Compositor, investigador e Professor Associado na Universidade de Ciências Aplicadas de Mainz – Paulo Ferreira-Lopes está Em Foco no MIC.PT em maio, para assinalar seu 60.º aniversário.
Ler mais
Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética septeto de percussão
Estreia
Data 2023/Sep/02
Intérpretes
Bruno Costa [ESART], Miquel Bernat [ESMAE], Eduardo Cardinho [UA], Pedro Carneiro [ESML], João Dias [UM], Marco Fernandes [UÉ], Miguel Herrera [ANSO]
Mário Teixeira · direção
Entidade/Evento Festival Itinerante de Percussão | especial 2023
Local Casa da Música
Localidade Porto
País Portugal
Notas Sobre a Obra
Music for Percussion foi uma obra escrita durante o primeiro lockdown em Portugal associado à COVID-19 – Março 2020.
É uma obra sobre nada, sem qualquer intenção programática que não seja a música a respirar por ela própria – sem conceito.
O processo de composição assemelhou-se a um sound painting mas em diferido – com uma grande folha em branco à frente e várias canetas de cor entre os dedos, fui pintando o que queria ouvir.
Rapidamente tornou-se claro que esta seria uma obra que viveria do gesto, de texturas e da abordagem do espaço (físico - com a espacialização dos músicos; e do trabalho do “espaço” na narrativa musical).
A estrutura de Music for Percussion oscila, então, entre Gestos e Texturas, com a excepção de um Coral que funciona como pilar central e espelho refletor da obra. Este Coral é inspirado no trabalho harmónico de Carlo Gesualdo da Venosa e é todo escrito para gongos, vibrafone e bell plates (salvo certos apontamentos), no entanto, a harmonia desenvolve-se em extremo slow-motion, obrigando os músicos a um imenso esforço, cuidado e rigor entre acionar notas e cortar ressonâncias numa corrida contra o belo e o frágil.
Bruno Costa [ESART], Miquel Bernat [ESMAE], Eduardo Cardinho [UA], Pedro Carneiro [ESML], João Dias [UM], Marco Fernandes [UÉ], Miguel Herrera [ANSO]
Mário Teixeira · direção