Compositores

Foto
Obras
Entrevista
Bibliografia
Partituras
Discografia
Áudio
Imagens
Vídeos
Multimédia
Programa Rádio
Programa Televisão
Outros
Dados de intérprete
Daniel Martinho nasceu em Vila Nova de Gaia em 1985. Após ter frequentado a Academia de Música de Espinho (curso de Guitarra Clássica na classe de Ricardo Abreu), ingressou em 2006 na ESMAE (Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo), onde concluiu o curso de Composição. Aqui teve oportunidade de trabalhar com professores como Carlos Guedes, Dimitris Andrikopoulos, Eugénio Amorim e Fernando C. Lapa. Ainda na ESMAE frequentou seminários e aulas particulares com Klaas de Vries, Magnus Lindberg, Jonathan Harvey, Helmut Lachenmann, Vic Hoyland, Ricardo Climent, entre outros. Posteriormente, integrou o mestrado em Composição e Teoria Musical na mesma instituição. Em 2007, a obra para ensemble Cosmos foi seleccionada para uma leitura pelo Remix Ensemble Casa da Música (sob a direção de Rolf Gupta), o mesmo acontecendo em 2009 com a obra para ensemble Concerto para Contrabaixo (sob a direcção de Peter Rundel). Ambos os eventos tiveram lugar na Casa da Música (Porto). Participou como convidado no Labo#8 (workshop de composição) na Bélgica em 2009, sob orientação de Jean-Luc Fafchamps e Jean-Marc Sullon.

Foi nomeado Jovem Compositor Residente da Casa da Música em 2010, tendo sido estreadas três obras: Antologia do Tempo 1. Génese pelo Quarteto de Cordas de Matosinhos, na Casa da Música; Antologia do Tempo 2. Ritual – fluxo contínuo pelo Remix Ensemble Casa da Música (no concerto que celebrou o 10.º aniversário deste agrupamento, na Casa da Música e sob direção de Peter Rundel) e Antologia do Tempo 3. Apogeu pela Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música (no Cine-Teatro Constantino Nery, em Matosinhos e apresentada na Casa da Música, no Centro de Arte de Ovar e no Centro Cultural de Ílhavo, dirigida por Pedro Neves).

Teve obras encomendadas pela Banda Sinfónica Portuguesa, pelo Sond’Ar-te Electric Ensemble, pelo ensemble MR SC & Wild Bones Gang, pelo Yamaha Tuba Duo, pelo Doppio Ensemble, entre outros. Para além de Portugal, várias das suas obras foram estreadas / apresentadas nos Estados Unidos da América, Japão, China e Suíça.

Tem obras gravadas em CD pela Casa da Música (O Estado da Nação) e pela Octavia Records Inc. (Yamaha Tuba Duo – Live in Japan).

Foi membro do Júri do Prémio do Concurso de Composição Século XXI (promovido pela Escola Profissional de Música e Academia de Música de Viana do Castelo), da 2.ª e 5.ª Edição do Concurso Nacional de Composição BSP (Banda Sinfónica Portuguesa).

Paralelamente ao seu trabalho como compositor, exerce actividade docente (lecciona disciplinas no âmbito da Análise e Composição Musical). Compõe, ainda, música para teatro, filmes, e realiza arranjos / orquestrações para diferentes formações instrumentais.

Nos últimos tempos, tem desenvolvido a sua vertente de instrumentista / compositor focando a sua performance na criação em tempo real, com sintetizador modular. Em Dezembro de 2018, lançou o seu primeiro álbum a solo, Genealogy (o primeiro de dois volumes).

LINKS EXTERNOS
Bandcamp
YouTube

Última actualização: 4 de Março de 2020