Compositor e intérprete, com raizes e influências estendidas entre a cultura alentejana, o Alto Minho e a música de José Afonso - Amílcar Vasques-Dias está Em Foco no MIC.PT em janeiro.
Ler mais
Em Janeiro de 1998, dois porcos escavaram um buraco por baixo de uma vedação de um matadouro nos arredores de Londres e fugiram ao destino que lhes tinha sido reservado.
Os porcos, entretanto baptizados Butch Cassidy e Sundance Pig, foram construindo a sua fama e acumulando simpatias nos mais diversos orgãos de comunicação social, dentro e fora do Reino Unido, graças à inteligência com que foram ludibriando os seus perseguidores.
Sundance foi o último resistente e só foi capturado ao fim de mais de uma semana, tendo sido necessárias três tentativas para o adormecer - as duas primeiras setas com tranquilizante não conseguiram penetrar a sua espessa pele.
Graças à fama conquistada, Sundance e Butch foram poupados a um regresso ao matadouro vivendo desde então muito felizes numa reserva para animais.
Encontrando-me na altura a viver em Londres, pude seguir diariamente a evolução da epopeia destes suínos que, desde o início, conquistaram o meu apoio incondicional. A ideia de dedicar uma peça a estes "aventureiros" começou então a formar-se e Sundance Sequence é a realização desse projecto.
Sundance Sequence é dedicado a 'Sundance' e a todos os porcos que conseguirem fugir dos matadouros.
(nota: devido a opções tomadas durante a escrita da peça, a figura de Butch foi omitida tendo concentrado a minha atenção no percurso de Sundance.)
I andamento
Pressentimento: Sundance sente que a sua vida não lhe está a correr de feição e resolve abandonar o matadouro.
Fuga: Escava um buraco junto à vedação e foge para o bosque.
Perseguição: Bombeiros, polícias e locais seguem o trilho de Sundance.
Noite: Cai a noite e os perseguidores interrompem a busca.
II andamento
Noite no bosque: Está lua cheia e Sundance, assustado com os sons das criaturas do bosque, tenta exorcizar os seus receios cantando fragmentos de "Rituel" de Boulez, harmonizados ao estilo de Hollywood.
Manhã: A perseguição recomeça.
Elipse: A música salta pormenores menos relevantes da epopeia do porco.
Captura: Finalmente, Sundance é alvejado com um tranquilizante.
Sonho: Sundance adormece e sonha com fragmentos de "Ritual" de Chick Corea, harmonizados ao estilo de Darmstadt.
Luís Tinoco, Londres (Março de 1999)
Encomenda
Data 1999
Entidade Fundação das Descobertas - Centro Cultural de Belém