01 - Introdução - Alla Marcia: Deciso Ma un Poco Mesto
02 - Scherzino
03 - Death in Venice - Metamorfoses Sobre Temas de Benjamin Britten
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética Oboé e Quarteto de Cordas
Estreia
Data 2004/Feb/20
Intérpretes
Andrew Swinnerton (oboé), Daniel Rowland (primeiro violino), Alexandra Mendes (segundo violino), Maia Kouznetsova (viola), Maria José Falcão (violoncelo)
Entidade/Evento IV Encontros do Alentejo de Música dos Sécs. XX/XXI
Local Forum Eugénio de Almeida
Localidade Évora
País Portugal
Notas Sobre a Obra
O Quinteto de Oboé foi encomendado em 2003 pelo compositor Amílcar Vasques Dias para os IV Encontros do Alentejo de Música do Século XX/XXI (Fevereiro/Março de 2004). A encomenda chegou em tempo oportuno, uma vez que há algum tempo planeava uma nova obra para esta formação, e tive assim um forte incentivo para a concretizar. Os seus três andamentos seguem, de certo modo, a divisão concertante clássica, embora as divisões entre música rápida e lenta sejam bastante movediças. A sombra da passacaglia do 3º Quarteto de Cordas de Britten paira ameaçadora sobre a peça, tornando-se real no último andamento, escrito na forma de variações livres, sobre temas desse quarteto. Existe ainda uma breve incursão pelo mundo do outro compositor ligado à novela de Thomas Mann Morte em Veneza (através de Visconti): Gustav Mahler. O tema de Britten tem pontos de contacto com um tema do scherzo da 1ª Sinfonia de Mahler, ligação que exploro numa passagem breve perto do final da obra, durante a qual um dos temas se transforma no outro. Como também é evidente, ambos os compositores exploraram, no fim da vida (e ambos morreram de doença do coração), a ideia da morte. Assim, o 3º Quarteto e a ópera Morte em Veneza (na qual ele foi baseado), de Britten, possuem ambos íntimas conexões com o universo da 10ª Sinfonia ou com Das Lied von der Erde, de Mahler. Mas não só: alguns dos aspectos extra-musicais do meu quinteto que sugerem uma macabra “Totentanz” provêm também da revelação recente da obra da pintora mexicana Frida Kahlo.
Sérgio Azevedo
Encomenda
Data 2003
Entidade Amílcar Vasques Dias / IV Encontros do Alentejo de Música dos séculos XX/XXI
País Portugal
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
Quinteto de Oboé
Estreia
2004/Feb/20
IV Encontros do Alentejo de Música dos Sécs. XX/XXI
Forum Eugénio de Almeida
Évora
Portugal
Andrew Swinnerton (oboé), Daniel Rowland (primeiro violino), Alexandra Mendes (segundo violino), Maia Kouznetsova (viola), Maria José Falcão (violoncelo)