Duo formado por Miguel e Paula Azguime, que se estreou há 40 anos, em 1985, e que continua a marcar a criação musical contemporânea - o Miso Ensemble está Em Foco no MIC.PT em abril.
Ler mais
Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética ensemble vocal e instrumental
Estreia
Data 2003/Apr/01
Intérpretes
Black Hair
Entidade/Evento Festival de Música de Aveiro 2003
Localidade Aveiro
País Portugal
Texto
Título do Poema ou Texto Mantra “Gaayatri”
Letra Om Bhoor Bhuvassuvah
Tat Saviturvarenyam
Bhargo Devasya Dheemahi
Dhiyo Yo Nah Prachodayaat Om
Observações
Os mantras utilizado são em sânscrito (língua morta originária da Índia) e falam em paz e tranquilidade na terra mortal e imortal
Notas Sobre a Obra
O Sol é o centro do nosso sistema solar e sem a sua energia e calor nós não poderíamos existir neste planeta. surya namaskara (saudação ao sol) deve ser realizada todos os dias como “agradecimento” ao sol, ao amanhecer, preferencialmente ao ar livre e virados para Este.
Esta vinyasa (conjunto de posturas de yoga, feitos num movimento contínuo ligadas a um trabalho de respiração) é uma forma de “devoção”, para além de ser uma forma dinâmica de yoga.
Simultaneamente com surya namaskara o mezzo-soprano vocaliza mantras, que são vocalizações de sons e ultra-sons [a palavra é composta da raiz man (pensar) + tra (instrumento)], e a sua utilização ajuda o estado de meditação (FY). Os mantras são um conjunto de sons que exercem um determinado efeito sobre aquele que o vocaliza; a magia que eles encerram, para além de toda a parte mística que podemos ou não acreditar, não é mais do que os princípios básicos da física e da acústica... Os efeitos dos mantras fazem-se sentir por causa da vibração e ressonância de cada conjunto fonético vocalizado, quando este se mistura na matéria do organismo. Para que estes efeitos não sejam alterados com o tempo, os mantras devem, preferencialmente, ser elaborados a partir de uma língua morta, o que constitui uma base estável para a sua preservação.
O mantra aqui utilizado é em sânscrito (língua morta originária da Índia) e fala em paz e tranquilidade na terra mortal e imortal.
Encomenda
Data 2002
Entidade Universidade de Aveiro / IPAE - Instituto Português das Artes do Espectáculo