Duo formado por Miguel e Paula Azguime, que se estreou há 40 anos, em 1985, e que continua a marcar a criação musical contemporânea - o Miso Ensemble está Em Foco no MIC.PT em abril.
Ler mais
A ideia de escrever um ciclo de peças para instrumento solo não é original: Berio, por exemplo, escreveu as Sequenze. Foi só depois de escrever Solos II que decidi escrever este livro, que teria todos os anos uma obra nova, para instrumento solo. O Livro dos Solos (The Book of Solos) é a minha projecção no tempo, mostrando a evolução da minha linguagem musical. Até ao momento estão escritos seis solos.
Solos II, para marimba solo, foi escrita no Verão de 1998. Seguindo o mesmo processo composicinal de Solos I, Solos II foi escrita tendo como base diferentes indicações metronómicas. Nestas indicações podemos encontrar dois estados de espírito diferentes: Molto energico, quasi nervoso e Espressivo.
No primeiro podemos encontrar algumas relações directas (quase mecânicas) entre o tempo e a regularidade dos eventos dentro do tempo. A ideia é explorar a nossa percepção de tempo, e trabalhar as diferentes relações entre tempo e o que ocorre de facto dentro desse tempo. No segundo (Espressivo) as melodias são um ponto de relaxe e contraste, tanto para o instrumentista como para o ouvinte.