Jovem compositor que em abril completou 30 anos, sendo uma das vozes mais ativas no contexto da música contemporânea em Portugal - Pedro Lima está Em Foco no MIC.PT em setembro.
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Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal
com electrónica em tempo real
com electroacústica sobre suporte
Instrumentação Sintética
1992
25' 00"
soprano, orquestra e electrónica
soprano, orquestra e electrónica
Título do documento Visão
Data de Composição· 1992
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal
com electrónica em tempo real
com electroacústica sobre suporte
Instrumentação Sintética soprano, orquestra e electrónica
Estreia
Data 1992/May/09
Intérpretes
Mireille Capelle (soprano)
Orquestra Gulbenkian
Michel Swierczewski (direcção)
Entidade/Evento 16os Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea
Local Reitoria da Universidade de Lisboa - Aula Magna
Localidade Lisboa
País Portugal
Texto
Título do Poema ou Texto Salmo 34
Título da Publicação Bíblia
Letra (Joel 2: 28-32)
Vehaya 'ahre-ken
'espok 'et-ruhi 'al-kol-basar
venibu benekem ubnotekem
ziqnekem halomot yahlomun
bahurekem hezyonot yir'u
vegam 'al-ha'abadim ve'al-hassefahot
bayyamim hahemma 'espok 'et-ruhi
venatatti mofetim bassamayim uba'arez
dam va'es vetimarot 'asan
hassemes ehafek lehosek
vehayyareah ledam
lifne bo' yom yahve
haggadol vehannora'
vehaya kol 'aser-yiqra' besem yahve yimmalet
Tradução:
E acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne. Os vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão e os vossos jovens terão visões.
Até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias.
Mostrarei prodígios no céu e na terra; sangue, fogo e colunas de fumo.
O sol se converterá em trevas e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.
E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Observações
Fragmentos do Salmo 34
Notas Sobre a Obra
Visão faz parte de um grupo de sete peças. Este ciclo, originalmente pensado como sendo uma evocação em termos musicais do Livro do Apocalipse no Novo Testamento, alargou o seu contexto para uma reflexão sobre o próprio conteúdo da palavra "Apocalipse", que significa "Revelação".
Considero que o acto de criação na sua essência, e tal como eu o concebo, não existe por si só mas é resultado de uma revelação que se processa através do nosso Espírito para a nossa Mente, e cujas origens não podemos determinar. Para o ateu, ele é o resultado de toda uma vivência em termos musicais, todo um conhecimento e compreensão de um passado e presente, um reflexo da experiência vivida. Para o crente, essa revelação vem de Deus. No entanto, há uma característica comum a ambos os casos, que é o facto que o ego do criador é de certa forma destruído por essa revelação, tendo de se submeter a ela.
A natureza e essência dessa revelação é de certa forma efémera. Ela pode vir durante um sonho, um momento de angústia ou alegria, um momento de reflexão, etc., e pode consistir num som, um gesto musical, um timbre, uma frase, etc.. Partindo daí, o criador, tem que dar corpo a esse momento, construindo ao redor dele todo um complexo rectórico-musical, que justificam e fortalecem a sua essência.
Visão é a terceira peça deste ciclo. Patmos, uma ópera (composta em 1990), é a primeira, Tessares, para orquestra (1991), é a segunda e A Cidade Eterna, música electroacústica (1988), é a sétima. Cada uma destas peças pretende abordar um aspecto da revelação. Patmos, que se baseia nos primeiros quatro capítulos do Livro de Apocalipse, refere a necessidade em termos de vivência espiritual dessa revelação. Tessares (em grego significa "quatro"), é baseada na visão das quatro criaturas ao redor do Trono de Deus, relatada no mesmo livro e refere-se, entre outras coisas, à universalidade da revelação. A Cidade Eterna, baseada nos últimos capítulos do livro refere-se à perfeição da revelação. Visão, que é baseada na profecia de Joel sobre a aproximação do fim do tempo, refere-se à intemporalidade da revelação.
As restantes peças deste ciclo ainda não estão compostas.
Visão, cuja tradução no original hebraico se relaciona com a palavra "Châzâh", e que significa antever, ver para além de..., profetizar, baseia-se num texto profético do profeta Joel. Esta profecia diz respeito não sómente à realização de um acontecimento futuro, mas também à continuidade desse acontecimento. Podemos antever aquilo que se vai realizar através da profecia, mas de igual forma o momento dessa realização não é único e inconsequente, mas faz parte de todo um processo teleológico. Daí o podermos falar que a revelação não está dependente do factor tempo. Uma Visão pode durar momentos curtos, mas encerrar em si um percurso muito longo.
Por esse motivo a obra baseia-se em elementos que pretendem transmitir uma certa continuidade, aliada a uma reiteração de si mesmos, em momentos diferentes da obra.
João Pedro Oliveira
Encomenda
Data 1989
Entidade Fundação Calouste Gulbenkian - Serviço de Música