Instrumentos: Voz
Biografia
Inês Simões é Mestre em Artes, Estudos Vocais Avançados, pela Wales International Academy of Voice, onde estudou com Dennis O’Neill, e em Canto pela Guildhall School of Music and Drama, onde ganhou o Tracey Chadwell Memorial Prize, participou no curso Opera Works da English National Opera, e coordenou o projecto Mini Operas. É licenciada pela Academia Nacional Superior de Orquestra.
Participou em masterclasses com cantores, pianistas e maestros de renome internacional, como Kiri Te Kanawa, Richard Bonynge ou Graham Johnson. Ganhou o 3º lugar do Prémio Jovens Músicos 2010 e o 2º lugar no Prémio José Alegria em 2008.
Em ópera, trabalhou com os maestros João Paulo Santos e Paul McCreesh, os encenadores Figueira Cid e Fernanda Lapa, e ao lado de cantores como Michael Chance e Gilles Ragon. Apresentou-se em várias cidades do país e europeias, no âmbito do projecto europeu ENOA, assim como em vários festivais em Londres, nos papéis de Xivi e Nhandeci (Onheama de João Guilherme Ripper), Giulia (La Scala di Seta de Rossini), Isla (The Fisherman’s Brides de Lucie Treacher, Rita (Rita de Donizetti), Clarice (Il Mondo della Luna de Haydn), Contessa (Le Nozze di Figaro de Mozart), Bubikopf (Der Kaiser von Atlantis de Ullmann), Susanna (Il Segreto di Susanna de Wolf-Ferrari), Bastienne (Bastien und Bastienne de Mozart) entre outros.
Inês apresenta-se regularmente em recital e é uma grande entusiasta de música contemporânea, tendo cantado para o Oxford Lieder Festival, Song in the City Concert Series, Barbican Hall, Barbican Pit, Sadler’s Wells, London Coliseum, British Museum, Millennium Centre, BBC Radio 3 In Tune e Antena 2.
Em 2015 lançou o seu primeiro Cd - Alma Ibérica - pela Editora Discográfica Sonus Music. Esta colaboração com o pianista Daniel Godinho recebeu o Apoio à Edição Fonográfica de Intérprete 2013 pela Fundação Gestão dos Direitos dos Artistas e visa a divulgação do repertório ibérico de canção lírica.
Em oratória estreou-se no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian em Solomon de Handel, interpretando na temporada seguinte o Messias. Participou ainda em obras de Marcos de Portugal, Rossini, Schubert, Rutter e Orff.
Inês Simões voltou ao Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian para um concerto sob a direcção de Magnus Lindberg, com novas obras compostas para a sua voz, o que a levou a estrear a ópera Play de Jamie Man, com direcção de Hannu Lintu, para a mesma instituição.
http://www.inessimoessoprano.com/ http://inesfsimoes.wixsite.com/almaiberica
https://www.youtube.com/channel/UCYMrMpOZxK-vQKhfE4bS2uA
Repertório Português dos Séculos XX e XXI
Aquela Moça |
Branco, Luís de Freitas |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1904 |
2' 00" |
Observações
|
Voz e Piano
|
canção de câmara
|
|
|
Toada popular |
Carneyro, Cláudio |
|
Instrumentação sintética |
|
|
Observações
|
|
canção de câmara
|
|
|
Música Toda Lampeira |
Carrapatoso, Eurico |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2003 |
4' 00" |
Observações
|
Soprano e Piano
|
canção de câmara
|
|
|
Canções Sentimentais |
Cruz, Manuel Ivo |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1972 |
|
Observações
|
Voz e Piano
|
canção de câmara
|
|
|
