Duo formado por Miguel e Paula Azguime, que se estreou há 40 anos, em 1985, e que continua a marcar a criação musical contemporânea - o Miso Ensemble está Em Foco no MIC.PT em abril.
Ler mais
Entidade/Evento Workshop Composing for Voices and Orchestra
Local Fundação Calouste Gulbenkian
Localidade Lisboa
País Portugal
Notas Sobre a Obra
“Contra o tempo e a carne” é o último verso d’ “O Poema” de Herberto Helder (A colher na boca. Lisboa: Ática, 1961), no qual me inspirei para a composição.
Trata-se de uma música que utiliza justaposição de ideias contrastantes – característica que perpassa todo o poema – para procurar imaginar um discurso musical.
Não pretendendo ser ilustrativa das palavras que vão sendo enunciadas, a música vai-se construindo através da coexistência de ideias heterogéneas que, na maior parte dos casos, se sucedem ou alternam abruptamente – desde a contínua transformação de voz cantada para falada, a massas sonoras que dão origem a ritmos mecânicos, até sonoridades frágeis e instáveis às quais respondem passagens enérgicas e resolutas. Da mesma forma, também o texto nos fala da “esplêndida violência” e da “grande paz exterior das coisas”. A tudo isto, o Poema fala, inscrevendo no mundo uma indelével fragilidade e firmeza.