Flauta, Clarinete em Sib, Clarinete Baixo, Piano, Violino, Viola e Violoncelo
Flauta, Clarinete em Sib, Clarinete Baixo, Piano, Violino, Viola e Violoncelo
Título do documento Three American Portraits
Subtítulo 2nd Set
Data de Composição· 2003
Versão Transposta
Dedicatória
À Camerata Senza Misura
Observações
Nível de dificuldade: Difícil
Andamentos / Partes
01 - Open Wild Fields - Very Deliberate
02 - Variation on "Long Time Ago"
03 - Barn-Music & Hoe-Down
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética Flauta, Clarinete em Sib, Clarinete Baixo, Piano, Violino, Viola e Violoncelo
Estreia
Data 2003/Apr/11
Intérpretes
Remix Ensemble
Jonathan Stockhammer (direcção)
Local Casa das Artes
Localidade Porto
País Portugal
Observações
Versão definitiva com piano
Notas Sobre a Obra
O segundo “set” dos Three American Portraits foi composto para a Camerata Senza Misura, para os mesmos instrumentos: flauta, clarinete, piano, violino, viola e violoncelo. Outras características também se mantém, tais como o papel solístico do clarinete, embora mais atenuado que no primeiro set, pois todos os naipes têm solos ao longo da peça. A obra divide-se igualmente em três andamentos, rápido-lento-rápido, se bem que o andamento central, na forma de tema e variações, seja bastante inconstante em termos de agógica. As dificuldades rítmicas e o sabor norte-americano tão característicos do primeiro "set" são evidentes também nesta obra, com a diferença de ter usado desta vez, no andamento central, uma verdadeira melodia popular, a velha balada Long Time Ago, escolhida, não só pela sua beleza e simplicidade, mas também pelo significado da letra. Esta música, o eco de uma América primitiva, selvagem e impoluta, a América dos pioneiros e da conquista do Oeste, a América do Sonho Americano, desapareceu para sempre: “but with autumn leaf, she perish’d, long time ago...” No fim do andamento central, cito discretamente a belíssima melodia usada por Copland em Apalachian Spring, o hino “shaker” The Gift to be Simple, e a introdução desse andamento e o seu final fazem também alguma referência a essa obra-chave da música norte-americana.
Sérgio Azevedo