Compositor, investigador e Professor Associado na Universidade de Ciências Aplicadas de Mainz – Paulo Ferreira-Lopes está Em Foco no MIC.PT em maio, para assinalar seu 60.º aniversário.
Ler mais
a partir do poema "Salmos, 27, 8" de Manuel António Pina
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Coro (a cappella)/Conjunto Vocal
Instrumentação Sintética coro
Estreia
Data 2023/Oct/29
Intérpretes
Ensemble São Tomás de Aquino
Maria de Fátima Nunes (direção musical)
Entidade/Evento II Festival Sons do Côa
Local Auditório Municipal do Sabugal
Localidade Sabugal
País Portugal
Notas Sobre a Obra
Os recursos composicionais procuram dar voz às ambiguidades indiciadas no poema. Em particular, a ambiguidade das relações entre o «eu» e o «tu». Através de várias torções sintáticas, Manuel António Pina multiplica os operadores de incerteza, de duplicidade, de ubiquidade, de fluidez, dialogando com a experiência contemporânea da crise das identidades. O «eu» dialoga com um «tu». Mas esse «tu» pode ser uma expressão do «eu» observado fora de si. E o «eu» pode ser o reflexo do olhar desse outro. A composição cita o versículo do Salmo que intitula originalmente o poema («Salmos, 27,8»). A citação, trabalhada como um tropo literário, introduz no processo composicional a ambiguidade de uma fronteira fluida entre o poema de Manuel António Pina («eu») e o fragmento da poesia bíblica («tu»). No quadro do idioma do compositor, os recursos musicais procuram traduzir essa incerteza por meio de harmonias filtradas sem direção e conduções melódicas que se desenham na dualidade própria de um arquétipo – o «bicinium». Esta obra coral integra-se na Série «Troparium» que reúne várias obras do compositor, que têm em comum este manuseio de tropos literários.