Lima está Em Foco no MIC.PT em setembro.
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Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética flauta, clarinete, violino, violoncelo e piano
Estreia
Data 2010/Jul/24
Intérpretes
Sond’Ar-te Electric Ensemble, Pedro Amaral (maestro)
Entidade/Evento 5º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim
Local Auditório Municipal
Localidade Póvoa de Varzim
País Portugal
Notas Sobre a Obra
O título deixa-se traduzir apenas de forma parcial: “peculiar rotação” – seria uma dentre algumas propostas. O seu título justifica-se primeiramente pela alusão à construção da estrutura harmónica da obra, a qual foi delineada sobre uma progressão cíclica do intervalo 5/4 de tom (na forma ascendente), o que permite – à semelhança do conhecido “ciclo de quartas perfeitas” – a passagem por todos os nomes de nota do universo de quartos-de-tom, antes de qualquer repetição de qualquer nome de nota previamente obtido (notar: o intervalo 5/4 de tom é a divisão da “4ª perfeita” em duas partes iguais.) As notas sucessivas do ciclo de 5/4 de tom foram tomadas como “notas fundamentais” (no sentido espectral do termo) da estrutura harmónica para os diferentes pontos no tempo, estrutura que obedece a um plano rigoroso e criterioso de parciais harmónicos, em que estes se sucedem de uma ordem superior para uma ordem inferior.
O princípio que orienta a escolha acima apresentada é simples: conseguir uma sucessão de alturas sonoras que resultem em forma descendente, apesar da forma ascendente das notas fundamentais que lhes estão na origem.
De certa forma, existe a conversão de um universo inicialmente abstracto, predominantemente teórico (como sejam as relações intervalares de parciais de elevadíssima ordem, com as correspondentes notas fundamentais, que se situam sob o limiar de audição humano) num universo de materialidade sonora, coadjuvada pela diminuição progressiva do âmbito do espectro sonoro.
A nível formal são de destacar cinco momentos, nos quais a presença da “nota fundamental” do “acorde” é determinante. A cada um desses cinco momentos correspondem momentos de especificidade de um instrumento em particular (a saber: Piano; Violoncelo; Clarinete Baixo; Violino e, por fim, Flauta) – são momentos tendencialmente virtuosísticos e/ou solísticos.
Estes cinco momentos dão origem a secções que os medeiam, onde os diferentes instrumentos se combinam, dialogam, se excluem, divergem, se perturbam, convergem, se complementam, sublinhando desta maneira, as “qualidades” existentes ao nível da estrutura construída em torno do tempo, fruto de uma “polifonia” temporal: não em termos de pulsação – que apesar da sua inconstância permanece comum a todos os instrumentos –, mas outrossim, de tempo musical, no qual as unidades de duração de base de cada instrumento adquirem autonomia. Uma “polifonia” que, ela própria, se constrói de uma “peculiar rotação”. [ka'mi, 2010]
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
Sonderart des Kreisens
Estreia
2010/Jul/24
5º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim
Auditório Municipal
Póvoa de Varzim
Portugal
Sond’Ar-te Electric Ensemble, Pedro Amaral (maestro)
Observações
Sonderart des Kreisens
Execução
2012/Jun/02
"...im Banne des Unbekannten"
Echoraum
Viena
Áustria
Ensemble Platypus, Jaime Wolfson (maestro) | Anais Favre-Bulle (flauta), Ryuta Iwase (clarinete), Mari Sato (piano), Robert Olisa Nzekwu (violino), Tomasz Skweres (violoncelo)