Duo formado por Miguel e Paula Azguime, que se estreou há 40 anos, em 1985, e que continua a marcar a criação musical contemporânea - o Miso Ensemble está Em Foco no MIC.PT em abril.
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O Grupo Vocal Olisipo foi fundado em 1987, tendo sido desde então dirigido por Armando Possante. O seu repertório é constituido por música a capella dos sec. XVI a XXI. Tem colaborado frequentemente com compositores portugueses e ingleses muitos dos quais já dedicaram obras ao grupo. Efectuou inúmeras actuações na área de Lisboa, bem como por todo o continente e Açores. Realizou concertos em festivais de vários países, nomeadamente Alemanha, Bélgica, Bulgária, Finlândia, Inglaterra, Itália, Polónia e Canadá. Conquistou diversos prémios em concursos, nomeadamente em Itália, Bulgária, Finlândia e Portugal. Gravou dois CDs com obras de Estêvão de Brito e Estêvão Lopes Morago para a editora Movieplay.
Biografia
O Grupo Vocal Olisipo foi fundado em 1987, tendo sido desde então dirigido por Armando Possante. O seu repertório é constituído por música a capella dos sec. XVI a XXI. No campo da música contemporânea tem colaborado frequentemente com compositores, muitos dos quais já dedicaram obras ao grupo, nomeadamente Bob Chilcott, Ivan Moody, Christopher Bochmann, Eurico Carrapatoso, Luís Tinoco, Manuel Pedro Ferreira e António Lopes.
Efectuou inúmeras actuações na área de Lisboa, bem como por todo o continente e Açores, destacando-se as participações no Ciclo Acarte “Novos Compositores, Novos Intérpretes”, Festival Manuel Cardoso, Festival Música em S.Roque, Festival Internacional de Orgão de Lisboa, Festival de Internacional de Música de Mafra, Festival Internacional de Música de Leiria, Festival Internacional de Música da Costa do Estoril, Festival dos Capuchos, Festival de Alcobaça, Festival das Caldas da Rainha e Porto 2001.
Em Março de 1998 colaborou com o agrupamento Capela Real e a “Mark Morris Dance Groupe” em três espectáculos realizados para o Festival dos 100 Dias no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém.
Trabalha regularmente com agrupamentos instrumentais barrocos, tendo vindo a desenvolver uma estreita colaboração com a Capela Real. Em Maio de 1999, apresentou a versão integral de “O Messias” de G. F. Handel, sob a direcção de Richard Gwilt.
Iniciou a sua carreira internacional em 1991, tendo desde então realizado concertos em festivais de vários países, nomeadamente Alemanha (Eurotreff Musik e A Capella), Bélgica (Flanders Festival), Bulgária, Finlândia, Inglaterra, Itália (La Fabbrica del Canto) e Polónia (Festival Internacional de Música de Câmara de Kamien Pomorski). Participou, em Julho de 1999, como convidado especial no Festival 500, que teve lugar em St. John’s no Canadá. No decorrer deste festival, o grupo orientou diversos workshops para coros vindos de todo o mundo.
Em 1994 e 1996 teve a oportunidade de trabalhar com dois dos mais prestigiados ensembles mundiais da actualidade - “Hilliard Ensemble” e “The King’s Singers”- visando um aperfeiçoamento técnico e artístico. Trabalhou também interpretação de ópera barroca com Jill Feldman em 1998 e 1999.
Conquistou já diversos prémios em concursos, nomeadamente o Primeiro Prémio nos concursos International May Choir Competition em Varna, Bulgária (1997), Tampere Choir Festival na Finlândia (1997), 36º Concorso Internazionale C.A.Seghizzi em Gorizia, Itália (1997) e 5º Concorso Internazionale di Riva del Garda em Itália (1998) e uma menção honrosa no Concurso da Juventude Musical Portuguesa (1995).
Gravou o Officium Defunctorum de Estêvão de Brito e as Matinas de Natal de Estêvão Lopes Morago para a editora Movieplay. Gravou também um CD com a Música Maçónica de Mozart para a EMI. Fez várias gravações para televisão e rádio, não só em Portugal mas em vários outros países, nomeadamente Alemanha, Canadá, Itália e Polónia, destacando-se em Dezembro de 1995 uma edição especial do programa "Forum Musical" da RTP preenchida inteiramente com canções de Natal.