|
Nascido no Porto, em 1968, Carlos Guedes completou o bacharelato em Composição na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo em 1993 e obteve o grau de Mestre pela Universidade de Nova Iorque em 1996. Da sua formação constam ainda diversas masterclasses e uma Pós Graduação em Música Electrónica pelo Instituto de Sonologia de Haia.
Em 2005, terminou o doutoramento em Composição pela Universidade de Nova Iorque, onde exerceu o cargo de “Graduate Assistant” no curso de Composição do Department of Music and Performing Arts, de 1996 a 1998.
Carlos Guedes é coordenador, desde 2003, do curso de Composição da ESMAE onde lecciona as cadeiras de Composição, Composição Electroacústica e Design nos Departamentos de Música e de Teatro.
Como investigador, tem apresentado várias conferências e trabalhos no campo da implementação algorítmica de processos de composição e tratamento em tempo real. Enquanto compositor, tem desenvolvido trabalhos em colaboração com artistas de outras áreas, especialmente Dança, Teatro e Cinema. Tem realizado igualmente diversas instalações interactivas.
LINKS EXTERNOS
Carlos Guedes
|
Título da Obra | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | Invisible Column 0 | Invisible Column |
Passacaglia Intrinsecamente Mutante | Camerata Senza Misura | URL | Portugal | Observações | http://www.cameratasenzamisura.com/ | |||
A Demolição | 2002 | Serviço Educativo da Casa da Música | URL | Porto | Portugal | Observações | http://www.casadamusica.pt/ | |
Título da Obra | Designação do Prémio | Prémio | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | Invisible Column | Invisible Column 2 |
Melhor Estudante de Doutoramento de 2005 | 2005 | New York University | URL | Nova York | Estados Unidos da América | Observações | http://www.nyu.edu/ | |||
Service Award for Leadership | 1998 | Presidente da New York University | Nova York | Estados Unidos da América | Observações | |||||
Concurso de Composição | 1995 | Departamento de Música da New York University | URL | Nova York | Estados Unidos da América | Observações | http://www.nyu.edu/ | |||
Excelência Académica | 1995 | New York University | URL | Nova York | Estados Unidos da América | Observações | http://www.nyu.edu/ | |||
Obra | Tipo | Data | Entidade/Evento | Local | Localidade | País | Intérpretes | Observações | Invisible Column |
On the resolution of regional tensions | Estreia | 2017/Sep/27 | 13th International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR2017) | CARA | Matosinhos | Portugal | Orquestra de Jazz de Matosinhos | Observações | |
1985 | Estreia | 2015/Oct/26 | A.BEL nova música intercativa . Comemoração dos 30 anos do INESC TEC | Casa da Música | Porto | Portugal | André Dias (percussão), Gilberto Bernardes (saxofone) e Digitópia Collective . interpretação Digitópia Collective . Tiago Ângelo, Óscar Rodrigues, Nuno Hespanhol e Filipe Lopes (convidado especial) | Observações | |
Entre Nova Iorque e Cabul | Estreia | 2008/May/18 | Centro Cultural de Belém / OrchestrUtopica - In Extremis | Centro Cultural de Belém - Sala Luís Freitas Branco | Lisboa | Portugal | OrchestrUtopica: Rita Nunes (saxofone soprano), Cecliu Isfan (viola), Jed Barahal (violoncelo), Petio Kalomensky (contrabaixo) | Observações | |
Entre Nova Iorque e Cabul | Execução | 2007/Mar/26 | Dias de Música Electroacústica | Casa das Artes | Seia | Portugal | Observações | ||
Will.0.w1sp | Estreia | 2005/Mar/16 | De Waag Society, Amsterdão | Amesterdão | Países Baixos | Observações | |||
Olivia | Estreia | 2004/May/06 | Teatro Rivoli | Porto | Portugal | Observações | Balleteatro do Porto Isabel Barros (coreografia e interpretação) | ||
|
|||||||||
O Mundo de Alex | Estreia | 2004/Feb/20 | Balleteatro Auditório | Porto | Portugal | Observações | Teatro de Marionetas do Porto João Paulo Seara Cardoso (encenação) | ||
|
|||||||||
Cor | Estreia | 2003/Jun/17 | Casa da Música | Porto | Portugal | Observações | |||
Étude for Unstable Time | Estreia | ~ 2003 | Observações | Maxime Iannarelli (coreografia) | |||||
|
|||||||||
Pó | Estreia | 2002/Jul/04 | Teatro Nacional de São João | Porto | Portugal | Henk van Twillert (saxofones) | Observações | Balleteatro do Porto Isabel Barros (coreografia) | |
|
|||||||||
