Usa como material dois motivos retirados do 7º andamento das "7 Lembranças para Vieira da Silva", de Fernando Lopes-Graça
Seleccionado para a final (com concerto público dos 4 finalistas) do Prémio de Composição das Journées Internationales de la Jeune Musique, Ensemble Télémaque, Marselha (França, 1998)
Seleccionado para ser tocado na 3ª edição do London New Wind Festival – New Wind Chamber Ensemble, Londres (Reino Unido, 2000)
Nível de dificuldade: muito difícil
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética Quinteto de Sopros
Estreia
Data 1998/Dec/17
Intérpretes
Quinteto Flamen
Entidade/Evento 4ª Edição do Prémio Lopes-Graça
Local Casa-Museu Verdades de Faria (Museu da Música Portuguesa)
Localidade Estoril
País Portugal
Observações
Concerto de Apresentação
Notas Sobre a Obra
Aspetto foi composta entre Abril e Setembro de 1998 e é dedicada ao Quintetto Flamen. O material inicial foi retirado do início (é o próprio início) da última peça das sete que integram as 7 Lembranças para Vieira da Silva, também para quinteto de sopros, de Fernando Lopes-Graça. Aspetto parte de uma premissa fundamental: o que resultará se um dado material for usado de uma maneira completamente diferente? Que promessas futuras pode encerrar uma ideia inicial? Estas interrogações colocaram-se-me ao escutar este início, tão diferente do estilo habitual de Lopes-Graça. Dir-se-ia Berio, ou Donatoni. Mas, logo a seguir, a música regressa à maneira inconfundível de Lopes-Graça. Aparentemente o compositor não prestou atenção às potencialidades da sua ideia primeira. A modernidade do gesto é mais evidente para nós, hoje, depois de percebermos a música das vanguardas dos anos 60 e 70 à distância. Mas não o podia ser para Lopes-Graça nessa altura. Aspetto tenta assim resolver (?) uma questão em aberto, um aspecto novo e surpreendente do estilo de Lopes-Graça que subitamente, como uma aparição, fez uma rápida entrada em cena, e se retirou logo em seguida para a penumbra dos bastidores, após alguns breves segundos de estranhas promessas.
Sérgio Azevedo
Prémios
Designação do Prémio 4º Concurso de Composição Lopes-Graça