I could not think of thee as piecèd rot |
da Rocha, Nuno |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
2014 |
|
Observações
|
Soprano e Orquestra
|
música sinfónica
|
|
|
How Beastly the Bourgeois Is |
Gomes, Pedro Faria |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
2014 |
7' 00" |
Observações
|
Soprano e Orquestra
|
Música Sinfónica
|
|
|
Trovas |
Lacerda, Francisco de |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
|
|
Observações
|
Voz e piano
|
(Desde que os cravos e rosas, Eu queria, tu querias, Inda que o lume se apague, Não morreu nem acabou, Quero cantar ser alegre, Quem me dera ser a hera, Se quereis rosa ser rosa)
canção de câmara
|
|
(Desde que os cravos e rosas, Eu queria, tu querias, Inda que o lume se apague, Não morreu nem acabou, Quero cantar ser alegre, Quem me dera ser a hera, Se quereis rosa ser rosa)
canção de câmara |
|
O Menino da Sua Mãe |
Lopes-Graça, Fernando |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1936 |
4' 36" |
Observações
|
Voz e Piano
|
canção de câmara
|
|
|
Guirlanda para Federico García Lorca |
Lopes-Graça, Fernando |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1961 |
15' 54" |
Observações
|
Voz Média e Piano
|
canção de câmara
|
|
|
Eu fui à terra do Bravo |
Lopes-Graça, Fernando |
|
Instrumentação sintética |
|
|
Observações
|
|
canção de câmara
|
|
|
Singra o navio |
Moreira, Daniel |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
2014 |
|
Observações
|
Soprano e Orquestra
|
música sinfónica
|
|
|
Massive # |
Silva, Igor C. |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
2014 |
|
Observações
|
Voz Feminina, Orquestra e Electrónica
|
música sinfónica
|
Voz Feminina, Orquestra e Electrónica |
|
|
All Love Letters are ridiculous |
Soldado, Luís |
|
Instrumentação sintética |
|
|
Observações
|
|
música de câmara
|
|
|
Paisagem de chuva |
Soldado, Luís |
|
Instrumentação sintética |
|
|
Observações
|
|
música de câmara
|
|
|
The City is Empty |
Soldado, Luís |
|
Instrumentação sintética |
|
|
Observações
|
|
música de câmara
|
|
|
Dois Poemas de Fernando Pessoa |
Sousa, Filipe de |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1949 |
2' 20" |
Observações
|
Voz e Piano
|
canção de câmara
|
|
|
No Turbilhão |
Vasconcellos, Jorge Croner de |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1927 |
2' 00" |
Observações
|
Voz Aguda e Piano
|
canção de câmara
|
|
|
Outro repertório
12 Poems of E. Dickinson |
Copland, Aaron |
47864 Echo * |
Neyrinck, Frederick |
9 Tonadillas |
Granados, Enrique |
Al Canto de los Pájaros |
Nin, Joaquín |
An Amherst Bestiary |
Philips, Julian |
Apparition |
Crumb, George |
Ariettes oubliées / Beau soir / Quatre chansons de jeunesse / Trois chansons de Bilitis / Trois Poèmes |
Debussy, Claude |
A Spanish Liederbooklet |
Weir, Judith |
Bachiana Brasileira N. 5 |
Villa-Lobos, Heitor |
Being Beauteous |
Henze, Hans Werner |
Canciones portuguesas |
Halffter, Ernesto |
Cantar dos Búzios / Canção do poeta do século XVIII / Vira |
Villa-Lobos, Heitor |
Cantiga Muy formosa es la doncella / Pastorcito Santo / Romancillo Por Mayo |
Rodrigo, Joaquín |
Canções típicas brasileiras |
Villa-Lobos, Heitor |
Carissima Amica |
Busing, Otfried |
Carmina Burana |
Orff, Carl |
Catalogue de Fleurs |