A Demolição | Execução | 2002/Mar/01 | Casa da Música | Porto | Portugal | Paula Dória (soprano), Rui Taveira (tenor), António Salgado (barítono) Ensemble instrumental Moradores do bairro de Aldoar Peter Bergamin (direcção) | Observações | ||
A Demolição | Execução | 2002/Feb/28 | Casa da Música | Porto | Portugal | Paula Dória (soprano), Rui Taveira (tenor), António Salgado (barítono) Ensemble instrumental Moradores do bairro de Aldoar Peter Bergamin (direcção) | Observações | ||
A Demolição | Estreia | 2002/Feb/27 | Casa da Música | Porto | Portugal | Paula Dória (soprano), Rui Taveira (tenor), António Salgado (barítono) Ensemble instrumental Moradores do bairro de Aldoar Peter Bergamin (direcção) | Observações | ||
The Chrysalids | Estreia | 2001/Nov | Provincetown Playhouse | Nova York | Estados Unidos da América | Observações | Alistair Martin-Smith (encenação) | ||
|
|||||||||
Quarto Escuro | Estreia | 2001/Oct/19 | Teatro Helena Sá e Costa | Porto | Portugal | Observações | Balleteatro do Porto Isabel Barros (coreografia) | ||
|
|||||||||
Antes de Amanhã | Estreia | 2001/Jan | Festival Internacional de Locarno | Locarno | Itália | Observações | Estreia do filme | ||
|
|||||||||
Imaginary Friends | Estreia | 2000/Nov | Provincetown Playhouse | Nova York | Estados Unidos da América | Observações | Alistair Martin-Smith (encenação) | ||
|
|||||||||
SHUSH | Estreia | 2000/Jul/12 | Brasília | Brasil | Observações | Anne Katrine Kallmoes (coreografia) | |||
|
|||||||||
Árvore de Natal | Estreia | 1999/Dec | Teatro Rivoli | Porto | Portugal | Observações | |||
The Pinballs | Estreia | 1999/Apr | Provincetown Playhouse | Nova York | Estados Unidos da América | Observações | Alistair Martin-Smith (encenação) | ||
|
|||||||||
Acidente Cor-de-Laranja Dez Vezes | Estreia | 1998/Jul | Expo '98 - Festival Mergulho no Futuro | Lisboa | Portugal | Observações | Balleteatro do Porto Isabel Barros (coreografia) | ||
|
|||||||||
Acra's Dans | Estreia | 1998/May | Espectáculo Cassandra IV | Universidade de Nova York - Teatro Frederick Loewe | Nova York | Estados Unidos da América | Observações | Renata Chelikowska (coreografia) | |
|
|||||||||
Young Eugene | Estreia | 1998/Jan | Provincetown Playhouse | Nova York | Estados Unidos da América | Observações | Nancy Swortzell (encenação) | ||
|
|||||||||
Études V2.0 | Estreia | 1997/Dec | USA / Japan Intercollege Computer Music Festival | Tóquio | Japão | Observações | |||
Screen | Estreia | 1997/Jul | Balleteatro Auditório | Porto | Portugal | Observações | Balleteatro do Porto Isabel Barros (coreografia) | ||
|
|||||||||
Afternoon of the Elves | Estreia | 1997/Apr | Black Box Theatre | Nova York | Estados Unidos da América | Observações | Alistair Martin-Smith (encenação) | ||
|
|||||||||
Unnatural Selection | Estreia | 1997/Apr | Irish Arts Centre | Nova York | Estados Unidos da América | Observações | Jenn Frank (coreografia) | ||
|
|||||||||
Selkie | Estreia | 1996/Mar | Universidade de Nova York - Teatro Frederick Loewe | Nova York | Estados Unidos da América | Observações | Nancy Swortzell (encenação) | ||
|
|||||||||
Mystik | Estreia | 1996/Feb | Universidade de Nova York - Teatro Frederick Loewe | Nova York | Estados Unidos da América | New Music Ensemble Esther Lamneck (direcção) | Observações | ||
Ma's Sin | Estreia | 1996 | Festival Internacional da Figueira da Foz | Figueira da Foz | Portugal | Lúcia Costa (violino), João Cavadas (violoncelo), Francisco Ferreira (acordeão) Coro “Ad hoc” de alunos do Conservatório de Música do Porto Fernando C. Lapa (direcção) | Observações | ||
O Corpo | Estreia | 1995/Dec | The Kitchen | Nova York | Estados Unidos da América | Observações | Fausto Matias (coreografia e vídeo) | ||
|
|||||||||
Cry of the Earth | Estreia | 1995/Sep | Universidade de Nova York - Teatro Frederick Loewe | Nova York | Estados Unidos da América | Observações | John Sannutto (coreografia) | ||
|
|||||||||
Deconstruction CLXIV | Estreia | 1995/Aug | Festival International Music Days | Constanta | Roménia | Observações | Deborah Macedo (coreografia) | ||
|
|||||||||
Mão Segunda - Suite | Estreia | 1994/Jul/12 | Teatro Rivoli | Porto | Portugal | Observações | |||
Mão Segunda - Suite | Execução | 1994 | Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo | Porto | Portugal | Observações | |||
Caracterização da Actividade | Designação | Data (período) | Entidade | URL | Local | Localidade | País | Observações | Invisible Column | |
