Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa
Música sem fronteiras. Portugal nas Jornadas Mundiais de Nova Música.
No ano em que decorrerá a 1ª edição portuguesa do festival ISCM World New Music Days, o MIC.PT apresenta uma reflexão histórica sobre a ISCM e a presença da música portuguesa nos WNMD.
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Esta peça foi seleccionada para o CD Présences 92, que integra algumas das peças executadas no Festival Internacional de Música Contemporânea da Radio France
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Solo
Instrumentação Sintética Clarinete em Si bemol
Estreia
Data 1990/Oct/27
Intérpretes
Gaspare Tirincanti (clarinete)
Entidade/Evento Nuovi Spazi Sonori - Incontri con la Nuova Musica
Local Teatro Franciscanum
Localidade Brescia
País Itália
Notas Sobre a Obra
Transition para clarinete solo foi concebida como uma peça "monódica", linear, escrita para um instrumento que não tem possibilidades polifónicas reais.Uma das ideias iniciais era a construção de um desenrolar melódico com uma forma (contorno) que se desenvolve e renova progressivamente, mas que, inversamente, fosse gerada a partir da utilização de processos de repetição "em círculo" ("en boucle"), a vários níveis.
O objectivo não era, no entanto, chegar a uma solução para este tipo de problemática mas, sobretudo, conseguir modelar autonomamente a linha melódica de um modo "imprevisível", no seu decurso, e isto, ao mesmo tempo, como uma consequência da necessidade de tornar clara a presença dos diversos elementos que se repetem simultaneamente. Destes elementos aquilo que é dado a ouvir, mais do que o seu carácter repetitivo, é a sua interacção mútua, assim como os aspectos que contribuem, de uma maneira mais marcada, a criar a forma do desenrolar global resultante.
Alguns exemplos de processos de repetição utilizados em diferentes momentos da peça:
ao nível das alturas:
– repetição, sem transposição, de uma linha melódica (alturas absolutas);
– repetição da sua estrutura de reiteração de intervalos, com substituição ou não de cada intervalo por um outro;
– repetição de uma sequência de intervalos reais, colocados todos no mesmo sentido, mudando em vários pontos a direcção do fluxo (para cima ou para baixo);
- transposição cíclica de pequenos motivos, cada um composto de 3 ou 5 intervalos dispostos simetricamente (por ex. 2ªm – 3ªM – 2ªm);
ao nível das durações:
– repetição de uma única figura rítmica, bem característica, tendo uma duração diferente em cada uma das linhas sobrepostas onde se encontra, mas não utilizando nunca valores rítmicos irracionais para chegar a estas diferentes durações;
– utilização do "negativo" de um ritmo que é a sobreposição de várias pulsações, múltiplas de uma mesma unidade.
O título da peça não constitui uma referência às transições lentas (passagens progressivas de uma coisa a outra), mas sim às diversas situações em que uma transição rápida tem lugar (mudanças súbitas, quase instantâneas, como, por exemplo, no clarinete, as mudanças entre notas ligadas; daí vem, em parte, a utilização frequente de trilos, apogiaturas, passagens rápidas, etc., mas, principalmente, o próprio carácter geral da peça).
João Rafael
Prémios
Designação do Prémio Concurso Internacional de Composição Camillo Togni