Milhaud, Darius |
Cinq mélodies grecques / Deux mélodies hébraïques / Trois poèmes de Mallarmé |
Ravel, Maurice |
Cuatro Madrigales Amatorios |
Rodrigo, Joaquín |
Der Kaiser von Atlantis / Bubikopf |
Ullmann, Viktor |
Der Sommer |
Ligeti, György |
Der Tag ist vergangen |
Webern, Anton |
Drei Liebeslieder / Drei Ophelia Lieder op. 67 / Allerseelen / Breit über mein Haupt / Das Rosenband / Die Nacht / Kling! / Wiegenlied / Winterweihe / Zueignung |
Strauss, Richard |
Façade - Old Sir Faulk |
Walton, William |
First Meeting / Sturmlied / Wenn je ein Schönes mir |
Ullmann, Viktor |
Folksong arrangements |
Britten, Benjamin |
Four Japanese Lyrics |
Josephs, Wilfred |
Gloria |
Poulenc, Francis |
Hermit Songs |
Barber, Samuel |
Herzog Blaubarts Burg / Judith |
Bartók, Béla |
How should I your truelove know? |
McDowall, Cecilia |
I hate Music |
Bernstein, Leonard |
Il segreto di Susanna / Susanna |
Wolf-Ferrari, Ermanno |
King Harald’s Saga |
Weir, Judith |
La Courte Paille / Les Chemins de l’amour |
Poulenc, Francis |
La Diva de l’Empire |
Satie, Erik |
La donna ideale / Ballo |
Berio, Luciano |
Lead me away |
Ivanova, Vera |
Leilão de jardim |
Mahle, Ernst |
Leino Songs |
Saariaho, Kaija |
Les illuminations |
Britten, Benjamin |
Lockung / Spricht nicht immmer von den Raub |
Schoenberg, Arnold |
L'alouette |
Delage, Maurice |
Modinhas e canções |
Villa-Lobos, Heitor |
O Mistério de São Brás / Gisela * |
Salgado, Luís |
Onheama / Nhandêci, Xivi |
Ripper, João Guilherme |
On this island |
Britten, Benjamin |
Ophelia’s Song |
Maconchy, Elizabeth |
Play / The Child * |
Man, Jamie |
Poema en forma de canciones |
Turina, Joaquin |
Purcell realizations |
Britten, Benjamin |
Quatre poèmes hindous |
Delage, Maurice |
Requiem |
Rutter, John |
Requiem Podrugu: N. 3 |
Kurtag, Gyorgy |
Récitations: 3, 9, 11, 13, 14 |
Aperghis, Georges |
Sechs deutsche Lieder |
Spohr, Louis |
Shéhérazade |
Ravel, Maurice |
Sieben Frühe Lieder / Wozzeck Suite |
Berg, Alban |
Siete Canciones españolas |
Falla, Manuel de |
Solo for Voice 49 / Experience n. 2 for solo voice |
Cage, John |
Songs from Fortunes |
Mendez, Mathew |
Szene/Duo |
Freisitzer, Roland |
Take, o take |
Warlock, Peter |
The Fisherman's Brides / Isla * |
Treacher, Lucie |
The Rake's Progress / Anne Truelove |
Stravinsky, Igor |
The Wandering Scholar / Alison |
Holst, Gustav |
Three Folk Songs |
McCabe, John |
Three Songs of Innocence |
Cooke, Arnold |
Three Vocalises |
Williams, Ralph Vaughan |
Tres Poemas Op. 81ã |
Turina, Joaquin |
Trois chants de Nöel |
Martin, Frank |
Trois Poésies de la lyrique japonaise |
Stravinsky, Igor |
Two Nursery Rhymes |
Bliss, Arthur |
Ô Lacrimosa |
Kreneck, Ernst |
Viens! Une flute invisible |
Caplet, André |
White Lies * |
Man, Jamie |
Prémios
Apresentações públicas (selecção)
Próximas actuações
- Gretel na ópera Hansel und Gretel de Humperdinck, Temporada Darcos, dezembro 2016
- Recital Alma Ibérica em Paris, Casa de Portugal, janeiro 2017
- Gisela na ópera O Mistéro de São Brás, Orquestra do Sul, junho 2017
Ópera
- Nhandêci e Xivi, Ohneama –Ripper, Festival Terras Sem Sombra em colaboração com o Teatro Nacional de São Carlos, Serpa, maio 2016
- The Child, Play - Jamie Man, direção Hantu Lintu, Fundação Calouste Gulbenkian, março 2016