Comunicação Social | Professor Auxiliar em teoria musical e composição | 1996 - 2000 | New York University - Department of Music and Performing Arts Professions | New York University - Department of Music and Performing Arts Professions | Nova York | Estados Unidos da América | Observações | |||
Conferências | Interactive Music Systems and Collaborative Efforts in Dance: How Do They Relate? | 2002/Apr/19 | Artez Digital Atellier | Zwolle | Países Baixos | Observações | ||||
Conferências | Hearing Dance: Three Musical Analyses of Selected Choreographies | 2000/Apr/08 - 2000/Apr/09 | Music Theory Society of New York State | New York University | Nova York | Estados Unidos da América | Observações | |||
Ensino | Coordenador do curso de composição | 2003/Mar | ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo | URL | ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo | Porto | Portugal | Observações | http://www.esmae-ipp.pt/ | |
Ensino | Professor | 2002/Oct | ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo | URL | ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo - Departamento de Música e Departamento de Teatro | Porto | Portugal | Observações | http://www.esmae-ipp.pt/ | Equiparado a Professor Adjunto (tempo inteiro e exclusividade). Lecciona as cadeiras de Composição e Composição Electroacústica (curso de composição) e Design (variante de som, curso de teatro). |
|
||||||||||
Ensino | Orientador de workshop sobre MIDI e Audio Digital em ambiente Max/MSP | 2001/Apr | INESC | INESC | Porto | Portugal | Observações | Workshop patrocinado pela Associação Empresarial Portuguesa e Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura | ||
|
||||||||||
Ensino | Orientador de workshop em programação Max/MSP | 2001/Mar | Universidade Católica Portuguesa | Universidade Católica Portuguesa | Porto | Portugal | Observações | |||
Ensino | Orientador de workshop em design de som | 1997 | ESMAE - Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo | Porto | Portugal | Observações | ||||
Ensino | Coordenador de workshop em MIDI e Audio Digital | 1996/Jan | ESMAE - Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo | Porto | Portugal | Observações | ||||
Ensino | Professor assistente à cadeira de análise musical | 1993 | ESMAE - Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo | Porto | Portugal | Observações | ||||
Ensino | Orientador de workshop em design de som para teatro | 1999/Dec | ESMAE - Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo | Porto | Portugal | Observações | ||||
Ensino | Orientador de Workshop em sistemas interactivos e multimédia | 2000/Jun | ESMAE - Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo | Porto | Portugal | Observações | ||||
Ensino | “Graduate Assistant” no curso de composição | 1996 - 1998 | New York University | New York University - Department of Music and Performing Arts | Nova York | Estados Unidos da América | Observações | |||
Ensino | Professor | 1995 - 1996 | Brooklyn Conservatory of Music - Queensboro branch | Brooklyn | Estados Unidos da América | Observações | ||||
Ensino | Professor de análise e técnicas de composição | 1990 - 1993 | Curso de Música Silva Monteiro | Porto | Portugal | Observações | ||||
Designação | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | ||
Bolsa de Criação | Fundação STEIM | Amesterdão | Países Baixos | Observações | ||||
Bolsa de Investigação | 2002 - 2003 | NUFFIC - Netherlands Organization for International Cooperation in Higher Education (Huygens Programme) | Países Baixos | Observações | Investigação em dança interactiva no Instituto de Sonologia de Haia | |||
|
||||||||
Bolsa de Estudos | 1997 - 2001 | Fundação para a Ciência e Tecnologia | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.fct.mct.pt/ | Bolsa atribuída para a realização de doutoramento na New York University |
|
||||||||
Bolsa de Estudos | 1996 - 1999 | FLAD - Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.flad.pt/ | Bolsa atribuída para a realização de doutoramento na New York University |
|
||||||||
Bolsa de Estudos | - 1995 | Ministério da Cultura | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.min-cultura.pt/ | Subsídio atribuído para a realização de mestrado |
|
||||||||
Subsídio para Mestrado | - 1994 | Instituto Politécnico do Porto | Porto | Portugal | Observações | |||