As digitações e outras indicações, como arcadas, etc., são uma generosa oferta destes intérpretes à minha partitura.
Eli Camargo Jr.
GRAVAÇÃO (
Júlio Guerreiro – guitarra; Catherine Strynckx – violoncelo; 30 de Novembro de 2019, O'culto da Ajuda, Lisboa)
I. Manas Si-Mi
II. O dó tristonho…
III. ...tem coração de harmónicos
IV. Mila, Ré Sol!
Data 2005/Nov/29
Intérpretes
Catherine Strynckx (violoncelo), Paulo Amorim (guitarra)
Entidade/Evento Concertos Sonata
Local Academia de Amadores de Música
Localidade Lisboa
País Portugal
A obra
Em dez fios tensos baseia-se em sonoridades características de cada uma das cordas da Guitarra e do Violoncelo: os movimentos giram em torno destas "personalidades", utilizando as suas notas (cordas soltas) como pontos de referência ou base harmónica, comentando/desenvolvendo algum dos "humores" evocados na sua sonoridade, ou estruturando efeitos e jogos de registração.
Manas Si Mi são as cordas mais agudas da Guitarra. Expõem aqui a sua leveza feminina, agilidade, e um breve momento da sua natureza cantabile.
Os dois movimentos centrais formam uma só peça:
O Dó tristonho...: sobre a soturna corda mais grave do Cello: grande poder sonoro, algo lamentoso (no presente caso). A guitarra comenta, e com a sua corda mais grave chega a interferir na registração do Violoncelo;
...tem coração de harmónicos: desenvolve-se sobre os luminosos e delicados sons da série harmónica que, embora habitualmente estejam "ocultos" para a audição, também vivem no Dó grave anterior.
Mila: Ré Sol! explora a coincidência de serem cordas comuns aos dois instrumentos, elaborando uníssonos, formas de ataque e texturas.
Esta obra foi escrita em 2005 a pedido do "Novo Ciclo de Concertos Sonata" da Academia dos Amadores de Música (Lisboa, Portugal), sendo então aí estreada. Teve como excelentes intérpretes Paulo Amorim (Guitarra) e Catherine Strynckx (Violoncelo).
Eli Camargo Jr., Vila Franca de Xira, Portugal, Outono de 2005
GRAVAÇÃO (
Júlio Guerreiro – guitarra; Catherine Strynckx – violoncelo; 30 de Novembro de 2019, O'culto da Ajuda, Lisboa)