- Giulia, La Scala di Seta –Rossini, Berwick Festival Opera, Reino Unido, agosto 2015
- Rita, Rita –Donizetti, Produção Contemporaneus, Tounée em Portugal, 2014/2015
- Léna, La Princesse Jaune – Saint-Saens e Alisson, The Wandering Scholar - Holst, direção João Paulo Santos, encenação Fernanda Lapa, Centro Cultural Olga Cadaval, Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre e Teatro Académico Gil Vicente em Coimbra, setembro/outubro 2013
- Contessa, Le Nozze di Figaro - Mozart, Fundação Calouste Gulbenkian Workshop ENOA, direção McCreesh, Lisboa, junho 2013 e cover, British Youth Opera, Peacock Theatre, Londres, Septembro 2011
- Clarice, Il Mondo della Luna – Haydn, com Michael Chance e Gilles Ragon, direção Jean-Bernard Pommier, encenação Tito Celestino da Costa, Gulbenkian Planetário - Portugal, Septembro 2012
- Léna, La Princesse Jaune – Saint-Saens, direção João Paulo Santos, encenação Fernanda Lapa, Associação Contemporaneus, Estremoz, setembro 2012
- Alisson, The Wandering Scholar - Holst, direção João Paulo Santos, encenação Fernanda Lapa, Associação Contemporaneus, Estremoz, setembro 2012
- Bubikopf, Der Kaiser von Atlantis - Ullmann, direção Julian Black, encenação Max Hoehn, Arcola Theatre – Grimeborn Festival, Londres, Agosto de 2012 e de 2011
- Euridice, Followers – Julian Philips, encenação Olivia Fuchs, Barbican Theatre Pit, fevereiro 2011
- Susana, Il Segreto di Susana – Wolf-Ferrari, direção Kodo Yamagishi Convento dos Capuchos -Festival de Verão de Almada, julho 2008
- Aminta, Il Re Pastore - Mozart, direção Jean-Marc Burfin, encenação Paulo Matos, produção escolar ANSO, Portugal, maio 2006
- Bastienne, Bastien und Bastienne - Mozart, direção Max Rabinovich, encenação Laureano Carreira, Évora, dezembro 2004
Oratória
- Messias – Handel, direção Paulo Lourenço, Fundação Calouste Gulbenkian, novembro 2015
- Solomon’s Queen, Solomon – Handel, direção Paul McCreesh, Fundação Calouste Gulbenkian, março 2014
- Missa Grande – Marcos de Portugal, direção Susan Waters, St. Olave’s Church em Londres, março 2012
- Carmina Burana - Orff, direção Giovanni Segato, IIº Festival Estivo Il Giglgio è Lirica, Itália, agosto 2011
- Petite Messe Solennelle - Rossini, direção Richard Jenkinson, Kent – Reino Unido, julho 2010
- Mass N.5 D.678 - Schubert, Convento dos Capuchos, junho 2009
- Requiem - Rutter, Associação Contemporaneus, direção Vera Batista, Lagos, Redondo e Portalegre, Inverno 2008/9
Concertos
Inês apresenta-se regularmente em recital e é uma grande entusiasta de música contemporânea, tendo cantado para o Oxford Lieder Festival, Song in the City Concert Series, Barbican Hall, Barbican Pit, Sadler’s Wells, London Coliseum, British Museum, Millennium Centre, BBC Radio 3 In Tune e Antena 2.
Destaca-se um concerto no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian sob a direção de Magnus Lindberg, com novas obras compostas para a sua voz.
Discografia
Em 2015 lançou o seu primeiro Cd - Alma Ibérica - pela Editora Discográfica Sonus Music. Esta colaboração com o pianista Daniel Godinho recebeu o Apoio à Edição Fonográfica de Intérprete 2013 pela Fundação Gestão dos Direitos dos Artistas e visa a divulgação do repertório ibérico de canção lírica.
Documentos