|
Miguel Borges Coelho nasceu no Porto em 1971 e iniciou os estudos de piano com a Professora Amélia Vilar, vindo a prosseguir mais tarde a sua formação no Conservatório de Música do Porto com a Professora Isabel Rocha, em cuja classe concluiu o Curso Superior. Durante esse período, foi várias vezes premiado em concursos nacionais de piano.
Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian estudou depois na Staatliche Hochschule fur Musik Freiburg im Breisgau, com o Professor Vitalij Margulis (1990-93) e na Escuela Superior de Musica Reina Sofia, com os Professores Dmitri Bashkirov e Galina Egyazarova (1994-97).
Obteve o 2º Prémio e o Prémio para a melhor interpretação de música contemporânea no XIV Concurso Internacional de Música da Cidade do Porto, em Outubro de 1997, e em 1998 o Ministério da Cultura atribuiu-lhe o Prémio Revelação “Ribeiro da Fonte”.
Miguel Borges Coelho tocou nos mais importantes auditórios e teatros portugueses (fez, nomeadamente, os recitais inaugurais do Teatro do Campo Alegre e do Auditório de Serralves), actuando também em numerosos festivais internacionais de música, tais como o Festival de Música de Sintra, o Festival de Música da Povoa do Varzim, a “Festa da Música”, em Lisboa, “Les Folles Journées” de Nantes (França), o Festival internacional de Música de Ayamonte ou o Encontre Internacional de Compositors de las Islas Baleares (Espanha).
De entre as orquestras com quem se apresentou como solista, destacam-se a Orquestra Nacional do Porto (designadamente no concerto inaugural da sua formação sinfónica), a Orquestra APROARTE, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Clássica da Madeira, a Orquestra Filarmonia das Beiras, a Orquestra Gulbenkian e a Orquestra Sinfónica Portuguesa.
Miguel Borges Coelho actuou em recitais de música de câmara com Álvaro Teixeira Lopes, António Saiote, Asier Pólo, Daniel Rowland, Gerardo Ribeiro, Marta Zabaleta, Michal Kalka, Miguel Rocha, Paulo Gaio Lima, Pedro Ribeiro e o Quarteto Talich. Fez também a estreia mundial da Música Festiva nº 18 para os 18 anos do Miguel Borges Coelho, de Fernando Lopes Graça, e de In Memoriam Jorge Peixinho, de João Pedro Oliveira.
Actualmente, é professor de piano na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto e no Centro Superior de Música do País Vasco Musikene.
|
Título | Compositor | Categoria musical | Instrumentação sintética | Data | Duração | Observações | InvisibleRow 1 | InvisibleRow 2 |
Concerto para Dois Pianos | Azevedo, Sérgio | Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 2003 | 23' 00" | Observações | 2 Pianos e Orquestra | |
|
||||||||
Glosas | Lopes-Graça, Fernando | Solo | Instrumentação sintética | 1950 | Observações | Piano | ||
|
||||||||
Concertino para Piano, Cordas, Metais e Percussão | Lopes-Graça, Fernando | Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1954 | 15' 00" | Observações | Piano e Orquestra | |
|
||||||||
Canto de Amor e de Morte | Lopes-Graça, Fernando | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1961 | Observações | Quarteto de Cordas e Piano | ||
|
||||||||
Viagens na Minha Terra | Lopes-Graça, Fernando | Orquestra | Instrumentação sintética | 1969 | 30' 00" | Observações | Orquestra | |
|
||||||||
In Memoriam Béla Bartók | Lopes-Graça, Fernando | Solo | Instrumentação sintética | 1975 | 90' 00" | Observações | Piano | |
|
||||||||
Melodias Rústicas Portuguesas | Lopes-Graça, Fernando | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1979 | 14' 00" | Observações | Piano a 4 Mãos | |
|
||||||||
Músicas Festivas | Lopes-Graça, Fernando | Solo | Instrumentação sintética | 1994 | Observações | Piano | Música Festiva nº 18 | |
|
||||||||
|
||||||||
In Memoriam Jorge Peixinho | Oliveira, João Pedro | Solo | Instrumentação sintética | 1996 | Observações | Piano | ||
|
||||||||
Cinco Pequenas Peças para Piano | Peixinho, Jorge | Solo | Instrumentação sintética | 1959 | 5' 30" | Observações | Piano | |
|
||||||||
Sucessões Simétricas I | Peixinho, Jorge | Solo | Instrumentação sintética | 1961 | 5' 00" | Observações | Piano | |
|
||||||||
Harmónicos I | Peixinho, Jorge | Solo | Instrumentação sintética | 1967 | 16' 00" | Observações | Piano | |
|
||||||||
Estudo I | Peixinho, Jorge | Solo | Instrumentação sintética | 1969 | 8' 15" | Observações | Piano | |
|
||||||||
Estudo III | Peixinho, Jorge | Solo | Instrumentação sintética | 1976 | 6' 00" | Observações | Piano | |
|
||||||||
Glosa I | Peixinho, Jorge | Solo | Instrumentação sintética | 1990 | 7' 30" | Observações | Piano | |
|
||||||||
Estudo V | Peixinho, Jorge | Solo | Instrumentação sintética | 1992 | 8' 30" | Observações | Piano | |
|
||||||||
In Folio | Peixinho, Jorge | Solo | Instrumentação sintética | 1992 | 5' 30" | Observações | Piano | |
|
||||||||
Obra | Compositor |
Bagatelas, Op. 126 | Beethoven, Ludwig van |
En la Aldea | Granados, Enric |
Images I | Debussy, Claude |
Menuet sur le Nom de Haydn | Ravel, Maurice |
Pavane pour une Infante Défunte | Ravel, Maurice |
Sonata | Bartók, Béla |
Sonata nº 8 | Prokofiev, Sergei |
There Was... | Gomez-Schneekloth, António |
Designação do Prémio | Prémio | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | ||
XIV Concurso Internacional de Música da Cidade do Porto | 2º Prémio | 1997 | Porto | Portugal | Observações | ||||
XIV Concurso Internacional de Música da Cidade do Porto | Melhor Interpretação | 1997 | Porto | Portugal | Observações | ||||
Prémio Revelação Ribeiro da Fonte | Prémio de Música | 1997 | Ministério da Cultura | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.min-cultura.pt/ | |